Headcount: como aplicá-lo na avaliação de resultados da organização?

Um dos desafios da área de Recursos Humanos (RH) é provar o Retorno sobre Investimento (ROI) em pessoas. Isso inclui entender e aplicar de forma inteligente alguns indicadores, o do headcount é um deles.

Nesse cenário, trabalhar com métricas e indicadores favorece para que o planejamento de Gestão de Pessoas seja executado de forma eficiente e consiga conquistar os objetivos traçados pela organização. Isso porque com o headcount é possível estabelecer critérios para elevar o desempenho dos times e, consequentemente, da empresa!

Neste post você vai saber o que é headcount e como aplicá-lo na avaliação de resultados da organização. Acompanhe!

O que é headcount?

Esse indicador refere-se à quantidade de colaboradores de uma empresa. Como todo indicador, o headcount deve ser medido e comparado de forma constante.

A contagem não mensura o horário de trabalho dos funcionários, portanto, todos os profissionais contratados pela empresa entram nesse índice.

No entanto, mais importante do que calcular o número de trabalhadores, é preciso saber como utilizar esse indicador em benefício da empresa. Para tanto, é necessário compreender qual é a função do headcount e como o RH deve utilizá-lo. Veja a seguir!

Como calcular o headcount?

Como já mencionamos, ao estabelecer indicadores de Recursos Humanos é necessário considerar os objetivos da empresa — assim como acontece com quaisquer outros indicadores.

Portanto, se o início dos processos é o estabelecimento de objetivos, o primeiro passo no momento de calcular e prever o headcount em RH é definir qual é a estratégia de crescimento da organização.

A resposta para essa pergunta será determinante para a elaboração do orçamento de Gestão de Pessoas, que deve estar alinhado às necessidades da empresa.

Para que a área de Recursos Humanos tenha condições de prever o número de colaboradores, sua relação com a alta liderança precisa ser altamente transparente e democrática. Essa relação diminuirá ainda mais o distanciamento do RH com a estratégia da organização.

O motivo para isso é simples: é impossível calcular a quantidade de profissionais que serão necessários para alavancar a produtividade do negócio se o RH não souber para qual direção a empresa deseja caminhar.

Assim, estabelecendo qual é a estratégia de crescimento da empresa, cada departamento terá condições de fazer a previsão de contratações. Partindo desses dados, o setor de Recursos Humanos conseguirá iniciar a elaboração do orçamento.

O que o headcount avalia?

Como podemos perceber até aqui, o principal objetivo do headcount é mensurar se a quantidade e também a qualidade dos profissionais que trabalham na organização são suficientes e adequados para suprir a demanda dos negócios.

Somente dessa forma será possível tomar decisões capazes de melhorar a produtividade e, consequentemente, elevar a sustentabilidade da empresa.

O que levar em consideração na hora de projetar o headcount?

Agora que você já entendeu que esse indicador é fundamental para o orçamento empresarial, veja algumas dicas que separamos para você fazer o planejamento de headcount da sua empresa:

  • verifique os objetivos e os desafios da organização;
  • analise as métricas que serão necessárias para fazer a avaliação da força de trabalho (a sugestão é realizar avaliação de desempenho);
  • avalie sua força de trabalho atual. Para tanto, verifique quais são as funções críticas hoje e quais serão no futuro;
  • faça o planejamento de headcount e o orçamento de Recursos Humanos e leve-os para análise da diretoria.

É importante lembrar que nessa etapa é necessário equilibrar os recursos para se chegar a um headcount adequado. A questão a ser respondida é: o planejamento que envolve os investimentos com mão de obra está condizente com os objetivos da organização?

Para que o setor de Gestão de Pessoas consiga trabalhar com o indicador de headcount de forma correta, é importante sempre considerar o planejamento de benefícios, contratações, desligamentos, salários e também de encargos.

Com esses dados, o planejamento de headcount estará condizente com os objetivos do negócio e dentro dos limites do orçamento projetado para o setor de Recursos Humanos.

Como aplicar o headcount na avaliação de resultados da organização?

Para uma análise completa de indicadores não basta identificar o número de profissionais dentro da empresa, pois algumas equipes bem enxutas conseguem produzir mais do que outras que contam com uma grande quantidade de colaboradores.

O motivo é que equipes que contam com pessoas mais comprometidas e motivadas com o resultado final produzem mais e melhor! Todas essas questões necessitam ser verificadas na avaliação de desempenho da organização.

Nesse cenário, é importante avaliar se os profissionais estão devidamente treinados, se estão motivados e bem alinhados ao que é pretendido pela empresa.

Mesmo com um quadro de trabalho robusto, quando não existe um alinhamento entre organização e pessoas os resultados costumam ficar abaixo do esperado.

Veja, a seguir, um importante indicador para ser avaliado pela organização.

Diversidade do headcount

É sabido que a diversidade contribui para a construção de um ambiente plural e criativo e ainda é um forte compromisso com a responsabilidade social corporativa. Portanto, analise se existe diversidade no quadro de colaboradores ou se todos os profissionais seguem o mesmo perfil.

Com a integração de pessoas com experiências e características diferentes, a Gestão de Pessoas consegue garantir o progresso da cultura e uma maior diferença de pensamentos. Vale lembrar que, muitas vezes, é preciso apenas um ponto de vista diferente para vencer determinados desafios, o que é improvável sem a diversidade.

Como vimos ao longo deste conteúdo, para ter bons resultados, trabalhar com métricas e indicadores é fundamental. Isso também colabora para que o setor de RH seja mais estratégico e menos operacional. Assim, o headcount pode ser essencial no processo de tomada de decisão para compreender os objetivos da empresa, e não apenas assegurar a quantidade ideal de profissionais dentro da organização.

Portanto, headcount é um importante indicador para a Gestão de Pessoas e uma solução muito eficiente e de grande relevância para um melhor direcionamento da gestão de talentos da empresa, o que colabora para a performance do negócio como um todo. Além disso, favorece a projeção de cenários futuros.

E você, quais indicadores tem utilizado para sua gestão? Vai incluir o headcount nas suas estratégias? Deixe o seu comentário!


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