Endomarketing: 10 Ideias de ações de final de ano para fidelizar talentos

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Olhar para os colaboradores e fidelizar talentos é um dos grandes desafios e necessidades de um negócio, afinal, são as pessoas que fazem as estratégias acontecer e é crucial que elas estejam felizes em seu ambiente para performar o máximo em suas tarefas.

Para isso, ter uma estratégia de endomarketing que olhe para diversos pontos do desenvolvimento, integração e bem-estar das pessoas é crucial e claro que esse é um processo que inclui planejamentos para datas comemorativas ao longo dos anos.

Como estão os planos do seu negócio para fidelizar talentos nesse fim de ano? Saiba mais sobre a importância desse momento e confira algumas dicas que separamos para você!

O endomarketing e as datas comemorativas

O endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas na empresa, ou seja, é uma forma de promover a imagem da organização entre seus componentes.

Muitos são os objetivos da prática como motivar equipes, diminuir rotatividade e ter embaixadores e divulgadores de marca criados dentro do seu ambiente, afinal, ter pessoas que se sentem valorizadas, incluídas e pertencentes ao negócio faz toda a diferença nos resultados de uma organização.

As ações de endomarketing podem ser das mais diversas, desde comunicação interna,  onboarding, benefícios e políticas de carreira, incentivos, eventos, palestras, comemorações, decoração e valorização do colaborador e de suas necessidades de forma geral. 

É importante dizer que, ações de datas comemorativas não são as únicas estratégias de endomarketing, mas sem dúvida, são uma das muito importantes. Olhar para datas comemorativas que façam sentido para seu negócio humaniza a marca, aproxima colaboradores e faz com que os profissionais se sintam cada vez mais pertencentes a um ambiente.

E, independente de como as festas de fim de ano são comemoradas por cada pessoa, esse é um momento especial que faz sentido receber o investimento das organizações para fidelizar talentos em um ambiente. Portanto, confira algumas ideias:

1- Decore o ambiente

Pode parecer simples, mas a decoração é um item que faz toda a diferença nos ambientes de trabalho, afinal, é nele que as pessoas passam grande parte dos seus dias e, ao estar em um local acolhedor incentiva a produtividade e o clima organizacional.

Vale a pena investir em decoração das salas e enfeitar para a época, itens são o que não faltam nas lojas independente do seu orçamento!

2- Faça uma confraternização

Se tem uma coisa que é típica de fim de ano são as confraternizações das empresas e esse é um bom momento para reunir pessoas de forma mais descontraída, melhorar o ambiente organizacional e fazer com que todos se sintam pertencentes de um mesmo local.

Seja um almoço, jantar, happy hour ou uma festa mais elaborada, o importante é reunir as pessoas para comemorar o ano que passou!

3- Reconheça seus talentos

Quem não se lembra de assistir na televisão ou ver em diversas mídias prêmios para os “melhores do ano” quando chegamos nessa época? Além de festas, esse também é um ótimo momento para reconhecer e fidelizar talentos.

Seja na confraternização ou em reuniões comemorativas da época, é interessante criar prêmios e reconhecer as pessoas do ambiente, seja por trabalho de fato e resultados e por suas ações que motivam outras pessoas dentro do negócio.

Quando falamos nos reconhecimentos de ações, é bacana que essa escolha não seja feita apenas por gestores ou pelo RH, mas que seja uma espécie de indicação de colegas para que todos participem e tenham oportunidades de serem reconhecidos.

4- Presenteie os colaboradores

Além de toda a simbologia que o fim de ano carrega, não tem como negar que é também uma época de presentes, certo? Então, nada melhor do que presentear seus colaboradores como mais uma forma de fidelizar talentos.

Seja através de cestas, vales, cartões-presentes ou kits, por exemplo, o importante é encaixar no orçamento e escolher o que de fato faça sentido para suas pessoas.

5- Estimule a solidariedade

Mais do que presentear, é importante pensar no próximo e essa época é mais uma oportunidade de criar ações solidárias e convidar as pessoas para ajudar umas as outras.

Isso pode acontecer de diversas formas, desde apadrinhamentos, arrecadação de itens, gincanas entre equipes para estimular as doações e outras formas que façam sentido o negócio. Aqui, o importante é ajudar!

6- Inclua a família

A família faz parte da simbologia das festas de fim de ano e, nada melhor do que incluí-las nesse ambiente que é quase uma segunda casa para os colaboradores. Entenda se vale a pena convidar familiares para a confraternização ou criar dias especiais para levar os filhos no trabalho ou para criar momentos em que o colaborador possa unir sua vida pessoal à profissional.

Ao poder levar as pessoas que gostam para o ambiente de trabalho, os colaboradores enxergam a empresa de forma ainda mais humanizada e se sentem cada vez mais parte desse ambiente, que se torna extremamente acolhedor.

7- Invista em gamificação

Gamificar é uma forma de engajar pessoas em seus ambientes e essa estratégia pode servir para educar, treinar e repassar informações. Aproveitar a temática de fim de ano é uma boa estratégia para criar ações de conteúdo e integração entre os times, de forma leve, agradável e próxima de cada um.

8- Faça uma retrospectiva

As pessoas adoram se ver como parte do negócio e gostam muito de retrospectivas (é só vermos quantas delas existem nas redes sociais, não é mesmo?), por isso, essa é uma ação importante dentro da estratégia de endomarketing.

Seja em forma de vídeo, texto, imagens ou histórias, conte em seus canais internos o que aconteceu no ano, ressalte conquistas, fale de todos os pontos positivos da organização e demonstre como cada um contribuiu para aqueles resultados.

9- Fale do futuro

Além de reconhecer pessoas pelo ano e olhar para tudo que passou, é crucial olhar para frente nessa época. Portanto, tenha definidos planos, metas e estratégias e compartilhe com as pessoas.

Pode até parecer bobo falar sobre isso, mas muitas empresas acham que essas informações são apenas de gestores e alta diretoria e esse é um grande erro. Para fidelizar talentos é preciso que eles estejam de fato por dentro do ambiente e saibam como a empresa espera caminhar.

10- Repense a carga horária

Como já dissemos, muitas são as atuações do RH e do endomarketing e horários também podem fazer parte das ações de fim de ano. É normal que os colaboradores cheguem exaustos nesse período e, em alguns casos, pode fazer sentido conceder recessos ou horários diferenciados para que todos possam repor energias.

Repense sua estrutura e olhe para os horários das equipes. Ainda que não seja possível dar recesso para toda a empresa, pode ser viável tornar o fim de ano um pouco mais flexível para seus colaboradores.

O fim de ano é uma ótima oportunidade de melhorar o clima organizacional, fidelizar talentos e incluir as pessoas ainda mais dentro da cultura do seu negócio. Como seu time de RH, em conjunto com gestores, estão olhando para essa oportunidade?

Aproveite nossas dicas, veja o que faz sentido para seu cenário e coloque em prática agora mesmo! Gostou das nossas dicas? Nos siga nas redes sociais e receba em primeira mão conteúdos para fidelizar talentos e muito mais!

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