Perfil de candidato em processo seletivo: 6 habilidades para analisar

A análise do perfil do candidato é fundamental para saber se uma pessoa possui competências para assumir uma função. Para tanto, o recrutador deve estar preparado para realizar testes e, assim, identificar o perfil ideal para a vaga.

Neste post, separamos 6 habilidades para serem avaliadas no perfil do candidato em um processo seletivo. Acompanhe!

1. Boa comunicação

Saber se comunicar é essencial para qualquer função. Por isso mesmo é preciso buscar por candidatos que saibam se expressar corretamente, tenham uma boa redação e saibam falar de forma bem articulada.

Para analisar essa questão, é importante avaliar a maneira como o candidato se expressa na comunicação verbal e não verbal, tom de voz, repertório e capacidade de argumentação.

Além disso, é importante avaliar a visão holística dos profissionais, ou seja, como ele olha para a empresa e suas responsabilidades por meio de um contexto amplo. É preciso privilegiar profissionais que estão atentos a tudo o que acontece ao seu redor no contexto organizacional.

2. Criatividade e inovação

Os candidatos precisam estar preparados para lidar com situações inesperadas. Existem ocasiões em que arriscar e liberar o potencial criativo traz benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa. Uma ideia inovadora em um processo específico pode, por exemplo, acarretar uma grande economia para as finanças da organização.

3. Capacidade de resolver problemas

É preciso identificar como o candidato resolve problemas no dia a dia. Isso inclui aplicar testes de raciocínio lógico e de criatividade. Também é importante avaliar a preparação do profissional, indagando o que ele sabe sobre a empresa para prever os possíveis problemas que ele enfrentaria no novo cargo. Ofereça cenários com questões que o estimule a começar a pensar em possíveis soluções.

Mesmo que ele não saiba a solução exata de uma questão, você terá a chance de avaliar a segurança do candidato.

4. Organização e planejamento

Tão importante quanto avaliar a capacidade de resolver problemas é saber se o candidato sabe trabalhar com foco no objetivo, tem conhecimentos de como fazer uma boa gestão do tempo e se consegue planejar as tarefas do dia a dia, alinhando-as com os prazos.

Essa é uma habilidade muito relevante, não apenas para realizar um bom trabalho, mas também para avaliar se o candidato é apto para se encaixar no plano de carreira da empresa.

5. Respeito pela diversidade

Uma empresa é composta por pessoas de culturas, orientações sexuais, gostos, religiões, gêneros e tantos outros aspectos pessoais diferentes. Saber respeitar a diversidade é de fundamental importância para que o profissional contribua para manter o clima organizacional positivo.

Grandes empresas, como a Google e a Microsoft, já declaram que desejam aumentar a diversidade entre os seus colaboradores, o que é uma tendência natural para as organizações na atualidade.

Para avaliar como o candidato se comporta diante dessas questões, você pode aplicar testes de comportamento e validar a informação propondo algumas situações para ver como o candidato reage a elas.

6. Trabalho em equipe

Trabalho em equipe é um requisito altamente desejável pelas organizações e que também deve ser avaliado. Isso porque, para alcançar a alta performance, as companhias precisam de pessoas trabalhando juntas com objetivos em comum.

Para avaliar esse quesito no candidato, é possível aplicar dinâmicas em grupo e também observar como o candidato trata seus colegas candidatos. É importante ter uma postura de respeito e profissionalismo para com todos.

e-book sobre como Entrevistar

Entrevista por vídeo: saiba como usar

Agora que você já sabe como analisar o perfil do candidato no processo seletivo, é importante saber que você pode contar com o recurso de entrevista por vídeo para tornar o processo seletivo mais eficiente.

A entrevista por vídeo pode acontecer por meio do envio de vídeos pessoais por parte do candidato ou da realização de entrevistas. Essa é uma tendência que não para de crescer.

Veja por que usar a entrevista por vídeo para avaliar o perfil do candidato!

Otimização dos processos da empresa

A tecnologia, de forma geral, tem o objetivo de tornar mais ágil e eficiente os processos de uma empresa. Por isso mesmo, implantar a tecnologia no RH, mais especificamente nos processos seletivos, torna possível a criação de chamadas por vídeo personalizadas, o que ajuda na atração dos melhores candidatos para a vaga aberta.

Com a entrevista por vídeo, a empresa atrai candidatos de maneira mais dinâmica, dando uma interessante roupagem em algo tão comum quanto um anúncio de trabalho.

Além disso, quando o recrutador recebe o vídeo dos candidatos, isso otimiza os processos ao diminuir o tempo empregado para o recrutador atendê-los pessoalmente. Grande parte das vezes, com um vídeo de 1 a 3 minutos, é possível fazer uma triagem dos melhores dos candidatos, levando para as próximas etapas apenas aqueles mais alinhados com o perfil da vaga.

Outro benefício da entrevista por vídeo é que você pode organizar todos os arquivos em um mesmo espaço, o que torna o processo de avaliação mais produtivo.

Redução de custos

Uma das principais razões para se investir no uso de vídeo no processo seletivo é o aumento das chances de você encontrar candidatos mais aderentes a vaga em menos tempo.

Os vídeos tornam possível que você tenha uma melhor percepção de quem o candidato realmente é, tanto pessoal quanto profissionalmente. Dessa forma, as chances de uma escolha de sucesso crescem de forma considerável.

Além de ser uma boa estratégia para a produtividade da organização, isso também reduz os investimentos com a seleção de pessoal. Essa redução pode ser direta, já que você investe menos recursos e tempo com candidatos em fases presenciais, ou de forma indireta, ao ter processos seletivos mais eficientes, o que reduz as chances de o funcionário ser dispensado ou pedir desligamento. Dessa forma, você também reduz o retrabalho, o que gera mais economia para a empresa.

Outro benefício do uso do vídeo é que você poderá incluir no processo seletivo candidatos de outras regiões, que não precisarão se deslocar somente para fases iniciais do processo seletivo.

Se você gostou deste post sobre perfil de candidato em processo seletivo, siga-nos no LinkedIn, Twitter e Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment