Saiba aqui as 4 vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento!

O processo de recrutamento permite a seleção e integração de profissionais talentosos, assim como a formação de grandes equipes de trabalho. Todavia, não basta boa vontade. É preciso aplicar a tecnologia ao processo de recrutamento.

Felizmente, existem muitos tipos de tecnologia. Softwares de recrutamento e seleção, sistemas para entrevista por vídeo, redes sociais corporativas e tecnologias para análise de grandes volumes de dados (big data) são alguns exemplos disso. Existem vários outros.

Nos tópicos seguintes, explicamos quais são as 4 principais vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento e como isso pode ser feito.

1. Digitalização do recrutamento e seleção

A primeira vantagem é a digitalização do recrutamento e seleção. Quer dizer que muitas das rotinas para aquisição de profissionais serão feitas por meio de softwares e da própria internet, sem demandar ações físicas ou reuniões presenciais com o candidato.

Um bom exemplo disso é a entrevista por vídeo. Tudo pode ser feito meio de uma reunião online e o sistema conta com recursos avançados, como módulos de reconhecimento facial. Assim, o contato físico é menos demandado e quase tudo ocorre por meio digital.

2. Maior velocidade nos processos de aquisição

Outra grande vantagem é o aumento da velocidade. A tecnologia conta com poderosos algoritmos capazes de conduzir ou simplificar processos, tornando-os mais ágeis e precisos. Assim, do recrutamento inicial até a efetivação, o RH ganha em termos de velocidade.

Um software de recrutamento, por exemplo, pode contar com algoritmos capazes de triar currículos por meio de competências previamente estabelecidas. Desse modo, a etapa de triagem inicial, que poderia durar dias, é concluída em apenas alguns segundos.

3. Economia de recursos estratégicos

Para que o recrutamento seja feito, o RH precisa contar com alguns recursos estratégicos, como tempo, energia e dinheiro. São recursos escassos, que existem apenas até certo ponto, então devem ser bem aproveitados. Novamente, a tecnologia é uma grande solução.

Modernos softwares economizam tempo, dinheiro e energia ao encurtar processos, assim como automatizar e padronizar atividades-chave. O gestor de pessoas pode focar no que é realmente importante, a aquisição, enquanto as rotinas são conduzidas pela tecnologia.

4. Maior aproveitamento de dados e informações

Há, ainda, que se considerar o aproveitamento de dados. Tecnologias de ponta contam com um fluxo de análise de dados que possibilita a extração de informações estratégicas, assim como o diagnóstico de causas e construção de modelos preditivos.

Um software de recrutamento, por exemplo, permite que diversas informações sobre o candidato sejam agrupadas para identificar seu perfil comportamental, depois avaliar se ele se encaixa bem na empresa ou não. Assim, a decisão de contratação será mais precisa.

Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe quais as principais vantagens de usar a tecnologia ao processo de recrutamento e como isso pode beneficiar sua empresa.

A Compleo conta com soluções tecnológicas que podem somar muitas dessas vantagens à sua contratação. O Compleo ATS, software de recrutamento e seleção, é um exemplo disso, bem como o Compleo Vídeo, dedicado à realização de entrevistas por vídeo.

E então, está pronto para somar as vantagens da tecnologia ao processo de recrutamento da sua empresa? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment