Como melhorar os processos de uma Consultoria de RH e reduzir custos

Imagem de capa do post Como melhorar os processos de uma Consultoria de RH e reduzir custos
Imagem conheça o Compleo

Quando você está focado no crescimento, existem maneiras diretas e indiretas pelas quais as soluções tecnológicas podem ajudá-lo a aumentar a produtividade preservando o fluxo de caixa, melhorando os processos de Consultoria de RH e reduzindo custos.

clima econômico atual fez as organizações cortarem orçamentos, congelarem as contratações e procurarem oportunidades para reduzir custos à medida que enfrentavam a recessão da COVID-19.

Como líder de RH, você tem um papel importante a desempenhar nessas medidas de redução de custos.

Você deve considerar não apenas o ganho de curto prazo, mas também o impacto de longo prazo das decisões que você e outros líderes estão tomando hoje. Por exemplo, reduzir o número de funcionários pode ajudar a reduzir custos no curto prazo, mas também pode deixar os funcionários remanescentes desmotivados e preocupados com suas próprias posições, reduzindo a produtividade e a competitividade. As dispensas também podem refletir negativamente na empresa do ponto de vista do cliente.

Em outras palavras, é importante refletir sobre quais são as ideias certas de redução de custos de RH para a situação particular da sua organização. Aqui estão algumas a serem consideradas.

Duas maneiras de reduzir o custo da administração do capital humano

Os custos de administração de capital humano podem ser significativos em empresas de todos os tamanhos. As funções essenciais de administração de capital humano incluem pessoal, benefícios, folha de pagamento e manutenção da conformidade com as regras relacionadas à força de trabalho, como classificação de funcionários e pagamento de horas extras.

Proprietários de empresas e profissionais de RH fornecem suporte estratégico para otimizar o capital humano. Essas funções incluem planejamento da força de trabalho, recrutamento e contratação, gestão de talentos, treinamento, integração e tempo e presença.

As empresas devem compreender os custos associados a essas funções importantes para que possam fazer um orçamento para despesas importantes de capital humano, como benefícios para a saúde, e tarefas como gerenciamento de tempo.

Em particular, as pequenas empresas enfrentam vários desafios com o orçamento e planejamento de RH. As pequenas empresas costumam ter recursos limitados atribuídos à administração do capital humano e podem ficar sobrecarregadas pelas demandas e custos de RH. Especialmente depois de um ano tão caótico como 2020, pode ser necessário reduzir os custos associados à administração do capital humano.

Felizmente, existem duas opções práticas e econômicas que você pode escolher para manter a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de administração de RH. Se sua empresa se atolou em tarefas administrativas relacionadas à força de trabalho e seus custos de mão de obra estão aumentando, saiba como melhorar a eficiência.

Considere como um sistema de gerenciamento de capital humano como o Compleo pode ajudá-lo a melhorar a entrega de serviços, controlar riscos, reduzir despesas operacionais e permitir que a gestão e o RH se concentrem em atividades estratégicas.

Esses dois sistemas são duas maneiras de ter acesso a ferramentas úteis para a gestão do RH da sua empresa e ainda economizar custos a fim de preservar o capital da sua empresa. Esses recursos digitais já têm sido utilizados, também, por muitas empresas Brasil afora.

Os custos ocultos dos processos manuais de RH

A administração manual é demorada, difícil e sujeita a erros. Por exemplo, erro humano com a papelada de conformidade de RH pode levar a multas e penalidades. E isso também coloca muita pressão sobre seu talento-chave de RH.

Existem muitos outros impactos negativos de processos manuais de mão de obra intensiva, incluindo problemas de produtividade, erros de folha de pagamento e oportunidades de negócios perdidas.

Não é à toa que cada vez os processos de recrutamento e seleção têm parado de ser presenciais para se tornar cada vez mais processos de recrutamento online e otimizados para os mais diversos públicos de candidatos.

Softwares como o Compleo agilizam a administração de RH

Muitas empresas investem em soluções de software como a solução oferecida pelo Compleo para automatizar processos, aumentar a precisão e eficiência. A automação de tarefas rotineiras reduz os custos de mão de obra associados à sua conclusão, liberando o pessoal de RH para se concentrar em outras atividades estratégicas.

As empresas podem utilizar questionários de triagem automatizados para agilizar a pré-seleção de candidatos, combinar as habilidades dos candidatos com as descrições de cargos e gerar comunicações com os candidatos  de forma automática para manter o processo em andamento, como por exemplo o envio de feedbacks.

É bom controlar os gastos com itens não essenciais?

Sim! Lançar um congelamento em toda a organização ou implementar aprovações para gastos não essenciais pode levar a economias significativas. Por exemplo, você pode esperar para comprar um novo equipamento de informática, reorganizar as mesas em um espaço de escritório ou comprar uma nova mobília de escritório.

Ao implementar aprovações mais rigorosas, sua organização será capaz de garantir que os itens essenciais sigam em frente.

Invista no crescimento, não na administração

Se sua empresa precisa de uma solução de RH que atenda você, o Compleo tem um software de recrutamento e seleção com custos baixos que permite à sua empresa economizar dinheiro e investir em outras coisas que também impulsionarão o seu crescimento.

Deixe um comentário falando o que achou do artigo e aproveite para entrar em contato com nossos especialistas e solicitar uma demonstração gratuita do software!

O Compleo tem ainda um blog com vários artigos parecidos com o que acabou de ler, cheios de informações úteis para o dia a dia do seu trabalho na Consultoria de RH e que dão acesso a downloads de ricos materiais para consultores de RH, como o de um e-book para que entenda como lidar com a contratação de novos colaboradores durante a quarentena!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados