Saiba aqui as 8 vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento!

O processo de recrutamento permite a seleção e integração de profissionais talentosos, assim como a formação de grandes equipes de trabalho. Todavia, não basta boa vontade. É preciso aplicar a tecnologia ao processo de recrutamento.

Felizmente, existem muitos tipos de tecnologia. Softwares de recrutamento e seleção, sistemas para entrevista por vídeo, redes sociais corporativas e tecnologias para análise de grandes volumes de dados (big data) são alguns exemplos disso. Existem vários outros.

Nos tópicos seguintes, explicamos quais são as 9 principais vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento e como isso pode ser feito.

1. Digitalização do recrutamento e seleção

A primeira vantagem é a digitalização do recrutamento e seleção. Quer dizer que muitas das rotinas para aquisição de profissionais serão feitas por meio de softwares e da própria internet, sem demandar ações físicas ou reuniões presenciais com o candidato.

Um bom exemplo disso é a entrevista por vídeo. Tudo pode ser feito meio de uma reunião online e o sistema conta com recursos avançados, como módulos de reconhecimento facial. Assim, o contato físico é menos demandado e quase tudo ocorre por meio digital.

2. Maior velocidade nos processos de aquisição

Outra grande vantagem é o aumento da velocidade. A tecnologia conta com poderosos algoritmos capazes de conduzir ou simplificar processos, tornando-os mais ágeis e precisos. Assim, do recrutamento inicial até a efetivação, o RH ganha em termos de velocidade.

Um software de recrutamento, por exemplo, pode contar com algoritmos capazes de triar currículos por meio de competências previamente estabelecidas. Desse modo, a etapa de triagem inicial, que poderia durar dias, é concluída em apenas alguns segundos.

3. Economia de recursos estratégicos

Para que o recrutamento seja feito, o RH precisa contar com alguns recursos estratégicos, como tempo, energia e dinheiro. São recursos escassos, que existem apenas até certo ponto, então devem ser bem aproveitados. Novamente, a tecnologia é uma grande solução.

Modernos softwares economizam tempo, dinheiro e energia ao encurtar processos, assim como automatizar e padronizar atividades-chave. O gestor de pessoas pode focar no que é realmente importante, a aquisição, enquanto as rotinas são conduzidas pela tecnologia.

4. Maior aproveitamento de dados e informações

Há, ainda, que se considerar o aproveitamento de dados. Tecnologias de ponta contam com um fluxo de análise de dados que possibilita a extração de informações estratégicas, assim como o diagnóstico de causas e construção de modelos preditivos.

Um software de recrutamento, por exemplo, permite que diversas informações sobre o candidato sejam agrupadas para identificar seu perfil comportamental, depois avaliar se ele se encaixa bem na empresa ou não. Assim, a decisão de contratação será mais precisa.

5. Maior clareza das medidas adotadas

A adoção de tecnologia nas seleções permite que se tenha uma visão mais ampla de todo o processo. Isso é possível porque o sistema utilizado e seus algoritmos conseguem concentrar todas as etapas, facilitando para o RH e até mesmo para seus superiores a visualização de cada fase.

De certa forma, essa ferramenta fortalece a transparência no recrutamento ao permitir que colaboradores que não estão presentes diretamente na tarefa, como líderes dos setores que receberão os novos contratados ou mesmo a direção da empresa, possam acompanhar o trabalho do RH.

6. Mais segurança para os dados obtidos

Um outro aspecto que merece ser destacado é que o armazenamento digital traz mais segurança para os dados obtidos no recrutamento.

Primeiramente, é mais seguro para a empresa guardar esses dados de candidatos em um ambiente virtual, como em sistemas de nuvem, por exemplo. Com isso, essas informações ficam mais protegidas e catalogadas com mais precisão, acessadas apenas por pessoas autorizadas.

Outra razão é que a utilização crescente da tecnologia digital tem tornado obsoleto o armazenamento físico, em especial pela deterioração gradativa dos suportes em papel, o que pode ser um problema a médio e longo prazo.

7. Diminui a rotatividade nas vagas

Conforme citamos na vantagem número 4, a utilização de softwares de recrutamento viabiliza a reunião do máximo de informações possíveis de modo inteligente, permitindo ao RH vislumbrar com mais eficiência quem realmente se encaixa no perfil.

Por essa razão, as chances de encontrar alguém com todos os atributos para o cargo são maiores e, consequentemente, é muito mais provável que a pessoa contratada passe mais tempo no cargo.

Em outras palavras, a rotatividade nas vagas diminui, o que é vantajoso para empresa, pois trará mais estabilidade às equipes de trabalho e também não terá que realizar processos seletivos com mais frequência, reduzindo gastos nessa área.

8. Contribui para o aumento da produtividade

Essa vantagem tem ligação direta com a anterior. Ao escolher o profissional certo por meio de um recrutamento conduzido com auxílio da tecnologia da informação, a empresa também tem grandes chances de escolher bons profissionais que realmente estejam entusiasmados de estarem lá.

Como pode ser constatado no dia a dia do mercado de trabalho, quanto mais satisfeito o colaborador recrutado estiver com a sua função e com a empresa, mais produtivo ele se torna na prática. Daí a importância de usar bem os recursos tecnológicos na hora da seleção.

9. Permite montar seu próprio banco de talentos

Por fim, a nona vantagem é a possibilidade para a empresa montar seu próprio banco de talentos a partir das informações obtidas no processo de recrutamento.

A utilização de tecnologia para acessar grandes volumes de informações sobre candidatos a vagas pode revelar que muitos dos reprovados podem ser úteis em outras funções, caso elas venham a ficar desocupadas por alguma razão inesperada.

Sem dúvida, é muito mais prático e ágil para o RH manter atualizadas e armazenadas por cargo e perfil as diversas informações sobre colaboradores em potencial do que começar do zero um novo recrutamento cada vez que um funcionário desocupar uma vaga.

Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe quais as principais vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento e como isso pode beneficiar sua empresa.

A Compleo conta com soluções tecnológicas que podem somar muitas dessas vantagens à sua contratação. O Compleo ATS, software de recrutamento e seleção, é um exemplo disso, bem como o Compleo Vídeo, dedicado à realização de entrevistas por vídeo.

E então, está pronto para somar as vantagens da tecnologia ao processo de recrutamento da sua empresa? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções!

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment