A importância de uma devolutiva para seus candidatos

Toda empresa que faz um processo seletivo para uma vaga, busca os melhores profissionais e que estejam condizentes com o perfil proposto. Geralmente o número vai diminuindo conforme passam as etapas, até chegar a definição de um profissional que esteja qualificado em todos os sentidos para a oportunidade.

O detalhe é que, independentemente do número de candidatos e etapas que terão que passar, no final apenas uma pessoa conseguirá a tão sonhada colocação e haverá os outros candidatos que precisarão ouvir o não da empresa.

Mas, como abordar essas pessoas e dizer que eles não foram escolhidos? Não avisar pode ser uma solução? Qual a importância da devolutiva para um candidato?

É preciso dizer não

Empresas sérias sabem que é fundamental que haja uma devolutiva para um candidato, pois ele se dispôs a participar de todo processo seletivo, participou de todas as etapas e, além disso, investiu tempo e dinheiro para se deslocar até a sede da empresa e fazer parte da seleção.

Em respeito ao candidato e sua disposição, é essencial que a empresa dê-lhe um parecer sobre o processo e se houve ou não sua finalização, além é claro, de dizer se ele foi um dos escolhidos. Simplesmente esquecer ou não se importar em avisar o candidato é uma falta de respeito, além de causar a perda de credibilidade com este profissional em um próximo processo. Em muitos outros artigos já comentamos sobre os Candidatos Passivos, são exatamente estes que um dia poderão receber um “não”, então trate de dar o devido retorno para que esse candidato no futuro possa se lembrar positivamente de você e da experiência que passou por ter participado do processo seletivo pela sua empresa, ainda que esse processo não tenha avançado para ele.

Como dizer não?

Muitas empresas preferem não dar satisfação a um candidato pelo simples fato de não saber como abordá-lo e dizer que não foi aceito. Algumas empresas acabam não dando um retorno até por falta de tempo, porém isso não é uma desculpa plausível, pois tem tempo para trabalhar o processo e, dar uma devolutiva, precisa fazer parte do processo como um todo, para aprovar ou não um candidato.

O mais importante é termos como objetivo dizer a verdade para o candidato, para que ele possa se preparar para uma nova oportunidade. Dar o foco em uma crítica construtiva. Devemos procurar não mentir ou ocultar fatos, pois dependendo da forma como é dito, fica pior, dando realmente a impressão que a verdade foi escondida.

O processo deve ser o mais transparente possível

Devemos saber que é bem visto pelo candidato receber uma devolutiva da empresa em que está participando do processo, independente se ele foi aprovado ou não. Principalmente os profissionais de RH devem entender que são responsáveis por processos de seleção e, consequentemente por pessoas que estão emocionalmente envolvidas, deve-se colocar no lugar do outro e pensar que gostariam de ser muito bem tratados em todas as fases do processo, deve-se colocar como um “consultor” a serviço do outro e, dar consultoria é também poder explicar o que não deu certo.

A etapa da devolutiva colabora também com a autoestima do profissional, pois pode simplesmente não estar aderente com o perfil de uma determinada vaga. Isto não é um “bicho de sete cabeças”, é uma das coisas mais naturais que acontecem, já que somente um será aprovado para uma vaga.

O candidato também precisa saber ou estar preparado para receber o não

Uma devolutiva pode, inclusive, ser fundamental para que o candidato não perca outra oportunidade que já está participando, pois não dar certo em uma não significa que não poderá dar certo em outra.

A importância da devolutiva

Seja por e-mail ou por telefone, o importante é que sua empresa avise seus candidatos preteridos, investindo esse tempo assim como investiu para selecioná-los a participar do processo. Além de garantir sua credibilidade, ainda estará recebendo boas avaliações dos candidatos e ganhando respeito e reconhecimento por essa simples, mas importante atitude.

E você, o que achou destes exemplos de devolutivas? Compartilhe sua opinião através dos comentários!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment