Software de recrutamento e seleção: entenda como ocorre a experiência do usuário em entrevista por vídeo

Para uma experiência cada vez mais eficiente tanto para o RH quanto para o candidato, utilizar um software de recrutamento e seleção é uma grande vantagem competitiva no mundo corporativo.

A maior dificuldade que o recrutador enfrenta é o tempo gasto em um processo seletivo. Muitas vezes o currículo descreve exatamente o que a vaga pede, mas ao se deparar com o profissional em uma entrevista presencial, você percebe que seu perfil comportamental não é compatível com a cultura organizacional. Então, tempo perdido!

Capaz de criar uma experiência única para ambos, a entrevista por vídeo é utilizada atualmente por muitas empresas, que se beneficiam com processos mais ágeis e com melhores resultados.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa ferramenta e os benefícios que a entrevista por vídeo proporciona tanto para a organização quanto para o candidato. Se interessou? Continue a leitura!

A experiência do usuário e processo de seleção por vídeo

Um bom software de recrutamento e seleção deve fornecer aos seus usuários, empresa e candidato uma experiência única e positiva, pois o resultado dessa prática favorece a marca empregadora e atrai cada vez mais candidatos compatíveis com a cultura organizacional.

Um sistema de R&S precisa facilitar a atividade da equipe de RH para que, com uma ferramenta de fácil entendimento e manuseio, as tarefas sejam otimizadas, integradas e com resultados mais efetivos.

Ao incluir o processo de seleção por vídeo, as facilidades aumentam, pois será possível definir com agilidade qual profissional é mais qualificado para continuar nas próximas etapas.

Pensar que essa ferramenta reduz o tempo da triagem aumenta sua credibilidade e favorece o desempenho da equipe de RH, criando uma experiência positiva aos usuários responsáveis pela etapa.

Pensando nos candidatos, efetuar o cadastro pela internet e responder a perguntas e testes de forma online obtendo a resposta das etapas por e-mail, sem a necessidade inicial de ir à empresa que, talvez, não seja o que ele esperava causa uma boa impressão e uma economia financeira e de tempo, pois o deslocamento só acontece caso ele se aproxime de fato do perfil que a empresa necessita.

Incluir uma entrevista por vídeo na etapa de recrutamento auxilia na avaliação do que não pode ser visualizado em um currículo e reduz a forma presencial, muitas vezes desnecessária, pois a entrevista por vídeo vai acrescentar dados ao perfil do candidato, que ao lançar no sistema auxiliará o RH a filtrar os mais qualificados.

O software de recrutamento e seleção

O que é?

É uma ferramenta capaz de fazer a gestão de todo o processo seletivo de uma empresa, desde a abertura da vaga até o fechamento, contratando o perfil mais aderente de acordo com as necessidades da empresa e os dados fornecidos ao sistema.

A vantagem de obter uma ferramenta como essa é a facilidade na divulgação das vagas — configurada para disparar em diversas redes sociais, além de centralizar todas as etapas em um só lugar, facilitando a gestão, organizando e uniformizando as informações.

Como funciona?

Se a empresa tem em seu site o link de vagas disponíveis, poderá configurar para que, ao realizar o cadastro, o candidato responda perguntas específicas. Com isso, o RH realizará um filtro inicial por meio do software e continuará com aqueles que mais se encaixarem.

Com esse recurso é possível também incluir testes, com perguntas formuladas pelo gestor, e assim acumular mais informações sobre o profissional e decidir se ele continua para as próximas etapas. Tudo isso com a funcionalidade de cadastro no software para que nenhuma etapa seja perdida.

Com o alto índice de candidaturas, ao utilizar um software de R&S, a comunicação com os profissionais fica mais fluida, pois um sistema com funcionalidades em lote é capaz de enviar e-mail para vários candidatos de uma só vez. Dessa forma, todos recebem um retorno, parte importante em um processo seletivo.

Além disso, é possível compartilhar com os demais gestores os perfis dos candidatos para uma avaliação colaborativa e, assim, tomar decisões mais certeiras.

Para dar sequência ao recrutamento, o Recursos Humanos envia aos talentos uma lista de perguntas para que ele responda por meio de vídeo e retorne à empresa para uma nova avaliação.

Essa é uma etapa adicional, que não substitui a entrevista presencial. Ela é um novo filtro seletivo, capaz de fornecer mais informações para auxiliar o processo de decisão.

Isso acontece da seguinte forma: o recrutador monta perguntas padronizadas de acordo com a vaga em aberto, sejam técnicas, sejam gerais e envia. Todos os candidatos receberão as mesmas perguntas e deverão gravar um vídeo respondendo cada uma e encaminhar para o RH assistir.

Ao assistir o vídeo, o RH pode configurar o tempo de resposta a partir da leitura da pergunta, assim ele consegue extrair a espontaneidade do candidato.

Existe a possibilidade de converter para texto o que foi dito pela pessoa. Além disso, é viável utilizar a inteligência artificial para ter maior clareza de acordo com as expressões faciais do profissional (alegria, tristeza, dúvida). Caso o sistema informe algum tipo de confusão  que não seja motivo de reprovação, mas sim, de análise mais detalhada — e se houver aderência, chamá-lo para a entrevista presencial.

As vantagens de um software de recrutamento e seleção

A redução do tempo no processo seletivo é um grande benefício ao utilizar um software de recrutamento e seleção e incluir a entrevista por vídeo. Isso porque a junção dessas duas ferramentas é capaz de extrair do candidato dados que o currículo não consegue mostrar.

Ao conciliar as ferramentas, as entrevistas presenciais desnecessárias são eliminadas da etapa, aumentando o tempo para analisar os perfis mais qualificados e convidar somente os melhores para a avaliação na empresa.

Uma entrevista por vídeo identifica no profissional se suas competências são realmente compatíveis com o que está escrito em seu cadastro, além de tornar possível avaliar a fluência no idioma, caso seja solicitado.

Outra vantagem é o fato de poder incluir o gestor da área que solicitou a vaga no processo, podendo compartilhar a entrevista por vídeo e obter uma opinião técnica sobre o candidato, deixando para o RH as questões comportamentais e psicológicas.

Ao automatizar o processo de recrutamento e seleção, além da agilidade, a empresa ganha em dados e histórico, já que cada pessoa que participar das etapas ficará registrada em um banco de informações. Quando houver um novo recrutamento e esse profissional se candidatar novamente, será possível buscar as informações e decidir se ele encaixa ou não na vaga.

A empresa é beneficiada com a redução de custos, pois os profissionais terão mais agilidade no processo e, com isso, o tempo para desempenhar as demais atividades do setor não será impactado.

Ao reduzir a quantidade de entrevistas presenciais, automaticamente o tempo disponibilizado para elas também será menor. Ao utilizar o vídeo, o RH não precisa se deslocar para entrevistas incertas em outros lugares, deixando a etapa presencial somente para o final.

Além disso, nem sempre um candidato tem condições financeiras para se deslocar até o RH de uma empresa e preencher fichas, realizar testes, fazer as entrevistas, mas, na maioria das vezes, tem acesso à internet e a um smartphone, no qual ele poderá baixar o aplicativo e gravar o vídeo e enviar para a empresa. Essa possibilidade é positiva para o candidato, pois ele poderá se candidatar de qualquer lugar do mundo.

Entender que um software de recrutamento e seleção é capaz de otimizar o processo realizando uma seleção imparcial, utilizando somente os dados e competências do candidato é fundamental para o crescimento da marca empregadora e para uma experiência positiva de todos os envolvidos, além da redução de custos nos processos.

Adicionar a entrevista por vídeo ao software de recrutamento e seleção transforma o setor de Recursos Humanos em um local de profissionais mais dinâmicos, objetivos e eficientes no momento da escolha do candidato ideal, fornecendo à empresa equipes motivadas, engajadas, produtivas e lucrativas.

Se você deseja saber mais sobre o que um software como esse pode fazer pela sua empresa, entre em contato com nossos consultores. Temos a solução exata para o seu negócio!


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment