Confira a importância da automação dos processos de recrutamento e seleção na sua Consultoria de RH

Imagem de capa do post Confira a importância da automação dos processos de recrutamento e seleção na sua Consultoria de RH
Imagem conheça o Compleo

O processo de recrutamento e seleção é de grande importância para a empresa, pois garante a entrada de gente talentosa e o reforço das equipes de trabalho. Felizmente, a automação de processos de RH tem contribuído para deixar toda a contratação mais rápida e precisa.

Atualmente, é possível automatizar quase todas as etapas da contratação: a divulgação de vagas de trabalho, a triagem dos principais candidatos e até alguns momentos das entrevistas (nesse último caso, utilizando-se de tecnologias em vídeo).

Nos tópicos seguintes, vamos explicar a importância da automação de processos de RH na sua consultoria, em especial para os processos de recrutamento e seleção. Portanto, continue a leitura!

O que é automação de processos?

Você já deve ter percebido que, por vários motivos, hoje, é preciso fazer quase tudo com mais rapidez, qualidade e acerto. As tarefas de 15 ou 20 anos atrás, que poderiam levar uma ou duas semanas para serem concluídas, hoje precisam estar prontas em um ou dois dias.

Esse avanço é resultado do surgimento de novas tecnologias, em especial de processos automatizados. A automação permite que algumas tarefas sejam realizadas com pouco entrave, com equipes enxutas e até com menos recursos. Mas o que é automação?

O termo automação tem origem do grego autómatos, que significa mover-se sozinho. Consiste em um sistema que faz uso de tecnologia para seu próprio funcionamento, com pouca ou nenhuma interferência humana. É um sistema que funciona com autonomia.

Há uma série de exemplos. Na seleção, softwares que fazem a triagem de candidatos, selecionando perfis profissionais com base em competências preestabelecidas, são tidos como autônomos. É um sistema que funciona por si só, que facilita e agiliza o trabalho.

Quais processos na gestão de RH podem ser automatizados?

É possível automatizar quase todos os processos de RH. É mais fácil automatizar tarefas burocráticas e repetitivas; e mais difícil automatizar processos que exigem criatividade e pensamento fora do lugar-comum. No recrutamento e seleção, já é possível automatizar as seguintes tarefas:

Anúncio de vagas de emprego

A definição de anúncios ainda é feita pelos profissionais do RH, pois demandam muita criatividade. É preciso chamar a atenção dos candidatos. Todavia, o disparo e a gestão desse anúncio para diferentes portais de vagas de emprego já é feito por softwares de ponta. Eles permite que, em poucos instantes, o anúncio esteja nos principais canais de divulgação de vagas.

Contato preliminar

Após o anúncio, é comum que alguns candidatos fiquem com dúvidas e queiram contatar a empresa — Quem pode se inscrever? Até quando? Qual a faixa salarial? E os benefícios? —, entre muitas outras dúvidas. Alguns sistemas automatizados permitem que essas respostas sejam dadas por bots, automatizando todo o contato preliminar com os candidatos à vaga.

Triagem de currículos interessantes

Ao anunciar vagas, você provavelmente receberá muitas candidaturas. São profissionais interessados em fazer parte da empresa, mas nem todos têm as competências mínimas para o cargo. Logo, é preciso triar os currículos mais adequados. Fazer isso manualmente custa muito tempo, energia e dinheiro. Modernos softwares fazem toda a triagem, baseando-se nas competências descritas no anúncio da vaga.

Entrevista de seleção

Algumas etapas da entrevista podem ser automatizadas. Ao realizar uma entrevista por vídeo, por exemplo, é possível automatizar a análise das emoções dos candidatos. Ou seja, um sistema vai analisar se o candidato estava nervoso, triste, alegre ou preocupado, com a ajuda de tecnologia de reconhecimento facial, e emitir um relatório completo para o RH.

Monitoramento de indicadores

O RH conta com uma série de indicadores importantes: o percentual de vagas fechadas no prazo, número de candidatos por vaga ou percentual de turnover de recém-contratados, para citar alguns exemplos. Algumas tecnologias já permitem o monitoramento automático desses indicadores, classificando-os em dashboards ou relatórios gerenciais.

Envio de feedback

Após o recrutamento e seleção, é hora de enviar feedbacks aos profissionais. Fazer isso manualmente é demorado, além de custoso. Softwares permitem a automação do feedback e disparo em massa. Sendo assim, todos os candidatos receberão um retorno adequado em apenas alguns minutos, informando-os da aprovação ou reprovação no processo seletivo.

Essas são apenas algumas das etapas que podem ser automatizadas. Ao fazer isso, a empresa não terá um RH mecânico e enrijecido, mas um setor que foca no que é estratégico, enquanto deixa a cargo de softwares o que é burocrático e repetitivo. Isso reduz uma série de problemas.

Quais problemas do RH são resolvidos com a automação de processos?

Nesse tópico, é preciso lembrar de duas coisas: primeiro, quase toda organização está em um mercado hipercompetitivo. Logo, não há muito espaço para erros e lentidão. Segundo, a quarta revolução industrial avança a passos largos. Empresas que insistem em manter tecnologias obsoletas podem ser (e serão) deixadas para trás. Entenda mais, adiante!

Baixa competitividade

Empresas pouco competitivas precisam de muitos recursos (ao menos mais do que a concorrência) para realizar suas tarefas diárias. Por exemplo, precisam de mais tempo e dinheiro para contratar bons profissionais. A automação permite que o número de recursos demandados seja menor, ao passo que o nível de entrega será maior. Isso gera competitividade.

Sistemas e processos obsoletos

Com a quarta revolução industrial, muitas tecnologias têm evoluído e tornado os processos do passado obsoletos, quase que precários. Nesse aspecto, a automação de processos contribui para que o RH continue moderno ou se posicione na vanguarda do mercado. Ao contar com os softwares certos, pode-se manter processos modernos e que levem a grandes resultados.

Foco no operacional

Um grande problema é o excesso de foco na execução de tarefas, isto é, no funcionamento dos processos e na burocracia diária, enquanto o que é estratégico é deixado em segundo plano. A automação permite inverter esse papel: os softwares cuidam do operacional, enquanto o RH cuida do que é decisivo. Logo, torna-se possível construir um RH mais estratégico.

Bom, há muito o que discutir sobre automação de processos de RH. Como explicado, a automação consiste na substituição do trabalho manual pelo de máquinas. É possível contar com softwares que cuidem da execução, enquanto o RH cuida do que demanda criatividade e capacidade de decisão.

Felizmente, já existem muitas atividades que podem ser automatizadas. O anúncio de vagas, o contato preliminar com candidatos e as entrevistas em vídeo são bons exemplos. Isso tira uma série de problemas do RH, tornando o setor mais competitivo, moderno e estratégico.

Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Confira nossa pesquisa sobre o uso de vídeos em entrevista. Vamos lá!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados