Saiba como preparar uma entrevista por vídeo para contratar estagiário

A tecnologia diminui distâncias, agiliza processos e ainda reduz custos, por isso, a entrevista por vídeo tem sido muito utilizada nas organizações que desejam otimizar seus processos de recrutamento e seleção.

Para a contratação de estagiários, esse recurso tem se mostrado de grande eficiência, já que os jovens têm muita afinidade com a tecnologia e a maioria se sente mais confortável nesse tipo de formato, se comparado às entrevistas presenciais.

É claro que o encontro para conhecer e validar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos é indispensável, mas grande parte do processo pode ser agilizado usando as videoconferências.

Neste post separamos tudo o que você precisa saber para preparar uma entrevista por vídeo para contratar um estagiário. Continue e leitura!

Mas, afinal, como funciona a entrevista por vídeo?

A entrevista por vídeo é um encontro entre os candidatos e o recrutador por meio da transmissão de vídeos, também conhecida como videoconferência. O uso desse recurso pelo departamento de Recursos Humanos ainda é relativamente novo, já que usualmente o processo seletivo nas empresas acontecia quase que exclusivamente de forma presencial.

No entanto, com as rotinas cada vez mais agitadas, tanto dos recrutadores quanto dos candidatos, e isso inclui jovens e formação também, as empresas passaram a aderir à tecnologia das entrevistas por vídeo. Isso porque as companhias já entenderam que é fundamental encontrar mecanismos para facilitar o processo de recrutamento e seleção.

Confira, a seguir, um passo a passo de como se preparar para fazer uma entrevista por vídeo para contratar estagiários!

Prepare a entrevista por vídeo

Assim como na entrevista presencial, é importante você reservar um tempo na sua agenda para se dedicar exclusivamente a esse momento, e também convidar os candidatos, explicando que a entrevista será por vídeo e como eles devem proceder para acessar a ferramenta de vídeo.

Certifique-se que no momento da entrevista não será interrompido, que os equipamentos estejam funcionando, inclusive o link de internet, e que você tem em mãos todas as informações sobre a função para estagiário.

É importante enfatizar que preparar o ambiente que você realizará a entrevista por vídeo é muito importante. Ele deve ser calmo e silencioso para evitar os ruídos de áudio e também para não dispersar a atenção dos candidatos.

Saiba conduzir a entrevista por vídeo

A entrevista por vídeo pode ser individual ou coletiva. Nesse último caso, várias pessoas entrarão em conferência ao mesmo tempo, e você administra a lista de participantes. Quando todos estiverem online, você abre a entrevista como no processo seletivo presencial, apresentando-se e também falando um pouco sobre a posição em aberto.

Você pode abrir as perguntas avaliando questões comportamentais e de habilidades dos candidatos, anotando as principais características de cada participante, como comportamentos, conhecimentos e habilidades.

Em seguida, proponha uma lista com perguntas para que os candidatos exponham desafios que já tenham vivenciado, citando exemplos específicos.

Abra espaço para o entrevistado perguntar e falar

Cabe ao recrutador mediar as interações no vídeo. Na entrevista para estagiário, é comum que os jovens queiram se destacar e mostrar o potencial individual. Por isso, logo do começo dos trabalhos, exponha como a entrevista será conduzida e quando cada candidato poderá falar.

Estabelecer uma ordem cronológica costuma funcionar bem, no entanto, com o tempo e sua própria experiência, você criará as habilidades necessárias para conduzir esse momento, que se tornará tão natural como na entrevista presencial.

Identifique comportamentos indesejados no vídeo

Os jovens da chamada geração Y são conhecidos por seu imediatismo, individualismo e, em alguns casos, têm problemas em se ajustar a ambientes que têm hierarquia. Tudo isso favorece o conflito entre gerações nas empresas, já que sem humildade para aprender, dificilmente o estagiário conseguirá galgar degraus dentro da organização.

Essas questões também podem ser avaliadas na entrevista por vídeo e, para isso, o recrutador pode, assim como nas entrevistas convencionais, simular situações e pedir para os candidatos dizerem como agiriam diante de tal desafio.

Usando os conhecimentos técnicos para avaliação de candidatos, é possível, logo no início, fazer um diagnóstico com base no comportamento dos jovens.

Como é característico da geração millenium, uma autoestima muito elevada e resistência a conselhos podem, de imediato, desclassificá-los do processo seletivo.

Listamos para você alguns comportamentos que devem ser observados:

  • ficar olhando o celular enquanto o outro colega fala, mostrando desinteresse pelo momento do outro;
  • não respeitar a vez do colega falar;
  • ser impulsivo nas respostas;
  • chegar atrasado na entrevista por vídeo, mostrando pouco interesse pelo cargo;
  • falar gírias em excesso;
  • mostrar-se pouco maduro para responder às questões propostas;
  • ironizar as respostas dos colegas;
  • não demonstrar os conhecimentos técnicos necessários para assumir a posição.

Além disso, apesar de os candidatos estarem em casa ou em outro ambiente no momento da entrevista, é preciso que eles tenham alguns cuidados que demonstrem senso de organização e responsabilidade, como portar-se de forma adequada, com roupas limpas e passadas, cabelo penteado e barba bem feita, além de organizar minimamente o ambiente em que estão, já que serão observados pelo recrutador e também pelos outros candidatos.

Quais softwares podem ser usados em uma entrevista por vídeo?

Hoje, o mercado dispõe de vários recursos, como Hangout e Skype, e até ferramentas exclusivas, como Compleo Vídeo.

O Compleo Vídeo tem diferenciais importantes, como a possibilidade do recrutador criar roteiros de entrevistas e avançar ou voltar o vídeo para os momentos que julgar necessários. Outra vantagem é a possibilidade de o recrutador fazer a avaliação de cada vídeo e, também, fazer o compartilhamento das entrevistas com os gestores das áreas. Além disso, esse recurso pode ser usado pelos candidatos por meio de computadores e dispositivos móveis.

Como vimos ao longo deste post, a entrevista por vídeo é uma tendência e um recurso muito válido para captar jovens talentos. Isso porque eles têm alta afinidade com as novas tecnologias e aceitam bem esse tipo de entrevista, que reduz custos e, ainda, agiliza a rotina dos recrutadores.

Se você gostou deste post sobre como preparar uma entrevista por vídeo para contratar estagiário, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você!


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment