RH e tecnologia: una forças e supere desafios do processo seletivo

Trabalhar com uma equipe preparada e competente é sempre um grande desafio para as empresas. Escolher as pessoas certas é um processo longo, que requer muito cuidado e atenção. Afinal, os colaboradores também têm um papel estratégico no crescimento de uma organização.

A realização de processos de recrutamento e seleção fica por conta do setor de Recursos Humanos. A área precisa ser bem estruturada e contar com profissionais que tenham pleno conhecimento de todos os detalhes envolvidos, fazendo com que a contratação e retenção de funcionários não deixem a desejar.

A tarefa é pesada, e buscar ferramentas que otimizem suas operações é fundamental. Diante deste cenário, RH e tecnologia tornam-se cada vez mais grandes aliados. Hoje, com a ajuda de plataformas, softwares e aplicativos, lidar com a administração e avaliação de processos seletivos fica mais simples e prático.

Quer saber como utilizar recursos tecnológicos em seu trabalho? Então, acompanhe nosso artigo e veja como esta parceria traz excelentes resultados!

Testes online para avaliar os candidatos

Por vezes, simples entrevistas ou dinâmicas em grupo não são suficientes para perceber todos os atributos dos candidatos. Para ter certeza de que eles estão aptos a preencherem uma vaga, é preciso ir além.

Por isso, muitas empresas optam por aplicar testes. Com base no desempenho obtido, o concorrente pode ser efetivado ou passar para uma próxima fase do processo seletivo. Porém, nem sempre há tempo para recorrer à caneta e ao papel na hora da correção.

Neste momento, tudo o que puder ser agilizado ajuda a tornar a avaliação ainda mais rápida. E a melhor opção é, sem dúvidas, aplicar testes online. Com o uso de uma plataforma intuitiva e simples, o candidato pode responder às mais diversas questões, tanto abertas quanto fechadas.

As respostas ficam armazenadas no sistema e podem ser compartilhadas também com membros da gestão e liderança. Além disso, se o candidato não for adequado para aquela ocasião, seus registros continuam armazenados e disponíveis para outro momento em que seu perfil seja compatível com a vaga oferecido.

Os testes online também oferecem uma análise mais precisa a respeito de um concorrente. Dessa forma, a empresa consegue contratar exatamente o profissional de que necessita com muito mais assertividade. A tática evita a possibilidade de desligamento em pouco tempo de serviço e reduz as chances de se apostar em quem nada tem a ver com o trabalho.

Ferramentas de comunicação online para entrevistas a distância

Quando se realiza um processo seletivo, economizar tempo é crucial. São muitos candidatos a serem avaliados — e isso não pode ser feito de qualquer jeito. Ao mesmo tempo, há pressa para a contratação, ao passo que os concorrentes não devem ficar muitos dias na espera.

Parece uma situação complicada de ser resolvida, certo? Mas utilizar ferramentas de comunicação online para entrevistas a distância pode ser a solução.

Por meio de conferências via web, o profissional de RH consegue acelerar a conversa com todos os interessados pela vaga e gravar a entrevista para posterior análise. É possível, ainda, ter uma noção aproximada da postura e do comportamento de quem está sendo avaliado.

Este recurso também traz benefícios para o próprio candidato. Se ele morar longe, estiver empregado em outra companhia ou apresentar horários muito específicos, não precisará desistir do processo e conseguirá participar das etapas com apenas um notebook ou smartphone, economizando com as questões de transporte e deslocamento.

A empresa não perde em nada ao investir nessas ferramentas, pois algumas são gratuitas e outras têm um valor bastante acessível. Com o período de recrutamento e seleção agilizado, sobrará mais tempo para que o setor de Recursos Humanos se dedique a outras atividades de igual importância estratégica.

Softwares para gerenciar o processo seletivo do início ao fim

Muitas empresas enfrentam a realidade de terem muito pouco tempo à disposição para processos de seleção. Contudo, eles precisam acontecer e não podem ser realizados de forma inadequada.

Para não prejudicar futuros funcionários e a equipe de RH, existem softwares desenvolvidos especialmente para acompanhar a seleção do começo até o final. A candidatura é realizada com o auxílio de sites ou plataformas digitais.

Em seguida, o candidato poderá responder a testes e questionários com diversos tempos. Eles abrangem tanto suas noções sobre a empresa e a função a ser desempenhada quanto seu psicológico, tendo como principal característica a flexibilidade.

Os processos online podem acontecer em qualquer horário, ter prazos estendidos ou diminuídos e alcançar um grande número de pessoas. Podem também ser reaplicados conforme a necessidade e ter seus dados disponíveis para acesso por outros setores da companhia, que contribuirão com um olhar mais atento em relação a suas vagas.

Plataformas para auxiliar o mapeamento comportamental

Durante e depois da contratação, é essencial observar o comportamento do colaborador dentro da empresa. Mas também não é incomum que o profissional de RH tenha dificuldades em identificar pontos de acerto e falha de um colega, com tantas outras ocupações em curso.

Com isso, usar plataformas para auxiliar o mapeamento comportamental ajuda bastante a facilitar o compromisso. Por meio do cruzamento de dados e da análise de informações, a ferramenta consegue identificar quais candidatos têm mais facilidade de adaptação à cultura organizacional.

Com simples registros periódicos, as monitorias e os treinamentos oferecidos pela empresa podem ser aperfeiçoados de acordo com as necessidades principais dos colaboradores. Assim, há muito mais desenvolvimento e valorização de pessoal, com menos desligamentos ou demissões e maior adesão ao compromisso de realizar bem o serviço.

Parceria entre RH e tecnologia para conseguir candidatos mais interessados

Em um processo seletivo comum, é inevitável entrevistar pessoas que não estão tão interessadas na vaga disponibilizada. Muitas delas nem mesmo entendem qual é o posicionamento da empresa no mercado. E lidar com uma gama tão grande de candidatos que não têm todos os requisitos necessários faz com que o RH perca muito tempo.

Mas apostar na tecnologia para recrutamento e seleção é uma forma de afunilar as opções e facilitar a captação de colaboradores. Com ela, o setor consegue identificar pessoas que estão realmente a par da função e apresentam características condizentes com o perfil procurado.

Viu só como RH e tecnologia formam uma dupla de peso para enfrentar desafios de recrutamento e seleção? Então, aproveite que você já está por dentro do assunto e complemente seus conhecimentos: veja 7 dicas para inovar no processo de seleção de pessoal e mãos à obra!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment