Recrutamento inteligente: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Quando o assunto é procura por um emprego, há sempre pessoas buscando uma oportunidade. Assim como, há diversos canais para que esses espaços no mercado de trabalho sejam preenchidos. No entanto, uma das partes mais complicadas é, justamente, a fase de seleção do candidato.

Afinal, esse é um processo que exige da equipe do RH um conhecimento não só do negócio, como de análise dos candidatos para não cometer erros. Algumas estratégias, como o recrutamento inteligente, podem auxiliar nesse processo, mas é preciso entendê-lo.

Para ajudar neste caminho, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa forma de recrutamento. Confira!

O que é recrutamento inteligente?

Recrutar pessoas para fazerem parte do time de uma empresa, seja de qualquer tamanho, não é um processo fácil. O objetivo é sempre encontrar o colaborador ideal, porém, existem muitas etapas que podem levar para um caminho errado.

Sendo assim, utilizar uma forma de garantir o sucesso da seleção é fundamental e é disso que o recrutamento inteligente se trata. Ele é, essencialmente, o conjunto de táticas e métodos para localizar atrair e reter os candidatos certos para a empresa com o auxílio da tecnologia.

Qual é a importância do recrutamento inteligente?

O recrutamento consiste em muitas partes, é necessário divulgar a vaga, receber e organizar os currículos, selecionar candidatos, fazer as entrevistas e enfim, dar os feedbacks. Quando paramos para analisar, percebemos que é um trabalho muito complexo e que exige uma atenção e capacidade muito grande de ler cada candidato.

O que acontece é que, por mais competente que a equipe do RH possa ser, há chances de falhas. A avaliação dos currículos pode não ser suficiente, pode haver problemas nas dinâmicas das entrevistas etc. Isso para uma empresa é muito problemático, pois significa perda de tempo e investimento.

Dedicar-se a funcionários que não estão adequados para a empresa e ter que recomeçar a busca pode fazer a companhia perder um tempo precioso. Sendo assim, o recrutamento inteligente está aí para tornar todas essas etapas mais ágeis e efetivas.

A tecnologia empregada nos processos de RH fornecem análises de comportamento, auxiliam nos mecanismos de divulgação das vagas e até servem como uma boa ferramenta para a organização dos dados.

Como ele funciona?

A base do recrutamento inteligente não é diferente dos princípios do processo seletivo comum. Isto é, divulgar, selecionar, entrevistar e informar os candidatos sobre a vaga, todas essas atividades são parte do recrutamento inteligente. O que acontece é que tudo isso é feito por meio de ferramentas tecnológicas.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Esses softwares são capazes de coletar e analisar os dados de acordo com configurações prévias. Essas informações, após serem coletadas, são utilizadas pela equipe do RH para avaliação. Gerando um trabalho mútuo entre os aspectos humanos e os automatizados para encontrar o candidato certo para a vaga.

Porém, é importante destacar que muitas dessas ferramentas não só ajudam no processo de recrutamento. Elas também são muito úteis para monitorar o desempenho de colaboradores já contratados.

Quais são as vantagens do recrutamento inteligente?

Para explicar como o recrutamento inteligente pode transformar a forma como o RH da sua empresa trabalha. Separamos aqui, 3 das principais vantagens. Confira!

Escolhe o candidato adequado

As ferramentas tecnológicas têm um papel muito grande para ajudar na divulgação da vaga e na análise dos currículos, e também para tornar o processo ágil. Com esses mecanismos, é possível filtrar candidatos e selecionar aqueles que têm uma melhor classificação.

Otimiza a gestão

Outro ponto está em relação aos processos de organização dos dados e da rapidez com que informações são modificadas. O primeiro, é claro, tem a ver com a possibilidade com que ferramentas conseguem coletar e organizar esses dados. Já o segundo é como com apenas um clique é possível alterar uma série de preferências da vaga, tudo digitalmente.

Oferece interação

Com a tecnologia, a área de recursos humanos se torna um local de referência quando o assunto é contratações. O RH pode desenvolver conteúdos específicos auxiliando até possíveis candidatos a entender como podem conseguir a vaga com a internet. Dicas do tipo, como trabalhar a linguagem corporal, como fazer o currículo ideal etc. Alinhando indiretamente o possível novo contratado aos valores da empresa. 

Qual é a diferença entre recrutamento operacional e recrutamento inteligente?

A grande diferença entre recrutamento operacional e o inteligente é que: o primeiro tem como premissa utilizar apenas o lado humano. Isto é, todos os processos ficam na mão de pessoas e isso, claro, pode trazer uma série de distorções no resultado. 

Falhas na captura e análise dos currículos, julgamentos equivocados, entre outros. Portanto, o uso do recrutamento inteligente é uma maneira de tornar esse trabalho mais acertado, com a possibilidade de captura e leitura de informações sem erros.

Como fazer o recrutamento inteligente na empresa?

Existem algumas maneiras de tornar o seu recrutamento mais inteligente e melhorar a eficiência na hora de selecionar os candidatos. Elas são:

  • tenha uma cultura sólida: é muito importante que um dos critérios na hora de escolher candidatos, seja selecionar pessoas que estejam alinhadas com os valores da empresa. Logo, as estratégias para o recrutamento devem representar essa cultura;
  • invista em um banco de talentos: é importante que a empresa esteja atenta para quem são os seus funcionários. Principalmente, que a escolha não tenha apenas relação com suas capacidades técnicas, mas também com a versatilidade para atuar em outros setores se for necessário. Nesse sentido, o ideal é fazer um mapa de talentos para diferentes cargos, de acordo com as observações coletadas;
  • sempre esteja atualizado: a verdade é que o recrutamento inteligente é só uma parte de uma transformação bem maior nos processos de RH. A tecnologia já faz parte de bastantes atividades dessa área e a tendência é que essa influência seja cada vez maior. Sendo assim, é importante que a equipe procure se manter atualizada, não só para estar mais alinhada aos seus concorrentes, mas também, para tornar seus resultados mais satisfatórios. 

Falamos até aqui de como o recrutamento inteligente é uma estratégia importante para empresas que querem tornar a etapa de seleção de candidatos mais eficiente e alinhada com os objetivos da empresa. 

Gostou deste texto? Quer continuar acompanhando os nossos posts? Então, assine a nossa newsletter!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment