Entenda agora o que é recrutamento e seleção e sua importância

Encontrar um profissional capacitado e que esteja alinhado com a cultura organizacional da empresa é uma tarefa que precisa de preparo. Isso porque, no cenário atual, conquistar um novo talento pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para poder se destacar no mercado.

O setor de recursos humanos carrega a responsabilidade de conduzir com êxito o processo de efetivar um novo profissional. Por isso, é importante conhecer as técnicas que são mais efetivas e as ferramentas que podem auxiliar nesse momento.

Explicaremos neste artigo o que é recrutamento e seleção e como otimizá-los para que você consiga melhorar os resultados obtidos durante a contratação. Vamos lá!

Entenda o que é recrutamento e seleção

Por meio de uma série de etapas, a sua equipe de RH pode avaliar o comportamento e as qualificações dos candidatos. Dessa forma, com base nesses dados, torna-se possível identificar quem é compatível com o cargo e a cultura organizacional da empresa.

O processo de recrutamento tem como particularidade atrair potenciais candidatos para concorrerem ao cargo. Nessa etapa são coletadas informações dos concorrentes, como a personalidade de cada um e se suas qualificações são adequadas para a função especificada.

Durante a seleção é decidido o setor em que os futuros colaboradores vão ser efetivados. Isso acontece com base nos dados coletados, ficando mais nítida a posição em que vão ser alocados os novos funcionários para que possam ter melhor destaque.

Saiba a importância de recrutamento e seleção bem-sucedidos

Efetivar colaboradores que estejam engajados com a sua empresa é a peça-chave para alcançar o sucesso. É importante investir no setor de RH para que a empresa tenha um diferencial competitivo.

Dessa maneira, é possível que no momento do recrutamento a sua equipe esteja preparada e possa contar com ferramentas para obter os melhores resultados.

Assim, é possível reduzir altos custos com turnover ou colaboradores desmotivados. Contar com uma equipe entusiasmada reflete na sua produtividade, fortalecendo os resultados.

Descubra as diferenças entre recrutamento e seleção interno e externo

A conquista do interesse dos candidatos para o processo de recrutamento pode ser realizada de diferentes maneiras. Você pode divulgar as posições em destaque em mídias sociais, páginas relacionadas à empresa ou até mesmo de forma interna.

Em um recrutamento interno é necessário analisar a viabilidade de preencher um cargo com um colaborador já efetivado. Isso traz benefícios para a empresa, já que dessa forma você pode poupar recursos que seriam gastos com treinamento e alinhamento com as normas da empresa.

O recrutamento externo é o modelo mais comum na hora de engajar novos funcionários. A divulgação é feita por meio de mídias de comunicação relacionadas ao ramo da empresa, alcançando possíveis interessados no cargo proposto.

Conheça as técnicas e ferramentas que vão otimizar o seu processo de recrutamento

Para que um recrutamento tenha resultados positivos é necessário que a equipe de RH esteja preparada. Existem técnicas eficientes que permitem entender de forma mais detalhada as qualificações dos candidatos.

Entrevista

Entrevistar os candidatos é uma ótima maneira de conhecer melhor suas características. Há diversas maneiras de realizar uma entrevista: em grupo, individual, invertida, padronizada ou não, por competência comportamental. São variações que podem auxiliar na coleta de dados sobre os entrevistados e facilitam durante a contratação.

Conduzir bem essa etapa é importante na hora de minimizar os riscos no momento de contratar. Isso faz com que sejam filtradas as pessoas que são qualificadas para o cargo.

Dinâmicas em grupo

Propor uma dinâmica em grupo pode favorecer a sua equipe. Isso permite que sejam observados alguns detalhes comportamentais durante a interação dos candidatos.

Durante essa etapa, os participantes são expostos a situações fictícias para testar seus valores. Ao remover os candidatos de sua zona de conforto pelos elementos surpresas torna-se possível distinguir a postura de cada um durante situações imprevistas. Assim fica mais fácil distinguir entre quem trabalha melhor em equipe e é um bom líder e aqueles que são individualistas no que fazem e não acrescentariam produtividade à empresa.

Testes psicológicos

A realização de testes psicológicos tem o objetivo de estudar as aptidões dos candidatos. Isso permite que a equipe de RH tenha dados como raciocínio lógico, estado emocional e personalidade dos concorrentes.

Os testes devem ser feitos por psicólogos ou clínicas especializadas. Também existem exames on-line que podem ser aplicados em um contexto corporativo. Essas avaliações são baseadas em metodologias completas, mas de uma forma mais simples de acordo com a rotina da empresa.

Softwares de análise comportamental

Investir na tecnologia pode proporcionar mais praticidade. Esse tipo de software permite que sua margem de erro seja menor durante o recrutamento

O sistema gera gráficos e relatórios detalhados. Assim, a sua equipe pode analisar as experiências do profissional, suas capacidades e se suas atitudes estão alinhadas com o cargo. Dessa maneira, a empresa pode poupar recursos ao se certificar durante a contratação.

Teste de conhecimentos

A avaliação de conhecimentos é muito importante durante um processo de recrutamento e seleção. Assim, você pode conhecer todas as qualificações da pessoa e o que ela pode oferecer à empresa. Aplicar provas teóricas ou práticas permite que o entrevistador tenha uma visão clara sobre o desempenho profissional dos candidatos.

Indicações

Uma ótima maneira de encontrar possíveis candidatos que já tenham experiência para o cargo desejado é por meio das indicações. Assim, a empresa pode poupar recursos que seriam gastos com a divulgação.

Ainda que o possível colaborador tenha ótimas recomendações, é necessário que ele passe por um processo seletivo completo. Dessa forma, a equipe pode se certificar de que o perfil desse profissional está alinhado com o da empresa e evitar decepções.

Saber o que é recrutamento e seleção é importante para que os resultados da sua empresa permaneçam positivos. A sua equipe alinhada com os seus valores otimiza os gastos, diminuindo o turnover. Por isso, o setor de recursos humanos precisa estar preparado para realizar um bom processo seletivo que filtre os profissionais que podem acrescentar algo à sua organização.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de deixar um comentário dizendo a sua opinião sobre o assunto!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment