Confira 7 melhores dicas para montar uma equipe de alta performance

Todas as corporações, grandes ou pequenas, são formadas por equipes de trabalho. Elas estão na liderança, no operacional, no administrativo, na manutenção etc. Você pode considerar as suas equipes a espinha dorsal da sua empresa e um dos principais ativos para o alcance dos resultados desejados.

No entanto, não basta ter um time de especialistas para que ele seja realmente produtivo. É preciso haver total sinergia nos propósitos e nos interesses individuais e coletivos. Nesse contexto, a equipe de alta performance é essencial para definir a maneira como a sua empresa vai organizar a produção para que os resultados se traduzam em uma vantagem competitiva significativa.

Então, como criar esse grupo altamente engajado? Para ajudá-lo nessa questão, neste artigo, trazemos o conceito de equipe de alta performance, suas características e as melhores dicas práticas para encontrar os profissionais ideais. Confira as próximas linhas!

O que é uma equipe de alta performance?

As equipes de alta performance são uma extensão das equipes regulares, com maior senso de comprometimento coletivo para o sucesso do trabalho e, por consequência, para o crescimento da organização. Nesses times, o olhar coletivo prevalece sobre os desejos individuais, e cada membro desempenha o papel de parceiro na obtenção de resultados excelentes e mensuráveis.

Com isso, os times apresentam para a sua empresa benefícios mais significativos do que as equipes habituais, pois o foco está nas responsabilidades mútuas, com expectativas das funções claramente definidas e membros capazes de compartilhar ideias de forma criativa e que contribuem para a unidade do trabalho.

O que distingue as equipes de alta performance de outros grupos é o fato de não se tratar de um punhado de pessoas simplesmente seguindo ordens e realizando tarefas. Para funcionar efetivamente, ela precisa de:

  • profundo senso de propósito e compromisso com os membros da equipe e com a missão da organização;
  • metas de desempenho relativamente mais ambiciosas do que as equipes comuns;
  • responsabilidade mútua e um entendimento claro das responsabilidades dos membros em relação à equipe e às obrigações individuais;
  • uma gama diversificada de conhecimentos que complementam as habilidades de outros membros da equipe;
  • interdependência e confiança.

Qual o perfil desses profissionais?

Os membros de uma equipe de alta performance contam com um perfil muito particular, que vai além de uma variedade de conhecimentos técnicos. Dê uma olhada.

Identidade e missão

Um sentimento de orgulho prevalece no time e se deve, em parte, aos esforços pessoais que cada membro da equipe investiu na mudança para a alta performance. Além disso, há uma percepção real de onde o grupo está, aonde quer chegar e como dedicar a sua energia para isso.

Foco na eficiência dos resultados

Mais que ter objetivos, a equipe de alta performance estabelece claramente os processos para os principais aspectos dos negócios e das interações. Para isso, está constantemente se aprimorando e entende o quanto a governança é indispensável.

Diversão

Os membros da equipe gostam de estar juntos e interagir de todas as maneiras. Eles também comemoram sucessos com frequência e buscam formas de manter a motivação.

Alinhamento

A equipe de alta performance age coordenadamente. Além disso, rapidamente resolve conflitos e avança. Os membros acreditam no poder do suporte, no compromisso, na comunicação, na colaboração e no acordo entre todas as partes interessadas.

Confiança

A confiança é um ingrediente essencial. Os membros se comunicam de maneira eficiente e transparente. Eles acreditam em uma cultura de feedback e procuram construir relacionamentos harmônicos.

gestão de talentos na TIPowered by Rock Convert

Quais as melhores dicas para recrutar uma equipe de alta performance?

Agora que você já sabe quais são as características dos profissionais das equipes de alta performance, veja como recrutar um time do zero em 7 dicas.

1. Compreenda as necessidades da empresa

Esse é um processo delicado, que envolve observar qual é a situação atual de sua empresa ― onde você está e aonde deseja chegar. É preciso verificar os pontos positivos e negativos, compreender se a cultura organizacional está alinhada e que situações influenciam o clima e a produtividade dos colaboradores.

2. Aprimore a comunicação interna

Como você viu, a comunicação transparente e aberta é indispensável às equipes de alta performance. Para isso, as suas políticas de comunicação interna e os canais precisam cooperar com as expectativas de profissionais, que precisam de rapidez, eficiência e precisão nos processos comunicacionais ― sem obstáculos e sem ruídos.

3. Pesquise o que esse profissional procura

É possível que você tenha de contratar profissionais para a sua equipe de alta performance. Para tanto, é preciso reconhecer as expectativas individuais, a fim de que sua organização esteja alinhada com os objetivos de cada um.

Com isso, esse fit cultural pode ser descoberto ainda na fase de triagem de currículos para que o processo seletivo inclua apenas talentos realmente engajados com esse propósito.

4. Observe o perfil dos profissionais

Você notou que o perfil dos profissionais de uma equipe de alta performance envolve um grande número de habilidades pessoais, chamadas soft skills. Então, de acordo com o perfil de sua empresa, observe quais são os profissionais internos com essa mentalidade de crescimento e, também, leve em conta esse detalhe no seu recrutamento.

5. Saiba quais os meios de recrutá-los

Se você abrir um processo seletivo externo, saiba que os profissionais de alta performance são altamente engajados com a tecnologia. Então, não deixe que as barreiras geográficas afastem você dos melhores talentos. Uma saída para isso é o recrutamento de candidatos online, que pode abranger diversas fases, desde testes até entrevistas por vídeo.

6. Ofereça os atrativos certos

Você já ouviu falar de recrutamento social? Essa é uma estratégia para angariar os melhores talentos para as suas equipes de alta performance. Os talentos sociais são interessados em empresas engajadas com questões importantes para o mundo — que sabem compartilhar conhecimentos, ensinar e aprender — e que os façam crescer como pessoas.

Então, além de apresentar bons salários e benefícios, você deve tornar a sua empresa um ambiente que facilite a fidelização dos melhores talentos a partir de crenças, influências e do sucesso focado nas pessoas e no legado para a sociedade.

7. Estabeleça uma política de recompensas

Por fim, mas não menos importante, temos a política de recompensas. Por meio de uma política de recompensas que inclua premiações, valorização profissional, homenagens, benefícios para a família, educação continuada etc., você aumenta muito mais as chances de manter os seus profissionais motivados e comprometidos com os resultados do negócio.

A fim de conseguir criar as melhores equipes de alta performance, é preciso contar com quem entende do assunto. O Compleo é uma plataforma tecnológica capaz de transformar o seu processo seletivo, com maiores resultados e menor custo.

Para você ter uma ideia, o software Compleo ATS, por exemplo, organiza todas as etapas do seu recrutamento, de maneira que os melhores talentos sejam contratados no menor tempo, sem erros. Já o Compleo Vídeo permite que não se gaste tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e o conteúdo fica disponível para quem quiser assistir.

Visite o site do Compleo agora e conheça mais sobre as nossas soluções para a contratação de uma equipe de alta performance!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment