Quais são as principais tecnologias na gestão de recursos humanos?

Nas últimas décadas as empresas passaram por uma revolução tecnológica em seus processos, que vai desde uma nova forma de produção industrial ao consumidor 4.0. O que fica evidente é que isso não só transformou a forma como os produtos e serviços são gerados, mas também trouxe uma mudança no setor de RH.

Como muitas outras áreas de um negócio, essa categoria passou a implementar novas ferramentas para tornar o seu trabalho mais ágil, de forma que a tecnologia na gestão de recursos humanos não é só uma possibilidade, mas uma necessidade.

Inclusive, de acordo com o relatório The Future of HR 2019, cerca de dois terços dos profissionais dos recursos humanos acreditam que o setor está mudando profundamente, se tornando cada vez mais digital. Porém, só 40% acreditam que a área está pronta para lidar com essas mudanças.

Por isso, neste texto vamos explicar quais são as tecnologias para o setor e por que elas são importantes. Confira!

Qual é a importância das tecnologias em gestão de recursos humanos?

Quando pensamos no uso de tecnologia para qualquer atividade, sempre temos em mente a possibilidade de melhorar processos. Isso não seria diferente com a área de recursos humanos, porém, o que acontece é que, por lidar diretamente com pessoas, muitos não entendem como a tecnologia poderia ajudar um processo que é tão humano.

No entanto, o monitoramento de funcionários, principalmente para acompanhar desempenhos e como atingir determinados resultados, não seria a mesma coisa sem as ferramentas tecnológicas. A capacidade de mensurar dados trazendo informações comprovadas pode ser um importante mecanismo para a tomada de decisão.

Por exemplo, uma empresa que está em dúvida se contrata ou não mais funcionários, ao saber pelo RH que a performance dos colaboradores produz resultado X, pode repensar se existe a necessidade de contratar.

Sendo assim, qual é a importância da tecnologia para a gestão dos recursos humanos? Ela ajuda a melhorar e potencializar processos do setor, agilizando mecanismos e facilitando para que a gestão tome decisões baseadas em dados. 

Quais são essas tecnologias?

A cada ano que passa mais e mais tecnologias surgem e são implementadas em diferentes setores empresariais. No RH, especificamente, já temos uma série de tecnologias que fazem parte da rotina. Aqui, vamos mostrar para você as principais. Continue!

Nuvem

Essa não é uma exclusividade do setor, pois a nuvem é uma tecnologia que já foi incorporada nos processos empresariais. Consiste, essencialmente, em um espaço de armazenamento on-line em que é possível guardar arquivos, documentos, etc, acessando-os de qualquer lugar que tenha internet.

Para o RH, que está constantemente exposto a dados sigilosos, arquivar essas informações em um local assim é a chance de se proteger contra possíveis problemas operacionais, como computadores quebrados, perdas de HD, etc.

Virtualização

Com o digital cada vez mais na vida das pessoas, muitas atividades que antes precisavam ser presenciais se tornaram menos necessárias. De fato, a possibilidade de mandar mensagens instantâneas, conversar com alguém através de vídeo e até mandar arquivos por e-mails ofereceu uma perspectiva grande para as empresas: o home office.

A alternativa de trabalhar em casa não só flexibiliza a rotina para os colaboradores, mas também amplia as oportunidades de alcance para a empresa. Ela não precisa mais ficar restrita a contratar funcionários da sua região, pode, inclusive, empregar colaboradores até de outros países.

Padronização de rotinas

À medida que novas maneiras de mensurar dados ou mesmo aplicar sistemas aparecem graças à tecnologia, novos modelos são implementados. Para o RH, muitas de suas rotinas estão relacionadas a acompanhar o colaborador, mas as ferramentas tecnológicas trouxeram uma visão mais estratégica.

Por exemplo, a métrica ROI já é um padrão por parte das empresas e ajuda a entender como os funcionários trazem um retorno. Para mensurá-la, obviamente pode se utilizar softwares que auxiliam na coleta de dados e no cálculo desse índice. 

Inteligência Artificial

Não poderíamos falar sobre ferramentas digitais sem comentar sobre a IA (Inteligência Artificial). Essa é uma tecnologia implementada em diversos espaços tanto para melhorar as atividades de uma empresa, como para beneficiar a vida dos consumidores.

No que corresponde ao RH, ela é utilizada em ferramentas que tornam mais prática a comunicação com os funcionários e candidatos. Por exemplo, algumas facilitam entender os comportamentos dos indivíduos e automatizam a triagem dos currículos por meio de filtros preestabelecidos, tudo automaticamente.

Big Data

Outro grande nome da tecnologia empresarial, o Big Data é a resposta para não só coletar muitos dados, mas analisá-los. No RH, essas informações são cruciais para a tomada de decisão e fazem toda a diferença para escolher o funcionário certo.

Sabemos que essa é uma tecnologia que já é tendência para muitos setores, principalmente os voltados à satisfação e conquista de clientes. Mas, para os recursos humanos, a tendência é que ela faça parte dos processos de seleção e monitoramento, ajudando a equipe da empresa a ter uma relação mais estratégica com os dados.

Como escolher a tecnologia certa para a sua empresa?

Como vimos no tópico anterior, existem muitas tecnologias que tornam os processos mais fáceis e auxiliam na tomada de decisões, porém, no meio de tantas, como podemos fazer a escolha certa?

Existem dois pontos que devem ser avaliados na hora de tomar essa decisão:

  • qual é a necessidade da sua empresa — como primeiro passo, é importante conhecer o negócio. Avaliar qual é o objetivo e o que a empresa já fez para chegar lá, e também, é fundamental entender o que a companhia precisa. Ela quer melhorar a avaliação dos dados? Quer tornar o processo de recrutamento mais rápido? etc;
  • analise as tecnologias — entendendo o que se quer, fica mais fácil procurar por tecnologias que atendam essa necessidade. Existem diversas no mercado, pesquisar e até utilizá-las (se for possível) por um tempo pode ser uma boa maneira de descobrir o que funciona.

Como o Compleo pode te ajudar?

O Compleo é um software específico para o setor de RH, que não apenas serve para monitorar os candidatos, mas realmente auxilia em todas as etapas do processo seletivo. Com ele, a gestão pode cuidar da abertura da vaga, divulgação, entrevistas e muitas outras partes. Tudo disponível via internet de forma que a empresa não precisa se preocupar em fazer adaptações de hardware ou software.

Além disso, é possível gerenciar todo o processo e acompanhar por meio de um calendário, tornando toda a etapa de contratação mais organizada e eficiente.

Ao longo deste texto, falamos sobre a tecnologia na gestão de recursos humanos, lembrando o quanto é importante o investimento em ferramentas tecnológicas para tornar o RH cada vez mais eficiente na busca por resultados.

Gostou do nosso texto e ficou interessado em conhecer sobre o Compleo? Então, conheça mais sobre o nosso serviço!

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment