Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

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A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil. E é justamente para dar luz a esse importante tema é que falamos em Abril Verde.

O Abril Verde é uma campanha de conscientização de saúde e segurança no trabalho e busca reforçar os cuidados em relação à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Desde 2003 a organização internacional do trabalho adotou esse mês de conscientização, que foi escolhido em homenagem à memória de 78 mineiros vítimas de um acidente de trabalho em 28 de abril de 1969, em Farmington, West Virginia (EUA).

No Brasil, foi instituído, pela Lei Nº 11.121/2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano. Assim, o mês de abril, com a cor verde da segurança do trabalho, levanta temas para o aumento do cuidado, segurança e saúde dos trabalhadores.

Datas e meses como esse são essenciais para as empresas e para as campanhas internas que engajam e conscientizam os trabalhadores. Pensando nisso, reunimos 4 ideias para que o seu abril verde seja utilizado em seu ambiente. Acompanhe!

1. Faça uma campanha de sensibilização visual

Muitas pessoas não conhecem o Abril Verde, portanto, o primeiro passo é investir de forma visual para que essa ação fique clara para todos do ambiente. Explore a cor adotada para o mês, desenvolva materiais como cartazes, banners, e-mails, vídeos e conteúdos educativos para destacar a importância da ação dentro do ambiente.

Lembre-se que é preciso educar e conscientizar, por isso, invista em materiais educativos e faça com que a cultura seja voltada para segurança das pessoas. Comunique sobre o mês, a importância da segurança, olhe para seu ambiente e dê dicas práticas de como seus colaboradores podem se proteger de riscos e torne o ambiente propício para ser cada vez mais saudável.

2. Incentive a participação em treinamentos e workshops

O Abril Verde é um grande momento de conscientização e educação, por isso, é importante organizar momentos de conteúdos como palestras, workshops e treinamentos focados em segurança e saúde ocupacional.

Para que não sejam momentos chatos e obrigatórios, busque criar formas de engajar colaboradores, convide profissionais externos e debata sobre temas que sejam relevantes para o dia a dia do seu negócio.

Invista nas rodas de conversa para que todos tenham seu espaço, façam perguntas e troquem sobre o tema, dando mais motivação para que os colaboradores participem das ações.

Aqui também é interessante oferecer certificados de participação, dar horas do trabalho para realização de cursos e investir em brindes que façam sentido com os conteúdos apresentados e com a segurança e bem-estar do colaborador.

3. Crie competições e desafios dentro da empresa

A gamificação é uma grande forma de engajar pessoas dentro das ações, portanto, criar jogos e desafios pode ser uma importante sacada para educar de forma divertida. É possível criar competições relacionadas à segurança e dar tarefas para os grupos para que eles trabalhem em conjunto na identificação de riscos e proposição de melhoria nos processos, por exemplo.

O importante aqui é estimular as pessoas a olharem para seu redor e pensarem em como está a segurança e como ela pode ser melhorada a cada dia.

Para incentivar e reconhecer o comprometimento e os resultados obtidos pelos colaboradores nas competições, é importante oferecer recompensas atrativas e motivadoras, como certificados, troféus, brindes, incentivos financeiros ou outros que façam sentido no seu ambiente.

4. Tenha um programa de reconhecimento e valorização dos colaboradores que adotam práticas seguras

Reconhecer os colaboradores é uma forma de motivar quem está colaborando para tornar a empresa um ambiente mais seguro e funciona como motivador para que outros façam parte desse ciclo.

Dessa forma, é interessante implementar programas de reconhecimento e valorização dos colaboradores para fortalecer a cultura de segurança e saúde ocupacional no ambiente de trabalho.

Com isso, os colaboradores que demonstram comprometimento e aderência às práticas seguras no desempenho de suas atividades diárias podem ser reconhecidos e premiados, seja por meio de vale-presentes, bônus salariais, dias de folga ou outros incentivos atrativos, ou por meio de premiações formais, como certificados de reconhecimento, troféus ou destaque em eventos corporativos e comunicações internas.

Crie regras, entenda como é possível metrificar o engajamento e ações das pessoas e reconheça quem faz sua cultura de segurança ser cada vez mais valorizada.

Lembre-se que, mesmo com regras e cartilhas de boas práticas e segurança, as pessoas são o grande elo para ter ou não uma empresa segura e somente com conscientização e educação é que elas passam a entender a real necessidade de tomarem ações que visam a sua segurança.

O engajamento dos colaboradores é essencial para ambientes de trabalho seguros e saudáveis e construir ações pensadas em seu público interno e suas características é crucial para que elas funcionem!

Sua empresa já realizou alguma ação de abril verde? Aproveite que sabe mais sobre o tema e inicie agora mesmo suas ações para o mês de conscientização sobre segurança no trabalho!

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