Mobilidade gerencial: aprenda a utilizá-la para otimizar processos!

Imagem de capa do post Mobilidade gerencial: aprenda a utilizá-la para otimizar processos!
Imagem conheça o Compleo

Rotinas empresariais dificilmente permitem que gestores, diretores e colaboradores estejam sempre com agendas alinhadas. Reunir todos simultaneamente pode ser difícil, o que deixa clara a necessidade de contar com tecnologias que reduzam a distância geográfica e possibilitem a mobilidade gerencial. Sem ela, pode ser difícil administrar adequadamente.

O trabalho remoto é cada vez mais importante para as empresas, principalmente porque a tecnologia atual o favorece. Profissionais que estão constantemente em campo, por exemplo, podem participar de reuniões e tomar decisões mesmo a distância. Com menos barreiras impostas pela distância, gerenciar sem estar fixo em um lugar é uma necessidade crescente.

Neste post, falaremos mais sobre o conceito de mobilidade gerencial e sobre como ele ocupa um papel importante para as companhias atualmente. Saiba quais tecnologias podem ser relevantes e confira os benefícios de gerir remotamente!

O que é mobilidade gerencial e como funciona?

Uma equipe de trabalho não se mantém o tempo todo no mesmo local, com os seus membros trabalhando um ao lado do outro durante o expediente. Gestores precisam ir a reuniões, enquanto outros membros têm a necessidade de ir a campo para solucionar demandas. Em outras épocas, isso poderia representar problemas, mas não em um período de transformação digital.

Os recursos tecnológicos à disposição atualmente permitem gerenciar a distância. Ou seja, de qualquer lugar em que se esteja, é possível se comunicar, tomar decisões e o que mais for necessário. A mobilidade gerencial é justamente essa capacidade de ter todos os recursos à disposição para cuidar de times e processos, mesmo sem estar fisicamente junto a eles.

Qual é a importância da mobilidade gerencial?

A mobilidade gerencial é fundamental quando se pensa na garantia de fluxos de trabalho rigorosos sem que estejam associados a modelos tradicionais de atuação. Se o gestor deve estar em uma reunião externa, isso não precisa significar que ele estará impossibilitado de comandar e tomar decisões.

Com a tecnologia certa, é possível acessar sistemas de gestão por meio de smartphones, tablets ou de seu computador, sem que seja necessário estar em uma rede local dentro de um escritório. Essa flexibilidade é essencial para que as demandas sejam solucionadas, mesmo que figuras importantes do fluxo de trabalho não estejam dentro da empresa.

A tecnologia em nuvem é a base principal que possibilita a mobilidade gerencial. Com ela, softwares podem ser acessados de qualquer lugar, simplesmente porque não estão instalados em computadores. Assim, com um login e com uma senha, é possível trabalhar a qualquer hora, acessando por qualquer aparelho.

Quais são os benefícios da mobilidade gerencial?

A mobilidade gerencial propõe vantagens realmente interessantes às relações de trabalho e também às possibilidades de alcançar melhores resultados estratégicos. Entenda melhor quais são esses pontos positivos a seguir.

Otimização da rotina de trabalho

Com uma plataforma que funciona remotamente, os elementos integrantes de uma equipe terão a capacidade de ser mais participativos em processos e demandas. Não há uma limitação física, o que já torna a rotina mais produtiva e voltada para a solução das tarefas. Tomar decisões e monitorar processos de qualquer lugar é essencial para ter bons resultados.

Tomada de decisão precisa

A mobilidade gerencial depende diretamente de plataformas de gestão e de execução de tarefas e a maioria delas é baseada em dados. Assim, além da maior flexibilidade e da liberdade em relação à rotina, há também um trabalho sustentado por informação precisa. Com essas percepções, a tomada de decisão é mais certeira, sem projeções confusas.

Como uma tecnologia de recrutamento e seleção online pode ajudar?

As plataformas de recrutamento e seleção permitem automatizar todo o processo, desde a captação do candidato até a entrevista. Tudo é feito em um ambiente digital preparado para analisar informações e categorizá-las, garantindo que a equipe de RH encontre o candidato mais adequado para a posição oferecida.

Essas plataformas permitem definir todas as etapas do processo seletivo e o fluxo de aprovação de vagas pelo qual o candidato passa. Todo o processo é automatizado, o que permite que os recrutadores recebam notificações em tempo real quando esse candidato avança no cumprimento das etapas do fluxo de recrutamento.

Em meio a toda essa tecnologia focada em mobilidade gerencial, as plataformas de recrutamento e seleção cumprem um importante papel para a proposta de mobilidade gerencial.

Os recrutadores e gestores acompanham o processo seletivo remotamente

Os recrutadores e gestores podem acompanhar todo o processo seletivo remotamente, dispensando a ida do candidato à sede da empresa, o que despende investimento de tempo e dinheiro. Com o acompanhamento remoto por meio da plataforma, as pessoas envolvidas no processo podem tomar decisões e monitorá-los rapidamente, a qualquer hora.

O candidato não precisa se deslocar

A mobilidade gerencial também possibilita captar talentos de várias localidades, o que de repente não seria possível em um processo seletivo presencial em sua totalidade. A possibilidade de fazer, por exemplo, uma entrevista por vídeo, pode ser decisiva para ampliar o alcance a candidatos.

Uma análise precisa do candidato é feita

Nem sempre, durante uma entrevista presencial, é possível realizar uma análise precisa do candidato, muito por questões de tempo e de agenda. Quando esse processo é feito em uma plataforma, além do suporte de tecnologia de inteligência artificial ao estudar as reações do candidato, é possível ter a entrevista salva.

A partir desse material, mais pessoas podem assistir à entrevista. Isso evita que a percepção sobre o candidato fique restrita à análise do recrutador, ou seja, de quem o entrevistou. O recurso de vídeo inclui também gestores e outros membros importantes do recrutamento, possibilitando que eles analisem o talento em questão.

Como é o processo de implantação da mobilidade gerencial?

A mobilidade gerencial depende, basicamente, de tecnologia que permita que ela realmente seja uma realidade para as equipes de trabalho, especialmente o RH. Com plataformas de gestão de processos de recrutamento e seleção, por exemplo, os colaboradores responsáveis podem continuar com esse fluxo de trabalho a qualquer hora e em qualquer lugar.

A distância, em trabalhos de campo, ou em qualquer ocasião, torna-se mais fácil direcionar colaboradores, analisar candidatos e trabalhar na etapa que for da administração. Tudo isso só funciona adequadamente se houver um ambiente tecnológico em nuvem que consiga trazer dados e automatizar tarefas a partir da nuvem.

Como a plataforma do Compleo pode ajudar?

O Compleo é uma empresa que oferece soluções voltadas para o setor de RH, sempre com foco na automação de tarefas com base em dados e em inteligência artificial. Tratando da mobilidade gerencial, há dois produtos principais que podem ser essenciais nessa proposta. São eles:

  • Compleo ATS: plataforma de gerenciamento das rotinas de RH e que estrutura todo o processo de recrutamento e seleção, do início ao fim, incluindo as entrevistas em vídeo;
  • Compleo Vídeo: plataforma de entrevista por vídeo que analisa o comportamento dos candidatos e oferece insights que ajudam na tomada de decisão quanto à escolha do talento.

A mobilidade gerencial é, inquestionavelmente, uma necessidade aos modelos de trabalho atuais, especialmente nos setores de RH. Seja para demandas cotidianas, seja no processo de recrutamento e seleção, a ideia de trabalho remoto com eficácia se faz importante, e isso só é possível com uma plataforma ideal.

Em busca da solução certa para o seu RH? Entre em contato com o Compleo e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados