Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Imagem de capa do post Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Imagem conheça o Compleo

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca pelos melhores talentos.

É natural que as empresas e consultorias recebam muitos candidatos para suas vagas e é preciso ter estratégias para filtrar as melhores pessoas a partir dos parâmetros e definidos para o negócio.

Sendo assim, investir em práticas modernas de recrutamento faz toda a diferença para tomar decisões fundamentadas em dados e o recrutamento preditivo é um grande aliado para esse momento. O que você conhece dessa estratégia? Vamos falar um pouco mais sobre elas, acompanhe!

Fundamentos do recrutamento preditivo

A metodologia do recrutamento preditivo conta com a tecnologia, algoritmos e ciência de dados para analisar candidatos para encontrar o profissional ideal para cada vaga. Com coleta e análise, entendem o histórico de experiências e padrões comportamentais dos candidatos e dão bases para as interpretações e decisões dos times.

De forma simplificada, essa é uma técnica de gestão de pessoas que usa conceitos de coleta e análise de dados, o People Analytics e Big Data, para analisar perfil, histórico, padrões, histórico e comportamentos a partir de bases de dados para ligar às necessidades das vagas.

Essas técnicas utilizam a tecnologia para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados de forma muito rápida, transformando-os em informação útil e organizada para a tomada de decisão.

Dessa forma, o recrutamento preditivo aumenta as chances de que a empresa contrate profissionais mais alinhados à cultura organizacional e com os requisitos da vaga a partir de análises reais de dados e não apenas de suposições.

E, mais do que entender o candidato, seu histórico e match com a empresa, o recrutamento preditivo dá dados para prever com base em análises os possíveis desempenhos futuros de um candidato, facilitando também sua jornada dentro da empresa.

Dados utilizados no recrutamento preditivo

Como dissemos, o recrutamento preditivo é uma prática que utiliza dados e análises para prever o sucesso dos candidatos em potencial e sua adequação a determinados papéis ou funções. Para isso, diversos dados podem ser utilizados, como:

  • Dados Demográficos: Informações básicas sobre o candidato, como idade, gênero, localização e histórico de trabalho.
  • Histórico Profissional: Detalhes sobre os empregadores anteriores, cargos ocupados, duração do emprego e responsabilidades.
  • Educação e Certificações: Informações sobre a formação acadêmica, diplomas, certificados e treinamentos adicionais.
  • Habilidades e Competências: Habilidades técnicas, habilidades sociais e habilidades comportamentais relevantes para o cargo.
  • Avaliações de Desempenho: Avaliações formais de desempenho anteriores, se disponíveis, para entender como o candidato se saiu em funções semelhantes.
  • Testes Psicométricos: Testes que medem características psicológicas, como inteligência, personalidade, motivação e estilo de trabalho.
  • Entrevistas: Dados coletados durante as entrevistas, como respostas a perguntas, comportamento e expressão facial.
  • Referências: Informações de referências profissionais anteriores que podem fornecer informações adicionais sobre o candidato.

Benefícios do Recrutamento Preditivo

Por ser um recrutamento otimizado com base em dados sólidos, os times passam a tomar decisões mais estratégicas, mas além desse que é, sem dúvida, um dos grandes benefícios, muitas outras são as vantagens do recrutamento preditivo.

Colaboradores mais alinhados ao negócio

Encontrar colaboradores alinhados à cultura do negócio é um desafio maior do que achar talentos com habilidades técnicas. Com análise de dados e histórico, maiores as chances de selecionar profissionais que compartilhem visão, missão e valores da empresa, aumentando fit cultural e alinhamento do colaborador ao negócio.

Automatiza processos

O recrutamento e seleção envolve muitos processos, documentações e burocracias, e com apoio de tecnologia é possível automatizar muitas tarefas e fazer com que os times foquem de fato em estratégias, análises e tomadas de decisão.

Com o recrutamento preditivo, o processo passa a ser mais rápido e eficiente e o tempo gasto nessa tarefa é drasticamente reduzido.

Redução de turnover

Ao ter colaboradores mais alinhados ao negócio, a tendência é a redução do turnover, ou seja, a diminuição da taxa de rotatividade de profissionais no negócio. Além disso, com maior satisfação no ambiente, a tendência é aumento na motivação, engajamento, produtividade e melhor clima organizacional.

RH mais estratégico

Cada vez mais falamos em RH menos burocrático e processual para um setor mais estratégico, que utiliza dados, olha verdadeiramente para pessoas e para como elas se encaixam no negócio.

Ao investir em análises, informações e recrutamento preditivo, o RH caminha na direção de inovação e faz com que a tecnologia trabalhe cada vez mais a seu favor.

Como implementar o recrutamento preditivo?

Para que essa estratégia seja implementada e dê resultados para o negócio, é importante que o RH conheça bem sua estrutura e processo e tome algumas ações, como:

  • Tenha uma forte cultura organizacional: mesmo com tecnologia, não é possível buscar alguém que dê match com a cultura se nem a empresa tem clara qual é ela. Ter uma cultura sólida e valores claros é essencial para traçar o perfil de candidato ideal.
  • Invista em employer branding: a empresa precisa mostrar para o mercado que é um local atraente para se trabalhar, portanto, é essencial investir na imagem passada externamente sobre o ambiente.
  • Tenha um bom software de RH: o recrutamento preditivo depende da tecnologia para funcionar, portanto, é preciso ter boas ferramentas que sejam capazes de realizar mapeamentos, análises e transformar dados em informações. Invista em um bom parceiro para ter um software que atue de forma estratégica para as ações do RH.
  • Desenvolva e capacite seus times: não basta investir em tecnologia se as pessoas não souberem extrair o melhor do que ela pode entregar. Por isso, treine seus colaboradores para a plataforma e para a metodologia. É preciso que as informações sejam de fato utilizadas para tomada de decisão dos times.

O recrutamento preditivo é uma das grandes tendências dentro do mundo do RH e ela estimula cada vez mais o uso da tecnologia como aliada para tomada de decisões. Utilizar esse tipo de ferramenta é crucial para ter dados e análises mais claras, traçar padrões e previsões para que as escolhas sejam efetivas a longo prazo e deem resultados para o negócio.

O quanto seu time conhece sobre recrutamento preditivo e como estão os seus processos internos? Aproveite que sabe mais sobre o tema e reflita sobre como a tecnologia pode ser impulsionadora de seu RH.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos sobre RH e gestão!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados