Como melhorar a produtividade da equipe de RH?

Saber como melhorar a produtividade da equipe de RH não é importante apenas para a melhoria da gestão de pessoas, mas também, para o sucesso de todo o negócio. Quando os profissionais de RH entregam bons resultados, toda a empresa pode crescer e lucrar.

A melhoria da produtividade começa na identificação de gargalos que impedem a alta performance, por exemplo, a falta de metas claras, o foco em excesso no operacional e a ausência de tecnologias específicas ao RH, depois é preciso de uma estratégia bem-sucedida que defina “como” os resultados desejados serão atingidos.

Entendemos a importância do assunto, por isso reunimos uma série de informações para você. Hoje, entenderá como melhorar a produtividade da equipe de RH e atingir resultados fora da curva. Portanto, continue com a leitura do nosso artigo!

Tenha bons indicadores de desempenho

Qualquer tentativa de progresso, especialmente na produtividade diária, deve ter indicadores claros que mostrem o estado atual. Desse modo, será mais producente definir onde se quer chegar e como fazer para chegar lá.

Há muitos indicadores que podem revelar o atual grau de produtividade e eficácia da equipe de Recursos Humanos, a exemplo do tempo médio para novas contratações, o índice de eficácia operacional ou, ainda, o grau de assiduidade do próprio time.

Esses indicadores devem ser levantados com frequência na empresa, bem como compartilhados com a equipe de gestão de pessoas. Eles também serão úteis para criar metas inteligentes, gerar feedbacks eficazes e dar início a programas de melhoria.

Implemente o painel de gestão à vista

Ter bons indicadores é ótimo, porém, o que exatamente fazer com eles? Outra dica é criar um painel de gestão à vista com foco na equipe de RH. Assim, os próprios colaboradores poderão visualizar o que tem dado certo e o que precisa de ajustes.

Há muitas maneiras de criar um quadro de gestão à vista. Eles podem ser feitos no Excel ou softwares específicos para performance. Outra possibilidade, também indicada, é criar quadros físicos e deixá-los em pontos estratégicos dentro do RH, como na sala de reuniões. Depois, basta atualizá-los com recorrência.

O quadro de gestão à vista tem um papel-chave no aumento da produtividade da equipe de RH. Com ele, os funcionários poderão visualizar diariamente o desempenho apresentado, identificar gargalos e se comprometer com resultados específicos.

Arquitete um forte senso de urgência

Uma das principais causas para a baixa produtividade é a falta de um senso de urgência. Em muitas empresas, os talentos do RH trabalham com prazos elásticos demais e deixam de aproveitar o expediente de trabalho.

Aproveite, então, para estabelecer um forte senso de urgência. Crie tarefas com prazos curtos, cobre por resultados específicos e mostre que as atividades devem ser feitas com urgência. Para tanto, diga à equipe que tudo pode ser feito em apenas um dia ou, se for algo muito complexo, uma semana de trabalho duro.

Para monitorar o andamento das tarefas e o cumprimento dos prazos definidos, o Kanban é uma ótima ferramenta. Consiste em um quadro dividido em três partes, indicando as tarefas a fazer (To Do), em andamento (Doing) e finalizadas (Done).

Crie metas inteligentes e desafiadoras

Como uma bússola, boas metas colocam a equipe na direção certa, além de ajudar a estabelecer as prioridades diárias, evitando que se perca tempo com atividades secundárias e sem valor à empresa. Portanto, é preciso definir metas de qualidade.

Uma das metodologias mais utilizadas para isso é a chamada SMART, um acrônimo de 5 palavras do inglês. Boas metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Nos últimos anos, outra técnica usada para definição de metas e objetivos é a OKR (do inglês: Objectives and Key Results). Consiste em definir um objetivo genérico e, logo depois, fragmentá-lo em resultados-chave menores a serem atingidos em curto prazo.

Invista em programas de treinamento e desenvolvimento

Uma coisa é certa: profissionais bem treinados atuam com maior competência, erram menos e conseguem entregar melhores resultados. Por esse motivo, o investimento em treinamento e desenvolvimento (T&D) também deve ser contínuo à equipe de RH.

Infelizmente, essa não é uma realidade dentro de muitas empresas. Os profissionais brasileiros passam por cerca de 21 horas de capacitação ao ano, número ainda baixo. Isso implica na falta de desenvolvimento de certas competências técnicas e comportamentais, geralmente essenciais à boa execução do que é feito.

Para selecionar o melhor treinamento, vale fazer uma análise das competências da equipe e monitorar os atuais indicadores-chave de desempenho. Desse modo, poderá implementar bons treinamentos e garantir um ótimo retorno sobre o investimento.

Preze pela melhoria contínua

Ao aplicar as dicas citadas até aqui, é muito provável que veja o progresso do time e o aumento da produtividade. No entanto, isso não é o suficiente! A busca pela melhoria deve ser contínua, uma meta constante a ser alcançada por absolutamente todos.

A base para a melhoria contínua é a comunicação interna empresarial, todos do time devem praticar um diálogo aberto, fluido e funcional. Para tanto, há uma série de ferramentas que podem ser usadas, por exemplo, o mural de recados, as redes sociais corporativas e outras tecnologias específicas, tema do próximo tópico.

Conte com a ajuda da tecnologia

O RH tem evoluído muito nos últimos anos. Hoje, há uma série de tecnologias que podem facilitar o trabalho dos profissionais, automatizar certas tarefas e garantir maior eficiência operacional. Essa evolução é reflexo da quarta Revolução Industrial.

Um ótimo exemplo de tecnologia é o software de recrutamento e seleção. Ele ajuda na veiculação das vagas em aberto, na centralização da comunicação com os candidatos e na automação de algumas tarefas, como a triagem inicial dos perfis profissionais.

Outra ótima tecnologia é o sistema que permite a entrevista por vídeo. Os candidatos não precisam ir até a empresa para serem entrevistados, tudo pode ser feito pelo meio digital. Além de maior eficiência operacional, a entrevista em vídeo agrega flexibilidade, aumenta a comodidade das partes interessadas e reduz custos do RH.

Agora você está por dentro do assunto e entende como aumentar a produtividade da equipe de RH, certo? Aproveite para entrar em contato conosco, conhecer nossas soluções em tecnologia de RH e dar início ao crescimento da sua equipe. Vamos lá!

 


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment