Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

Imagem de capa do post Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Imagem conheça o Compleo

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sobre onde querem atuar. De acordo com a pesquisa ”Tendências e Perspectivas do Trabalho”, da WeWork em parceria com Consultancy Services By Page Resourcing (Page Group), ainda que o salário seja o ponto mais importante para a escolha de um cargo, a flexibilidade vem logo atrás: 87% das pessoas dizem que a flexibilidade de horários é ponto de escolha.

Quando questionadas, em entrevistas qualitativas e com resposta aberta, sobre quais benefícios consideram inegociáveis, as respostas são: 46% dos profissionais dizem flexibilidade no modelo de trabalho, 24% plano de saúde e 19% vales de alimentação e refeição.

Se esse modelo ganhou força com a pandemia, os colaboradores não querem mais abrir mão dessa possibilidade e “regredirem” para modelos 100% presenciais e é importante que as empresas se adequem e ganhem em todos os benefícios que a adoção de práticas flexíveis pode entregar!

Modelos atuais e flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é a alternativa ao modelo tradicional, em que o profissional ganha mais liberdade em seus horários ou em sua rotina. Aqui, não tem a ver sobre quando, como e onde as tarefas são executadas, mas sim sobre resultados e produtividade de acordo com as necessidades individuais dos talentos.

Existem diferentes modelos que são praticados atualmente quando falamos de trabalho flexível, como:

  • Home office ou trabalho remoto: esse é aquele em que o colaborador não precisa ir presencialmente para o escritório. Aqui, o trabalho é feito de casa, seguindo seus horários estabelecidos.
  • Trabalho híbrido: essa é a mescla dos dois mundos, ou seja, o colaborador trabalha alguns dias de sua casa (ou de onde quiser) e vai alguns dias de forma presencial para a organização.
  • Carga horária flexível: nesse caso, os profissionais podem fazer os próprios horários, desde que cumpram suas tarefas e entreguem seus resultados. Esse formato não funciona com todos os cargos e times, mas é uma grande forma de dar autonomia e flexibilidade para os colaboradores.

De acordo a pesquisa citada, existe uma clara preferência dos profissionais atuais pelo modelo híbrido (53%). Apenas 6% preferem trabalhar presencialmente, enquanto 41% têm preferência pelo trabalho remoto.

Benefícios para empregadores 

Se no início da pandemia o trabalho remoto era visto como uma necessidade, hoje essa forma de atuação, assim como o trabalho híbrido, se tornou parte do dia a dia e segue dando muitos benefícios para empresas e seus colaboradores.

As empresas que adotam algum tipo de flexibilidade no trabalho são muito beneficiadas e essas vantagens são vistas no dia a dia como:

Maior atração e retenção de talentos

Como mostram as pesquisas, as pessoas não querem mais atuar 100% de forma presencial e isso é um ponto decisivo para escolhas de onde vão ou não trabalhar. Dessa forma, ao ter políticas para flexibilidade, a organização ganha na atração de talentos e retem aqueles que já fazem parte do ambiente.

Melhora a marca empregadora

Assim como a flexibilidade no trabalho atrai novos talentos, ela também faz bem para a marca empregadora, demonstrando cuidado e preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Sem dúvida, o employer branding sai fortalecido e a imagem e reputação da marca melhora para o mercado.

Reduz custos

Quando a empresa dá flexibilidade aos colaboradores, ela reduz custos com material de escritório, água, telefone, alimentação e outros custos gerados pelo presencial.

Aumento da produtividade

A produtividade é uma vantagem forte da flexibilidade, afinal, com colaboradores satisfeitos com sua rotina de trabalho, a tendência é que se dediquem e se direcionem ainda mais para suas tarefas e entregas.

Quando falamos em colaboradores, a lista de benefícios é grande com o novo modelo, como: maior tempo com família e para atividades pessoais, redução de tempo de deslocamento, trânsito e transporte público, redução de custos, otimização do trabalho, maior independência e autonomia e claro, aumento na qualidade de vida e bem-estar.

Desafios na Implementação da Flexibilidade

Ainda que seja cheio de benefícios, ainda existem muitos desafios quando falamos em flexibilidade. É comum encontrar desafios de falta de qualidade das relações, falta de comprometimento, segurança de dados, problemas no gerenciamento e dificuldades com o andamento da cultura organizacional, por exemplo.

Segundo pesquisa do Gartner, 41% dos líderes de RH dizem que a conexão dos funcionários com a cultura é comprometida com o trabalho híbrido.

É importante que as empresas entendam quais são seus focos e tenham uma gestão direcionada a isso. É preciso criar estratégias e formas de manter as pessoas unidas e na mesma página, ainda que elas estejam em lugares diferentes realizando os seus trabalhos.

Não existe receita pronta a ser seguida quando se fala em flexibilidade no trabalho, afinal, cada ambiente tem suas particularidades e suas pessoas, mas é importante conhecer seus desafios para trabalhar de forma concreta em cada um deles e é essencial contar com a tecnologia como aliada para a redução desses possíveis problemas.

O papel da tecnologia na flexibilidade

Não dá para pensar em trabalho flexível sem usar tecnologia. As ferramentas, plataformas e inovações são essenciais para a segurança dos dados, colaboração, comunicação, gerenciamento de projetos e continuidade da cultura organizacional de um negócio.

Além de aumentar produtividade, agilizar trabalho e dar resultados, a tecnologia é a grande ponte para que os colaboradores atuem de onde quiserem, estando sempre conectados uns aos outros.

É importante que a empresa crie políticas sólidas para que exista esse uso consciente das plataformas, extraindo o melhor que a tecnologia e a transformação digital podem oferecer.

O trabalho flexível tende a evoluir a cada ano que passa, especialmente com o avanço da tecnologia e com a entrada de novas gerações no mercado de trabalho. É preciso estar pronto para receber seus colaboradores da melhor forma, dando benefícios, possibilidades de crescimento e, claro, resultados para o negócio.

Equilibrar a flexibilidade com eficiência operacional é o desafio e encontrar esse caminho é a chave para o sucesso!

Como seu negócio está investindo em flexibilidade e como seus colaboradores são beneficiados? Aproveite o tema e nos conte um pouco mais sobre o cenário da sua empresa nos comentários!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados