Como definir um bom perfil de vaga

Você tem acertado na escolha dos candidatos para as vagas que define? Qual tem sido o impacto dessas escolhas na sua empresa? Esses profissionais têm trazido benefícios ou prejuízo para a corporação? Essas questões nem sempre são fáceis de responder, no que diz respeito à definição de um bom perfil de vaga.

Às vezes, a escolha de um bom profissional não é a melhor escolha para sua a empresa. Nem sempre o perfil de vaga é o mais correto ou trará os candidatos certos, podendo calhar no risco de ter um profissional aquém do que você precisa e a empresa espera. Como proceder então?

Neste artigo, vamos apresentar alguns atalhos para uma boa definição do perfil de vaga, que alcance e impacte os candidatos certos, levando em conta não só um currículo excelente, mas sua personalidade e vida social, adequando este profissional a empresa e não só a ocupação final.

O início de um processo de seleção

Assim que uma área da empresa solicita ao RH que seja feita uma seleção de candidatos para determinada vaga, o RH e a área solicitante precisam trabalhar juntos para que esse processo seja feito com sucesso. Não basta o RH escolher com base naquilo que a área solicitante diz, mas é preciso fazer uma análise mais profunda do que realmente ela precisa.

Conversar com o gestor desta área, ter uma base do que os outros funcionários desejam e saber exatamente como a empresa quer que esse novo profissional seja, é um dos pontos que devem ser estudados e levados em conta, na hora de criar uma definição de perfil de vaga, pois isso não ajudará somente na hora de descrever a área para os possíveis candidatos, mas principalmente, para avaliar esses profissionais na hora que estiverem frente a frente com você em uma entrevista.

Foque também na cultura da empresa

Uma das piores coisas que uma empresa pode enfrentar é a rotatividade de profissionais que não conseguem ficar muito tempo trabalhando nela. Muitas vezes não é o salário e nem os benefícios que são um problema, mas sim o local de trabalho, os colegas e a cultura da empresa que não se adequam ao funcionário.

Para evitar que haja essa rotatividade, é preciso focar no que a empresa procura e qual a sua cultura. Quanto mais conservadora e tradicional, menos interessante ela será para profissionais muito liberais e arrojados.

Quando a escolha de profissionais contrários ao que a empresa deseja acontece, isso afeta a rotatividade e traz prejuízos com rescisões de contrato, sem contar o fato de manter profissionais que não produzem tudo o que deveriam, e projetos mais lentos e com menores resultados.

cultura x vaga

Rh: uma ponte entre a empresa e os melhores profissionais do mercado

O departamento de RH deve fazer a ligação entre os bons candidatos e a empresa, trazendo para a área solicitante o que há de melhor no mercado e lhe dar todos os benefícios que a empresa possa oferecer, recebendo em troca a dedicação e produtividade desse profissional.

O RH precisa aprender a ouvir o que os gestores da área solicitante têm a dizer: o que desejam, o que não aceitam, etc. E também é preciso focar na cultura da empresa, levando em conta mais do que um currículo perfeito, mas a personalidade e vida pregressa desses profissionais para não errar na definição do perfil da vaga.

Hoje com as redes sociais, é possível ter uma visão mais ampla dos profissionais que almejamos em nosso rol de empregados e conseguimos definir quais serão a melhor opção e quais deverão ser descartados. Para uma definição de vaga perfeita, que vise encontrar o melhor profissional no menor espaço de tempo, é preciso analisar todos esses pontos, antes de definir quais serão os candidatos certos para concorrer a tal vaga.

Na busca pela qualidade, procure focar em fatores que realmente façam a diferença na hora de entrevistar um candidato, algo que realmente possa ser determinante para saber se ele é o candidato certo ou não. Seja um RH consistente que dê a empresa o que há de melhor, começando pela qualidade a partir de seu departamento.

Não deixe de participar do nosso Blog deixando seus comentários. Até a próxima!

Formulário de abertura de vaga


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

4 Comments

  1. Ronaldo Carneiro

    / Responder

    Quisera as empresas observassem a importância desse assunto! Com certeza, o índice de satisfação das pessoas no trabalho aumentaria, impactando também no aumento de produção, e é claro, um dos aspectos mais importantes para ambos os lados, a redução de custos com possíveis demissões.

    Parabéns pelo artigo Priscila!


  2. Edson Souto

    / Responder

    Ficamos felizes em saber que nos identificamos na integra com seus conceitos.
    Parabéns e obrigado.


Leave Comment