Por que é tão importante oferecer adiantamento salarial na sua empresa?

Imagem de capa do post Por que é tão importante oferecer adiantamento salarial na sua empresa?
Imagem conheça o Compleo

O adiantamento salarial é o pagamento antecipado de uma parcela do salário integral do funcionário.  O valor adiantado é descontado na folha de pagamento, conforme a política de cada empresa. 

Sexta-feira do happy hour, final de semana do descanso, férias merecidas. Para muitos trabalhadores, mais do que essas datas, o dia mais aguardado do mês é o tal dia do pagamento. E enquanto ele não chega, amargam de preocupação e estresse. Já pensou que oferecer adiantamento salarial pode ser uma boa opção para motivar seus colaboradores?

Infelizmente, mesmo com um bom emprego, preocupações de ordem financeiras são bem  comuns. Afinal, ninguém está isento de passar por algum imprevisto financeiro ou ter um período difícil de acúmulo de dívidas.

Para acabar com o sentimento de preocupação e frustração dos seus funcionários, apostar em benefícios diferenciados pode ser uma boa saída. Descubra aqui quais são as vantagens de oferecer adiantamento salarial.

O brasileiro está mesmo endividado?

A dificuldade de quitar o orçamento doméstico sem passar sufoco ainda é a realidade de boa parte dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que quase 80% dos consumidores vivem no limite do orçamento e sem um fundo de reserva para cobrir gastos emergenciais. Outro ponto que merece destaque é que, no ano de 2018, a quantidade de consumidores com contas em atraso aumentou 4,41% em relação à 2017. 

E quando o assunto é o cheque especial, o cenário também não é nem um pouco favorável. Ainda em 2018 os brasileiros voltaram a se endividar no cheque especial, que tem 323,3% de juros ao ano, a maior na modalidade de crédito.

Diante deste cenário preocupante de inadimplência, é vantajoso para as empresas, terem um pouco mais de cuidado com o bem estar financeiro dos seus colaboradores. E uma das ações que podem ser adotadas neste quesito é oferecer adiantamento salarial.

O que é o adiantamento salário?

Como o próprio nome sugere, trata-se do adiantamento de uma parte do salário integral do trabalhador, que geralmente é recebido no final do mês ou no 5º dia útil.

Na legislação, a definição de adiantamento salarial é citada com pouca precisão. O assunto é abordado no artigo 462 da CLT que autoriza o desconto no salário quando se trata de um adiantamento, seja ele solicitado pelo empregado ou concedido espontaneamente pelo empregador.

Mesmo não tendo uma definição clara sobre o adiantamento do salário, nem mesmo um dispositivo que obrigue (ou proíba) às empresas a executar esta demanda, este é um benefício diferenciado que deve ser considerado pelos gestores.

Por que oferecer adiantamento salarial na sua empresa?

A adoção desta medida pode se converter em diversos aspectos positivos para a empresa e motivacionais para os colaboradores. Veja alguns motivos para começar a oferecer adiantamento salarial aos funcionários:

1. Não compromete o fluxo de caixa do negócio

Pelo contrário, pode até ser benéfico para o controle financeiro da sua empresa. Normalmente, a companhia tem uma grande reserva separada no início ou no final do mês (dependendo da data do pagamento). 

Com a possibilidade de oferecer adiantamento salarial, a empresa pode dividir o pagamento, aliviando essa carga.

Desta forma, o seu negócio também ganha mais liberdade financeira para gerenciar o fluxo de caixa, melhorando o poder de negociação com fornecedores, por exemplo.

2. Mostra valorização e preocupação com a equipe

O adiantamento salarial, assim como todos os outros benefícios ofertados por uma empresa, é uma forma que a companhia tem de mostrar que o trabalho e o esforço da equipe são recompensados. E que está preocupada com o seu bem-estar dos seus colaboradores

E, em especial, este é um benefício que melhora a relação entre patrão e empregado, sem acarretar custos extras no orçamento empresarial.

3. Aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores

Oferecer adiantamento salarial ajuda a manter os trabalhadores satisfeitos e mais engajados com a empresa. Assim, ocorre a redução do absenteísmo provocado pelas preocupações financeiras.

4. Reduz o estresse financeiro

Quando o adiantamento da remuneração vem da empresa, os colaboradores se sentem mais seguros e menos pressionados para arrumar um jeito de quitar o orçamento doméstico. E assim reduzem a necessidade de recorrer aos empréstimos de terceiros ou em bancos. 

Com menos preocupação na cabeça, o trabalhador consegue se focar mais no trabalho, aumentando a sua produtividade.

 

Como o adiantamento salarial pode ser oferecido?

A oferta desse benefício diferenciado pode ser feita de diferentes maneiras. Umas de mais fácil controle para a gestão, outras que exigem maior cuidado. 

Veja a seguir as principais formas e escolha a que melhor se adapta à sua empresa!

Vale

É a forma de adiantamento salarial mais popular e conhecida no mercado. Através do vale o benefício é oferecido por meio do depósito bancário ou em espécie, de acordo com a política estabelecida pela empresa.

Ferramenta-convênio

Nesta modalidade, o adiantamento é oferecido por meio de um cartão multibenefícios. Com ele, os trabalhadores conseguem realizar compras domésticas e medicamentos, dependendo do tipo de convênio determinado pela empresa.

Uma das vantagens dessa opção é que o trabalhador recebe o adiantamento e pode utilizá-lo somente com gastos domésticos, diminuindo o risco de o dinheiro ser utilizado com gastos supérfluos.

Política de adiantamento quinzenal

Outra forma de oferecer adiantamento salarial é estabelecer uma política de pagamento quinzenal. Ou seja, ao invés de receber salário de forma integral apenas no final ou no início do mês, a empresa divide o pagamento e o colaborador recebe parte do salário duas vezes ao mês.

Salário sob demanda

O salário sob demanda uma modalidade que permite que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. A solicitação é feita via aplicativo que registra a solicitação de adiantamento e libera o valor das horas trabalhadas até aquele momento.

O recurso já é utilizado por motoristas de aplicativo de mobilidade urbana, que não precisam esperar o final do mês para receber seus ganhos. E tem se tornado uma grande tendência de benefícios oferecidos pelas empresas.

Essa é a opção mais moderna para empresas que querem oferecer adiantamento salarial. Além de ser a que oferece maior facilidade de controle e gestão, pois todo o processo é realizado via aplicativo.

Quer dicas de como oferecer esse tipo de benefício ao funcionário? Clique aqui e veja o artigo que preparamos para você. 

Fazer o pagamento do salário é uma obrigação de todo empregador. Oferecer adiantamento salarial é uma política de benefício que demonstra envolvimento da empresa com a qualidade de vida e o bem-estar de seus funcionários.

E, pode apostar que muitos colaboradores irão se sentir satisfeitos e imensamente agradecidos pela ação tomada pelos gestores.  

Agora você já sabe a importância de oferecer adiantamento salarial e como isso pode ser benéfico para sua empresa. Então que tal investir neste diferencial competitivo?

Este artigo foi produzido pela Xerpa, uma plataforma em nuvem voltada à tecnologia e inovação para a área de Recursos Humanos. Estamos em busca das melhores soluções para criar experiências incríveis para os funcionários em sua relação com as empresas. Por isso, criamos o Xerpay, benefício corporativo de salário sob demanda. 

Confira este artigo sobre o Xerpay e saiba como fazer para implementar o salário sob demanda!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados