Qual a importância do vídeo para recrutamento e seleção de pessoas?

O processo de seleção de pessoas é um dos mais importantes para o RH e para a empresa como um todo, pois permite que mão de obra qualificada faça parte do quadro de funcionários. Há, no entanto, que se considerar o uso cada vez maior do vídeo nesse processo.

Ele começou a ser usado nas reuniões empresariais, depois no treinamento das equipes e, mais recentemente, na contratação. Com uma boa estratégia, além de otimizar a qualidade da seleção, agrega flexibilidade, comodidade e economia.

Pensando em tudo isso, elaboramos um artigo especialmente para você. Hoje, vai entender qual a importância do vídeo para o recrutamento e seleção de pessoas de forma clara e objetiva. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Marca empregadora: como o vídeo dissemina valores e cultura

Em primeiro lugar, é preciso considerar o uso do vídeo para construir uma forte marca empregadora: isso é, uma imagem institucional capaz de atrair e reter talentos, transformando todo o negócio em um grande ímã de gente acima da média.

Na atualidade, sabe-se que a imagem transmitida pela empresa aos talentos é essencial, então é preciso investir no assunto e garantir que a organização seja bem-vista.

O vídeo tem um grande papel nesse contexto. É uma ferramenta útil para transmitir os valores da organização, mostrar um pouco mais da cultura no trabalho, das tarefas realizadas no dia a dia e, por fim, despertar o desejo dos talentos no mercado.

Uma vantagem é que os atuais profissionais podem fazer o vídeo, falar sobre como é trabalhar na empresa, os benefícios e desafios. A sinergia será muito maior!

Nesse sentido, há poucas ferramentas tão úteis quanto o vídeo. Ele transmite com fidelidade o que acontece na empresa, então consegue prender a atenção dos profissionais, além de cativá-los para que se inscrevam no processo seletivo.

Divulgação de vagas: uma ferramenta digital para o sucesso

Qual a razão para continuar na mesmice de criar uma imensa descrição para as vagas em aberto se é possível fazer um vídeo e gerar muito mais engajamento? É preciso que o RH se adapte às novas demandas do mercado, em especial da geração Y, para a seleção de pessoas.

Muitos profissionais, acostumados com o dinamismo diário, não gostam mais de “perder tempo” lendo imensos blocos de texto que parecem não ter fim. Com uma chamada de vídeo dinâmica, é possível falar sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes demandados pela vaga em apenas poucos minutos.

É provável que a chamada tenha um número maior de comentários, compartilhamentos e converta mais inscrições para a vaga em aberto — afinal de contas, quase todo profissional talentoso deseja trabalhar em um negócio com DNA inovador.

Aqui, no entanto, é importante que o profissional de seleção seja objetivo. Não é preciso fazer um vídeo de 10 minutos, com apenas 3 é possível criar uma chamada memorável.

Por fim, é possível veicular o conteúdo criado em diversas plataformas, variando de acordo com o público que se deseja atingir. Além da página de carreira (chamada de “trabalhe conosco”), pode-se usar as redes sociais, blog e sites de nicho.

Seleção de talentos: o vídeo como elemento-chave

Ainda é possível considerar a própria etapa de seleção. Diferente de alguns anos atrás, quando cada uma das etapas precisava ser feita pessoalmente — afinal, muitas tecnologias eram inacessíveis —, hoje é possível selecionar por meio do vídeo.

A entrevista pessoal é importante, porém, deixa a desejar em diversos quesitos. Apresenta pouca flexibilidade de tempo, gera custos maiores para a empresa, para os profissionais e, ainda, pode sofrer diversos imprevistos.

Com o vídeo, tudo isso é passado. O entrevistador formula as perguntas que vão direto ao ponto e envia ao candidato, que pode responder até com o smartphone. O vídeo poderá ser revisto diversas vezes, bem como compartilhado com outros gestores (que antes precisavam participar da reunião, mais um “gargalo” eliminado).

O uso de tecnologias como essa no RH tem se tornado cada vez mais comum. Estima-se que 56% dos setores de RH estão redesenhando seus processos de gestão de pessoas e aproveitando as ferramentas digitais, segundo a Deloitte.

Há, no entanto, que se considerar a necessidade de um software de entrevista por vídeo. Ele poderá ser integrado com o sistema de seleção, otimizando o tempo de triagem, a qualidade do processo, o acompanhamento de indicadores e métricas de desempenho.

Mais do que inovação: os benefícios do vídeo para a empresa

Não basta ser uma ferramenta inovadora, é preciso agregar valor à empresa e potencializar os resultados da gestão de pessoas. Nesse sentido, quais as vantagens de usar o vídeo para construção da marca, divulgação de vagas e entrevista?

Em primeiro lugar, é possível destacar a flexibilidade. Nos dias atuais, ninguém tem tempo sobrando, nem mesmo os profissionais em busca de trabalho. Então é preciso tornar o processo o mais flexível e agradável possível (beneficiando a firma e os candidatos).

A redução de custos é outro ponto muito importante. Em entrevistas tradicionais, o profissional de RH precisava investir muito mais tempo, energia e dinheiro para receber os talentos e implicar as diversas metodologias de seleção. Com o vídeo, essa demanda pode ser bruscamente reduzida.

É possível economizar com um menor número de ligações, eliminar o tempo perdido com entrevistas canceladas e parar de desviar a atenção dos gerentes de linha, que antes precisavam cancelar alguns dos seus compromissos para participar da seleção.

Por fim, o uso do vídeo favorece a comunicação entre os envolvidos com a seleção. A entrevista pode ser compartilhada, vista e revista por diversas vezes. Assim, todos podem participar do processo, dar o seu parecer e decidir com maior sinergia.

Veja, agora você está por dentro do assunto. A realidade é que há diversas aplicações para a tecnologia em vídeo na gestão empresarial, em especial no recrutamento e seleção de pessoas. É necessário, no entanto, que o selecionador e os demais envolvidos mantenham-se atentos à inovação, adquirindo tecnologias que facilitem o processo e potencializem os resultados.

Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre gestão de pessoas, recrutamento e seleção de talentos? Aproveite para baixar nosso e-book “Gestão de RH: o guia completo para otimizar processos”. Vamos lá!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment