Inteligência Artificial e recrutamento e seleção: tecnologia em prol dos Recursos Humanos

gestão de recursos humanos evoluiu muito nos últimos anos. Hoje, há uma série de ferramentas digitais que podem facilitar ou até automatizar os processos de gestão de pessoas. Neste artigo, vamos focar na Inteligência Artificial e tudo sobre recrutamento e seleção.

Muitas pessoas ainda não enxergam o potencial da Inteligência Artificial (IA), mas a verdade é que ela assume uma quantidade cada vez maior de tarefas no RH. Faz a triagem de currículos e até a análise de emoções por entrevista em vídeo, por exemplo.

Nos próximos tópicos, vamos explicar como funciona o processo de recrutamento e seleção, como a IA pode ser usada e quais seus impactos na empresa. Acompanhe!

Como funciona um processo de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção tem um objetivo: contratar o profissional ideal para a vaga de trabalho. Mas essa não é uma tarefa fácil. No Brasil, 61% dos especialistas de RH encontram dificuldades na hora de contratar mão de obra, aponta estudo.

Então, é preciso ter um processo bem estruturado. Tudo começa no recrutamento, etapa na qual a vaga de trabalho é veiculada pela internet. Em seguida, após o recebimento dos currículos, é feita a triagem inicial e a seleção dos maiores talentos.

Ao longo de todo esse processo, deve-se pensar e agir de forma estratégica. Criar uma marca empregadora pode ser um bom começo, mas não basta. Também é necessário apostar no melhor da tecnologia, em ferramentas dotadas de Inteligência Artificial.

Ao entrevistar 10 mil líderes, a Deloitte descobriu que 33% deles usam algum tipo de IA para fornecer soluções de RH. Não por acaso, a IA pode tornar os processos de gestão mais ágeis, enxutos e acertados, o que será visto adiante.

Como aplicar a Inteligência Artificial no recrutamento e na seleção?

Como dito, a IA não está tão distante. Muitas empresas já contam com suas soluções, algumas vezes até sem perceber. Sabe aquele “posso ajudar?” que aparece no site do banco onde são creditados os salários dos colaboradores?

Se a pessoa começar a interagir vai perceber que as respostas são rápidas, pois as principais questões foram pré-definidas para que o cliente tenha uma boa experiência com a empresa. Essa é uma das principais finalidades da IA: produzir práticas positivas com os usuários.

Definição do perfil

Ao alinhar os requisitos mais adequados à vaga junto com o gestor da área, o RH tem o desenho do que seria o “candidato ideal”.

Ao lançar essas qualificações em um software de RH com IA, ele estará pronto para fazer a triagem. Essa é uma tecnologia cada vez mais utilizada na etapa de recrutamento.

Divulgação da vaga

Tão importante quanto definir o perfil, é decidir os locais em que a vaga será divulgada, a fim de atingir o público-alvo e obter inscrições compatíveis.

A inteligência artificial também é importante nessa etapa, pois o recrutador pode entrar na rede social — LinkedIn, por exemplo — e realizar a busca. A partir disso, a IA vai atuar para você visualizar os perfis mais condizentes com o que está buscando.

Essa estratégia vai facilitar para que o RH encontre pessoas que talvez estejam trabalhando, mas possuem perfis específicos de acordo com o que a empresa procura.

Triagem de currículo

O mais utilizado em parceria com a IA, a triagem de currículos é uma das etapas mais difíceis durante o recrutamento. Dependendo da vaga, a quantidade de candidaturas é tão grande que sem um sistema inteligente o RH pode demorar muito tempo para escolher os melhores perfis.

Por isso é tão importante cadastrar os requisitos principais no sistema do RH, pois ao receber as inscrições, automaticamente ele fará a triagem, destacando os candidatos mais compatíveis. Essa funcionalidade favorece muito na produtividade do setor, que terá mais tempo para focar nas etapas de seleção.

Agendamento de etapas

Outra aplicação é na forma de chatbot. Nesse caso, o robô inteligente conversa com o profissional que quer submeter sua candidatura à seleção, eliminando as principais dúvidas existentes. Assim, há uma menor necessidade de interação com o RH.

Os bots também fazem o agendamento de entrevistas. Desse modo, profissionais de RH não perdem tempo na tarefa, pois não será preciso ligar para os candidatos e acertar um horário. Os robôs fazem o agendamento automático, sem demandar a ação do selecionador.

Testes de conhecimento

Após a definição dos candidatos mais aderentes à vaga, é hora de saber se eles têm o conhecimento adequado para assumir a função.

Um software de RH ajuda muito nessa etapa, pois, de acordo com o usuário, serão realizados testes de conhecimentos e habilidades, que terão peso eliminatório.

Essas avaliações têm a vantagem de o candidato realizá-la quando e onde quiser, ele ainda não precisa se deslocar para a empresa. Caso ele não tenha o rendimento satisfatório, sua participação será encerrada pelo sistema. Lembrando que essas opções são definidas pelo RH.

Entrevistas por vídeo

Por fim, uma das ações mais relevantes e atuais durante o processo seletivo é a entrevista por vídeo. A fim de facilitar o recrutador e o candidato, essa etapa é eficiente em muitos aspectos:

  • reduz os custos da empresa com locação de sala para entrevistas;
  • favorece o profissional que nem sempre tem condições financeiras de locomoção;
  • otimiza o tempo do entrevistador;
  • mesmo que o candidato esteja trabalhando conseguirá gravar a entrevista quando puder;
  • caso a vaga seja para outras cidades, o RH não precisará se deslocar para realizar o recrutamento;
  • aumenta o índice de acertos na busca pelo perfil mais aderente.

Um software de entrevista por vídeo é uma realidade para um processo seletivo com maior qualidade e credibilidade.

Além disso, eleva positivamente a experiência do candidato e fornece informações complementares que antes não eram tão apontadas por não existirem ferramentas apropriadas, como é o caso do reconhecimento das emoções.

Como funciona a análise de emoções na entrevista por vídeo?

Por vários motivos, a entrevista por vídeo é uma ferramenta cada vez mais usada. Ele agrega flexibilidade ao expediente e produtividade do gestor de pessoas, além de gerar conforto aos candidatos (que não precisam sair de casa para realizar a entrevista).

O sistema de entrevista por vídeo também conta com a transcrição da entrevista para texto, o que facilita a leitura e a pesquisa de informações sobre o candidato.

Mas, afinal, como funciona a análise de emoções? É por meio do processo de reconhecimento facial, já usado por empresas como Microsoft e Amazon. Um sistema é arquitetado para ler um rosto e traduzir sua expressão, com alta taxa de acerto.

Ao longo da entrevista, as expressões do candidato são captadas, segundo por segundo, e cruzadas com um banco de dados consolidado (que tem variações de expressões faciais). Depois, o sistema retorna informando qual é a emoção de determinado momento, como susto, tristeza e alegria.

Então, enquanto o gestor assiste ao vídeo, pode ver as diferentes emoções do candidato à vaga. Depois, também pode avaliar o resultado final: quanto tempo o profissional ficou em dúvida, feliz ou neutro, por exemplo. Assim, é possível agir com mais acerto.

Quais os impactos para a empresa?

A integração de tecnologias de ponta à gestão de pessoas resulta em uma série de impactos positivos ao RH e ao empreendimento. A seguir, vamos falar dos principais.

Maior acerto na tomada de decisões

O gestor de pessoas toma uma série de decisões ao longo do expediente, como quem contratar e desligar da empresa. No primeiro caso, a contratação mais cara é a errada. Por causa disso, no recrutamento e seleção, não há muita margem para erros.

A IA ajuda a triar os melhores currículos e identificar a emoção dos profissionais, permitindo que o gestor tenha uma visão mais completa e acertada do candidato. Assim, no final das contas, poderá garantir a contratação de bons talentos.

Maior foco nas tarefas estratégicas

O RH não é um setor à parte, responsável por questões burocráticas e de pouco impacto na estratégia da empresa. Atualmente, o gestor de pessoas conduz uma série de atividades cruciais ao sucesso do negócio, mas ainda fica preso à burocracia.

A IA ajuda a mudar isso, pois pode assumir as tarefas repetitivas e operacionais, deixando o gestor livre para cuidar do que é estratégico. Isso gera vantagens ao setor — que obtém ótimos resultados — e, consequentemente, à própria organização.

Modernização do setor de RH

Por fim, há a modernização do setor de RH. Deixar de investir em modernas tecnologias, como a IA, pode ser um grande problema e afetar a aquisição de talentos. Logo, será mais difícil contar com gente talentosa e criar boas equipes.

Investir em softwares de RH de qualidade favorece a automatização das atividades e simplifica demandas que antes eram morosas e produziam pouco resultado, com tarefas otimizadas e decisões mais efetivas.

Como é possível observar, a Inteligência Artificial e recrutamento e seleção devem andar juntos, lado a lado. Com a IA, o RH pode focar no que realmente importa, tomar as melhores decisões e modernizar toda a empresa. Felizmente, essa tecnologia está cada vez mais presente nas organizações, gerando vantagens ao RH e aos candidatos.

Ao conhecer tudo sobre recrutamento e seleção, o gestor de Recursos Humanos tem a liberdade de introduzir na rotina do setor as inovações necessárias para transformar a área em um lugar de captação e seleção dos melhores profissionais do mercado.

Com isso, a equipe ganha credibilidade perante os líderes, o setor terá conhecimento para sugerir decisões mais estratégicas e a empresa ganha com o fortalecimento do clima organizacional, da cultura e da marca empregadora, atraindo cada vez mais profissionais compatíveis com sua metodologia interna.

A inteligência artificial é necessária para uma gestão estratégica de pessoas, pois ela abre inúmeras alternativas de crescimento individual e corporativo, nos deixando sempre motivados a responder a seguinte pergunta: será que sabemos tudo sobre recrutamento e seleção?

Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais, muitas outras pessoas precisam conhecer as novidades no universo do Recursos Humanos. Dividir conhecimento também é tendência!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment