Formulário de candidatura personalizado: como melhorar sua captação?

Você já pensou que um formulário de candidatura personalizado pode trazer melhores resultados para o seu processo de recrutamento e seleção? Com um formulário próprio, é possível apurar, dentre um universo de candidatos, aqueles mais alinhados com a empresa e capacitados para ocupar uma determinada posição na organização. Os fundamentos dessa procura são baseados em características comportamentais e habilidades técnicas.

Com o formulário de candidatura personalizado também é possível saber quais são as expectativas de carreira do candidato, sua perspectiva de crescimento e quais são suas prioridades profissionais na empresa.

Neste post vamos explicar como um formulário de candidatura personalizado, aliado ao uso da tecnologia, pode melhorar a sua captação de talentos. Continue a leitura e aproveite as dicas!

Mas, por que usar formulário de candidatura personalizado?

Os formulários personalizados são necessários para colher informações de perfis específicos, mas eles também podem registrar informações básicas de rotina para qualquer vaga, como experiências anteriores e formação acadêmica.

No entanto, muitas vezes esses formulários de candidatura são elaborados de forma equivocada. Para ajudar você, listamos a seguir algumas informações importantes para a elaboração de um formulário de candidatura eficiente. Acompanhe!

Avalie os tipos de questões

Para saber mais sobre a personalidade do candidato, evite colocar respostas diretas, ou seja, que o candidato possa responder sim ou não. Isso colabora pouco para informar a respeito da personalidade e princípios que os movem. Por isso, faça perguntas abertas, pois elas tornam possível que o candidato responda de forma mais abrangente, e, com isso, o recrutador pode avaliar diversas questões, inclusive a honestidade da resposta.

Avalie os dados do candidato

O formulário de candidatura personalizado é uma maneira eficaz de confirmar as informações fornecidas pelos candidatos em um primeiro momento. Qualquer divergência entre as informações pode ser uma razão para eliminar o candidato do processo seletivo.

Tenha vários tipos de formulários

É importante a empresa ter vários tipos de formulários de candidatura para todas as categorias profissionais. Cada um dos formulários deve conter perguntas específicas destinadas a verificar informações pertinentes às especificidades da vaga a que o profissional está se candidatando.

Essas questões também podem ser usadas para testar as próprias qualificações dos candidatos, servindo como base para a entrevista.

Faça uma base de dados

As informações dos candidatos precisam ser mantidas numa base de dados, e nesse sentido, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental.

Essa base é importante porque, ainda que a empresa não opte por certo candidato, em um segundo momento pode recorrer a ele, ou seja, ele poderá vir a ser novamente considerado para uma posição em aberto, desde que o perfil do candidato corresponda às exigências da vaga.

Aposte em formatos digitais

O formato de formulário de candidatura personalizado deve estar disponível online, ou seja, no site da empresa, e poderá ser preenchido diretamente pelo candidato.

Uma das grandes vantagens para você aderir aos formatos digitais é que eles permitem transferir e gravar de forma imediata as informações dos candidatos na sua base de dados, sem que para isso seja necessário inserir as informações manualmente.

Por que usar perguntas comportamentais no formulário de candidatura?

Fazer uso de perguntas comportamentais revela muito sobre o caráter de um candidato, assim como a sua personalidade. A forma como ele narra os acontecimentos revela o quão confiável e honesto ele é.

Geralmente essas são questões que o candidato não está preparado, e, por isso, é possível esperar por respostas inusitadas. Além disso, é possível medir como a pessoa vai se comportar no seu cotidiano no trabalho.

Como construir perguntas eficientes?

Para elaborar um formulário de candidatura personalizado, você deve considerar as exigências da empresa e o perfil ideal de candidato, sem esquecer as perguntas mais comuns, mas sempre importantes. Confira, a seguir, algumas dicas para construir perguntas eficientes para o seu formulário de candidatura personalizado.

Como você pode contribuir para o desenvolvimento e para o crescimento da empresa?

Essa questão obriga o candidato a avaliar as suas próprias características e a descrever seu próprio perfil, levando em consideração o que ele tem de conhecimento sobre a empresa e a vaga em aberto.

Por que essa vaga deve ser sua?

Nessa pergunta podem ser avaliadas questões essenciais para o perfil de funcionário desejado, como flexibilidade, motivação e autonomia, além da autoconfiança e disponibilidade do candidato para enfrentar os desafios propostos.

Como você lida com a pressão e com o estresse no trabalho?

Com essa questão é possível avaliar a resiliência do funcionário, e se ele realmente está preparado para a vaga em questão. Para tanto, peça ao candidato para dar exemplos de como ele administrou a pressão e o estresse no trabalho anterior.

Quando é que você se sente bem-sucedido no trabalho?

Aqui é possível avaliar as principais conquistas do profissional nos últimos trabalhos. Pergunte como é na visão dele um dia de trabalho bem-sucedido, e analise se ele pode se adaptar aos objetivos traçados pela organização.

Onde você se vê no futuro próximo?

Com essa pergunta é possível identificar qual a visão que o trabalhador tem para o seu futuro. É importante priorizar candidatos com desejo de se desenvolver e de progredir na carreira, além de alinhados com o crescimento da própria empresa em que pretendem atuar.

Como o uso da tecnologia pode ajudar a criar um formulário de candidatura personalizado?

A tecnologia é uma importante aliada nos processos de recrutamento e seleção. Ela encurta distâncias, torna os processos mais ágeis e simplifica muitas etapas.

A nova funcionalidade do Compleo ATS torna possível criar campos customizáveis nos principais formulários de entrada de dados dos candidatos, permitindo que não só a experiência do candidato para aquele vaga seja melhorada, como também que o recrutamento possa gerar resultados melhores em função da qualidade das informações registradas.

Esses dados certamente vão acelerar o processo de recrutamento e seleção, além de torná-lo ainda mais efetivo na busca pelo candidato certo.

Se você gostou deste post sobre formulário de candidatura personalizado e vai usar essas dicas para melhorar a sua captação, entre em contato conosco para saber como podemos continuar ajudando você!

Formulário de abertura de vaga


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment