O que é matriz de responsabilidades? Saiba qual a sua importância

Imagem de capa do post O que é matriz de responsabilidades? Saiba qual a sua importância
Imagem conheça o Compleo

A matriz de responsabilidades, também conhecida como matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted e Informed), ajuda os integrantes de uma equipe a visualizarem melhor seu papel dentro dos processos organizacionais. Isso é possível porque essa ferramenta evidencia a função de cada indivíduo em uma atividade ou projeto, evitando os possíveis desentendimentos entre os colegas, o que pode prejudicar o resultado final dos trabalhos.

Além disso, apenas as definições das funções podem não ser suficientes para a entrega das atividades, sendo necessário documentá-las, e nesse sentido a matriz de responsabilidades tem uma grande função. A definição das responsabilidades garante processos mais estruturados e eleva a qualidade dos trabalhos realizados. Logo, todo gestor deve ficar atento a essa importante ferramenta.

Ao longo desta leitura trazemos para você o que é matriz de responsabilidade e qual a sua importância. Acompanhe!

O que é matriz de responsabilidade e como funciona?

Trata-se de uma metodologia que tem como objetivo colaborar para o correto gerenciamento dos processos e projetos de uma empresa. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, pode ser usada para delegar a cada membro da equipe as atribuições de um novo projeto de benefícios ou de gestão de pessoas.

Por meio dessa metodologia, é possível atribuir a cada colaborador suas respectivas responsabilidades e tarefas, aumentando as chances de sucesso. Veja a seguir como a matriz de responsabilidade (RACI) funciona!

Responsible

Destina quem de fato irá trabalhar na atividade proposta.

Accountable

Diz respeito à pessoa responsável pela aprovação das tarefas. É dever dessa pessoa delegar as atividades, e somente ela pode determinar que o trabalho foi concluído.

Consulted

O consultado é referente àquele membro da equipe cuja participação agrega valor ao resultado final das atividades. Ou seja, diz respeito ao membro do grupo que tem a experiência e o conhecimento necessários para contribuir de forma positiva para os trabalhos. Em alguns casos, essa pessoa é designada para a tomada de decisões.

Informed

O informado deve ser notificado acerca das ações e os resultados de uma atividade. No entanto, não necessariamente tem de participar dos processos de decisão que os envolvem. O objetivo é informá-lo do andamento das atividades.

Agora que você já sabe o que é matriz de responsabilidade, veja qual é a sua importância.

Qual a importância da matriz de responsabilidade?

A matriz de responsabilidades colabora para a geração de um maior alinhamento das atividades de uma organização. Com isso, é possível garantir uma maior clareza das informações acerca dos projetos, proporcionando o desenvolvimento de todos os públicos de relacionamento envolvidos na função.

Devido à sua eficiência, o modelo RACI é usado no gerenciamento de projetos. Ferramentas como o Project Management Body Of Knowledge (Guia PMBOK®), do Project Management Institute (PMI®), menciona a matriz de responsabilidades como um ideal para nortear a divisão das tarefas dentro de um projeto.

Quais os benefícios da matriz de responsabilidades?

Se implementado com sucesso, o modelo RACI pode trazer diversos benefícios para o seu setor ou estrutura empresarial. Acompanhe as principais vantagens!

Deixa clara a divisão de tarefas

Esse modelo de gestão de projetos elimina os conflitos, que podem acontecer quando não fica claro quem é responsável por cada atividade dentro da organização. Ou seja, a RACI elimina a existência de responsabilidades conflitantes, ou mesmo a falta de um responsável para determinada tarefa ou projeto.

Melhora a comunicação

Um dos grandes benefícios dessa metodologia é a melhora da comunicação entre a equipe, isso porque cada membro sabe exatamente o que é esperado dele.

Torna os cronogramas mais eficientes

Essa metodologia ajuda no cumprimento dos prazos, fator indispensável para que o cronograma do projeto seja cumprido de acordo com o esperado. Além disso, com esse modelo de gestão, as atividades são otimizadas e fica muito mais fácil fazer o acompanhamento da execução dos trabalhos junto a seus respectivos responsáveis.

Aumenta a produtividade

Como cada profissional sabe o que fazer e quando, isso ajuda na otimização dos processos, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência e a qualidade deles.

Além disso, como todos sabem a tarefa de cada um, caso surja alguma dificuldade o grupo pode ser acionado para ajudar a resolver a questão, antes que isso atrapalhe o cronograma de entrega dos trabalhos.

Otimiza a mão de obra

O formato de matriz de responsabilidade pode ser muito útil para otimizar a mão de obra de equipes pequenas. Além disso, torna mais fácil a alteração dos envolvidos quando um membro precisa ser substituído.

Como a matriz de responsabilidade deve ser aplicada na empresa?

Para fazer a atribuição de todas as responsabilidades, basta fazer uma tabela especificando as funções de cada integrante da equipe e suas responsabilidades. Independentemente de como você vai organizar as tarefas, seja em uma planilha, em anotação em papéis ou mesmo em um software de gestão, o importante é deixar todas as tarefas e responsabilidades documentadas.

Para isso, temos duas regras que devem ser seguidas:

  1. não importa a tarefa que seja executada, é necessário que pelo menos uma pessoa seja responsável pela execução (R) dos trabalhos, sendo designada autoridade, encarregada da sua aprovação (A);
  2. um projeto ou atividade, não importando o seu teor de criticidade, precisa ter apenas um “aprovador” (A).

É importante que você saiba que não existe um padrão engessado para a implantação da RACI nas empresas, pois cada organização possui suas particularidades, e a matriz de responsabilidades pode ser adaptada a ela.

Assim, ela vai ajudar a estabelecer o limite de executores de determinada tarefa. Para isso, você pode apostar nas listas e criar a RACI de acordo com as suas necessidades, seguindo os critérios estabelecidos pela ferramenta.

Lembre-se de sempre monitorar as atividades e coloque-se à disposição da equipe para verificar o que precisa ser ajustado.

Como vimos ao longo desta leitura, a matriz de responsabilidade é uma importante ferramenta que pode ser usada para otimizar processos, alinhar a comunicação e elevar a performance da equipe. Entre seus diferenciais, está o fato de que pode ser adaptada para os mais diversos cenários empresariais, envolvendo tanto atividades corriqueiras quanto a condução de grandes projetos.

Se você gostou deste post sobre o que é matriz de responsabilidade, confira também como evitar o viés inconsciente e promover equidade na organização.

onboarding online

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »