Atração de talentos: quais as 6 melhores práticas?

Para que uma empresa possa operar de forma eficiente, ela precisa contar com muitos recursos. Dentre eles, porém, não é um exagero alegar que colaboradores capacitados e engajados são um dos mais importantes. Afinal, são justamente eles os responsáveis pelos diversos processos produtivos da companhia. Levando esse fato em consideração, é fácil compreender a importância de uma estratégia de atração de talentos.

Isso ocorre porque, por meio dela, o time de recrutadores é capaz de alcançar um número maior e mais otimizado de candidatos, uma funcionalidade que se reflete de modo positivo na eficiência das contrações qualificadas e, por consequência, nos níveis de produtividade da empresa.

Você gostaria de contratar funcionários verdadeiramente alinhados ao perfil de sua companhia? Leia o artigo e descubra 6 dicas práticas para obter sucesso nessa tarefa!

1. Seja claro quando elaborar a descrição de uma vaga em aberto

Quando pensamos na atração de talentos, um dos primeiros passos — e, provavelmente, um dos mais importantes — é elaborar um anúncio claro para informar aos candidatos que a empresa tem uma posição em aberto. Para que essa etapa seja bem-sucedida, é importante que a descrição da vaga seja clara e precisa.

Nesse contexto, é interessante que o time de Recursos Humanos tenha uma boa conversa com o gestor direto da área em que a posição foi aberta. Tomando esse cuidado, o RH é capaz de apurar detalhes importantes a respeito das qualificações e experiências que o candidato deve ter, assim como sobre o perfil de profissional que o gestor está procurando.

Uma vez que o recrutador tem em mãos os requisitos para a contratação, ele precisa elaborar um anúncio bem descritivo, indicando os pontos que a empresa espera do futuro colaborador e também as tarefas e as responsabilidades com as quais ele lidará em seu dia a dia.

2. Ofereça benefícios para o time de colaboradores

Em um mercado acirrado, profissionais capacitados e experientes costumam ser disputados pelas empresas. Por essa razão, é importante que o RH vá além de apenas estabelecer condições e indique os benefícios que o candidato selecionado terá direito.

Mais uma vez, é válido ressaltar que a disputa pelos melhores talentos é bem acirrada. Para lidar com ela, é interessante que o gestor de RH esteja sempre atento às práticas adotadas pelas demais empresas. Em posse dessas informações, ele pode desenvolver um pacote de benefícios que seja atraente para os candidatos.

Outro ponto fundamental a esse respeito é que as vantagens propostas de fato devem ser viáveis. Ou seja, elas devem beneficiar o colaborador, mas sem levar a empresa a ter custos elevados a ponto de tornar a contratação cara demais para valer a pena.

3. Esteja aberto a negociações

Por mais que os termos de contração — tanto as vantagens oferecidas pela empresa quanto às exigências que ela tem para o novo colaborador — precisem ser definidos de uma forma clara, eles não precisam ser absolutos. Afinal, dependendo da qualificação e da experiência do candidato, seus benefícios para a organização podem ser tão elevados que uma mudança nos requisitos, para garantir a sua contratação, pode ser interessante.

4. Promova a vaga nas plataformas adequadas

Alguns empresários podem acreditar que, ao receber um número muito grande de currículos, o processo seletivo se torna mais eficiente, pois, teoricamente, a empresa pode escolher o colaborador entre um grupo maior de candidatos. Infelizmente, um processo seletivo não é tão simples.

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que um elevado número de currículos não garante a sua qualidade, de modo que a quantidade de candidatos qualificados para a posição pode ser pequena. Além disso, se a empresa receber propostas demais, o RH tende a levar muito tempo para avaliar todas, o que obviamente reduziria a eficiência do processo de recrutamento e seleção.

Para evitar esse problema, é interessante que a companhia anuncie suas posições em aberto nas plataformas que o seu perfil de candidato costuma usar. Tomando esse cuidado, ela cria um filtro natural, o que abre espaço para que um número maior de candidatos qualificados entre em contato.

5. Implemente uma boa cultura organizacional

Embora salários e benefícios ainda sejam fatores indispensáveis em uma estratégia eficiente para a atração de talentos, existem outros pontos muito importantes que não devem ser deixados de lado. Um deles é a qualidade de vida!

Atualmente, os colaboradores não estão mais dispostos a exercer suas atividades em um ambiente estressante. Essa realidade é ainda mais forte entre os profissionais mais qualificados, que têm a capacidade de conquistar novas colocações com maior facilidade.

Portanto, é necessário que uma companhia, interessada em captar e reter talentos, invista em soluções que tornem o ambiente de trabalho mais harmonioso. O auxílio do setor de Recursos Humanos é indispensável nesse processo!

6. Tenha um plano de carreira definido

Por fim, é importante ressaltar que um dos objetivos de um profissional qualificado é crescer em sua área de atuação, conquistando assim novos cargos e status. Portanto, para atrair esse perfil de profissional, que verdadeiramente deseja construir uma carreira na companhia, o RH precisa estabelecer um plano de promoção claro, em que os critérios para que o colaborador seja promovido sejam bem definidos e explicados.

Além de atrair pessoas qualificadas, essa atitude tem o potencial de aumentar seu engajamento. Afinal, uma vez que a regra para promoção é clara, a tendência é que os funcionários da organização se esforcem para alcançá-la.

Para complementar essa estratégia, a empresa pode oferecer para o colaborador a oportunidade de complementar sua formação com cursos especializados como graduações e pós-graduações. Embora essa decisão crie custos para a organização, eles tendem a ser compensados com o aumento de produtividade dos colaboradores selecionados.

Por meio de profissionais capacitados, uma companhia pode realizar suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, o que acaba por elevar sua produtividade e, por consequência, sua lucratividade. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber a importância de ações para um recrutamento mais qualificado.

Agora que você conhece essas 6 dicas práticas para otimizar a atração de talentos em sua empresa, o que acha de ficar por dentro de mais temas de interesse? Assine nossa newsletter e confira mais conteúdos relevantes!  

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