Processo de seleção e entrevista por vídeo: percepções de um recrutador

Realizar processo de seleção e entrevista por vídeo faz parte da transformação digital vivida pelo RH nos últimos anos. Uma ferramenta criada para facilitar as etapas de seleção sem perder a efetividade que o RH precisa manter atrai cada vez mais adeptos, se mostrando muito eficiente quando se trata de otimizar processos.

Uma pesquisa realizada em 2016 com recrutadores brasileiros apontou que 45% já haviam utilizado a entrevista por vídeo e 52,4% tinham interesse em testar em seus processos seletivos.

Esse percentual mostra que o recurso é muito bem-aceito no mercado e que aplicá-lo em sua empresa agrega valor à marca, além de gerar experiências positivas para o recrutador e para os candidatos.

Neste texto vamos apresentar o que um software de seleção e entrevista por vídeo pode fazer pelo RH da sua empresa com base na experiência de um profissional da área. Confira!

O que é o processo de seleção e entrevista por vídeo?

Quando o RH da empresa recebe a solicitação para preenchimento da vaga, antes de iniciar todas as etapas é importante alinhar com o gestor da área solicitante o perfil técnico e comportamental que ele precisa, além de incluir o fit cultural no processo.

Após a divulgação da vaga, uma quantidade grande de currículos é recebida para análise, a fim de encontrar os que mais se encaixam. Se o setor tem um programa de recrutamento e seleção essa etapa se torna mais objetiva e bem mais efetiva.

Os perfis selecionados, antes de serem convidados para uma entrevista presencial, recebem um retorno — via e-mail ou telefone — para participarem de uma entrevista por vídeo.

Funcionamento

O profissional recebe um e-mail com as explicações detalhadas de como baixar o aplicativo da vídeo-entrevista, feito isso, ele gravará as respostas das questões enviadas pelo RH nesse programa e encaminhará para a empresa. 

Caso o candidato prefira gravar sua entrevista pelo notebook ou desktop, basta seguir as instruções do e-mail, clicar no link indicado e efetuar o registro diretamente pela web. Tudo muito simples, prático e rápido, sem a necessidade de fazer o download de nenhum programa.

Ao receber o arquivo, o responsável pelo recrutamento poderá assistir ao vídeo quando e onde quiser, analisando de forma mais tranquila o perfil do profissional. Para uma seleção mais completa, o RH pode compartilhar esse vídeo com o gestor solicitante para uma análise em conjunto.

Depois da avaliação do vídeo, os profissionais mais adequados serão convidados para participarem da entrevista presencial e o RH poderá esclarecer algumas dúvidas que ainda existirem e se aprofundar nos assuntos técnicos e comportamentais, podendo incluir também o líder do setor nessa etapa.

Quando o RH pratica um processo colaborativo, a seleção se torna mais dinâmica e eficiente. O resultado é a formação de equipes engajadas com a cultura organizacional e profissionais compatíveis com a liderança.

Quais são os benefícios da entrevista por vídeo?

Quando a empresa utiliza o processo de seleção e entrevista por vídeo obtém vantagens importantes que devem ser observadas por toda a companhia.

Agilidade

Os processos são mais ágeis devido à análise dos vídeos e uma definição mais clara dos candidatos. A entrevista presencial é fundamental, mas quando você executa somente com os profissionais mais adequados, em vez de entrevistar várias pessoas que talvez nos primeiros 30 minutos você descubra que estão fora do perfil, vai ganhar mais tempo com entrevistas de qualidade. A agilidade se resume em objetividade e efetividade.

Praticidade

Se o talento ideal está trabalhando em outra empresa, isso não é obstáculo para o RH, pois ele poderá gravar a vídeo-entrevista quando estiver em um local adequado, não interferindo em sua atual vida profissional.

Esse é só um dos exemplos, mas as entrevistas podem ser feitas com candidatos em qualquer parte do mundo, nem o RH e nem o profissional precisam se deslocar de onde estão para a entrevista, economizando tempo e recursos financeiros.

Outra praticidade é que não há a necessidade de reserva de sala para a entrevista e agendamento com o líder do setor, a gravação poderá ser visualizada a qualquer hora e de qualquer lugar, facilitando bastante a seleção.

Credibilidade

Quando o RH tem acesso a um software de seleção e entrevista por vídeo é capaz de analisar os candidatos de uma forma mais aprofundada, o que nem sempre a entrevista presencial permite, devido ao tempo, quantidade de pessoas e detalhes que precisam ser captados.

O vídeo pode criar um vínculo entre a empresa e o profissional por meio de uma experiência positiva para ambos. Com isso, o talento tem a chance de se mostrar de uma maneira menos engessada pelo fato de não ter a presença de um avaliador durante a gravação.

O recrutador tem a comodidade de assistir ao vídeo quantas vezes forem necessárias, captar as expressões faciais, a comunicação, os gestos e analisar tudo o mais que for preciso para aprovar ou não o profissional para a próxima fase.

Como funciona um software de seleção e entrevista por vídeo?

Quando não se tem uma ferramenta específica para a tarefa, aplicativos de relacionamento são utilizados para suprir essa necessidade, mas não com a mesma eficiência e praticidade, pois não têm a estabilidade e a segurança de uma ferramenta criada especialmente para essa finalidade.

O Compleo criou um software específico para um processo de seleção e entrevista por vídeo com todo o suporte necessário para que a experiência do gestor de Recursos Humanos, da sua equipe e dos candidatos seja sempre enriquecedora e positiva.

Antes de implementar esse recurso, um especialista vai avaliar as necessidades da empresa para que a inclusão da ferramenta seja feita de forma natural e o RH não tenha dificuldades em sua utilização.

O suporte que o Compleo oferece é atencioso a todo o momento e resolve todas as dúvidas dos colaboradores para que o recurso não deixe de ser utilizado devido à alguma dificuldade, tanto do RH quanto dos candidatos.

No link para instalação do aplicativo de vídeo que o entrevistado recebe por e-mail está tudo muito bem explicado e as orientações mais preciosas que o RH precisa fornecer são: procurar gravar o vídeo em um lugar calmo, com fundo branco.

Pensar na questão custo-benefício é muito importante, visto que uma entrevista por vídeo é capaz de fornecer ao recrutador uma gama de informações que, nem sempre, a entrevista presencial pode oferecer, favorecendo uma contratação mais eficiente em menos tempo.

Ao incluir um processo de seleção e entrevista por vídeo em seu recrutamento, o RH tem a experiência de um método capaz de otimizar e desburocratizar a escolha do talento que fará parte da companhia de forma segura e eficiente, construindo assim, uma equipe motivada e engajada.

Para conhecer essa ferramenta capaz de revolucionar o conceito de recrutamento e seleção, entre em contato com nossos especialistas e conheça uma solução que vai otimizar os seus processos.


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment