Quais são as vantagens de estruturar um programa de trainee na empresa?

Em meio a uma competição intensa por uma posição no mercado, as empresas precisam investir em ativos de valor para otimizar a execução de suas tarefas, melhorando, assim, seus produtos e serviços. Dentre esses investimentos, um dos mais eficazes, e que costumam apresentar os melhores resultados, é o chamado programa de trainee.

Ao implementar essa solução em sua companhia, o time de gestores tem mais facilidade para atrair pessoas engajadas e capacitadas para completar seu quadro de talentos — um benefício que, ao longo do tempo, torna-se uma verdadeira vantagem competitiva. Afinal, colaboradores especializados e preparados para assumir cargos de liderança são indispensáveis para que uma empresa entregue alto desempenho.

Você gostaria de entender melhor como funciona um programa de trainee? Leia o artigo e descubra como ele pode beneficiar a sua empresa!

Afinal, o que é um trainee?

Antes de conhecer as vantagens de um programa de trainee, é importante entender a fundo qual a função desse perfil de profissional e compreender os fatores que o diferenciam dos demais colaboradores.

Não é exatamente uma novidade que empresas costumam ter dificuldade para captar talentos e preencher seu quadro de líderes. Dados os requisitos que essa tarefa exige, indivíduos com essa capacidade costumam ser disputados pelo mercado. Além disso, ao captar um talento externo para ocupar um cargo de gestão, a companhia precisa lidar com todo o processo de onboarding, até que o novo colaborador se habitue ao novo ambiente.

Com a finalidade de tornar essa tarefa mais simples, algumas empresas optam por selecionar candidatos recém-formados e fornecer a eles a mentoria e o acompanhamento necessários para que, em uma data futura, assumam uma posição de liderança no quadro de colaboradores da empresa. Em razão das responsabilidades do cargo, o processo costuma ser bem rígido. Para ser aprovado no programa, o candidato deve:

  • ser proativo;
  • ser capaz de se comunicar de forma eficiente;
  • ter um bom desempenho acadêmico comprovado;
  • falar, ao menos, mais um idioma.

Qual a diferença entre um trainee e um estagiário?

Uma vez que o trainee e o estagiário são acompanhados de perto pela liderança de uma companhia, algumas pessoas costumam achar que são parecidos, mas as suas atividades e as suas responsabilidades são completamente diferentes, de modo que o setor de Recursos Humanos precisa ter políticas específicas para lidar com cada um dos perfis profissionais.

O estagiário não é contratado como um colaborador da empresa, ou seja, não existe vínculo profissional entre as partes. As atividades realizadas por ele são regidas por uma lei específica. Sua função em uma companhia é colocar em prática os conhecimentos apurados durante as suas aulas na faculdade.

Já o trainee não tem uma regulamentação própria, por isso, sua contratação é regida pela CLT. Uma vez aprovado no programa de seleção, ele se torna um colaborador da empresa, com acesso a todos os direitos garantidos pela CLT.

Por que uma empresa deve implementar um programa de trainee?

Agora que você entende o que é um trainee e sabe como suas atividades se diferenciam das praticadas por um estagiário, é o momento de descobrir como implementar um programa para a contratação desse profissional pode beneficiar a sua empresa. Continue a leitura e tenha acesso a esse conhecimento!

Captação de talentos

Embora muitas pessoas busquem por colocações no mercado de trabalho, a verdade é que os indivíduos realmente capacitados e experientes são poucos. Isso porque a demanda por eles é bem elevada. Nesse contexto, um programa de trainee tende a ser uma opção interessante.

Isso ocorre porque, ao implementar o programa, a empresa entrega uma proposta de valor que, além de oferecer benefícios, fornece, ao profissional selecionado, a oportunidade de crescer na carreira, o que pode ser considerado um importante diferencial.

Contratação de profissionais mais engajados

Outro ponto importante a ser levado em consideração a respeito de um programa de trainee é que seu objetivo final é selecionar candidatos para ocupar cargos de liderança na empresa. Por esse motivo, os profissionais selecionados tendem a se esforçar para demonstrar seu valor e, assim, garantir que o tempo até conquistar essa posição seja o mais curto possível.

Além disso, ao assumir um cargo ligado à gestão, o candidato tende a continuar se esforçando para crescer na organização, conquistando mais autoridade e mais status.

Formação do profissional de acordo com o perfil da empresa

Não é uma novidade que empresas diferentes têm necessidades e objetivos distintos, de modo que uma solução bem-sucedida em uma companhia pode apresentar resultados negativos em outra. Essa característica também se estende à cultura organizacional e ao modo como cada colaborador deve desempenhar as suas funções.

Por essa razão, o processo de onboarding de um líder pode ser lento, e, sem estar devidamente habituado ao modo como a empresa em que trabalha atua, ele pode tomar certas decisões prejudiciais, com o potencial de gerar atritos na equipe e, até mesmo, reduzir sua eficiência.

Um talento cultivado dentro da organização, porém, aprende desde cedo como a companhia trabalha e entende suas particularidades. Graças a esse fator, em uma posição de liderança, ele é capaz de manter o posicionamento da empresa tanto em suas decisões quanto em suas interações com os demais colaboradores, que estão sob a sua gestão direta.

Acesso a líderes qualificados

Por fim, é importante ressaltar que, por meio de um programa seletivo para trainee, a companhia é capaz de monitorar de perto o desenvolvimento do futuro líder, orientando-o a respeito da realização de suas atividades e apresentando a ele formações específicas que podem complementar as suas habilidades.

Levando esses fatos em consideração, é possível chegar à conclusão de que, ao treinar internamente os seus profissionais, a empresa pode garantir a excelência de seu futuro time de líderes.

Apesar dos benefícios de um trainee, é necessário que alguns cuidados sejam implementados em seu processo de recrutamento. Afinal, para que esse profissional atenda às expectativas da companhia, ele precisa ter o perfil e as capacitações necessárias para trabalhar com ela.

Um meio de garantir a eficácia da seleção é contando com empresas especializadas em realizá-la. Além disso, o uso de tecnologias e as aplicações de softwares e plataformas especializadas tendem a ser uma boa opção!

Depois de ler este conteúdo, você entende como funciona um programa de trainee e sabe como ele pode beneficiar a sua empresa. Que tal, então, compartilhar o artigo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a adquirirem esse conhecimento?

onboarding online

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment