Afinal, o que é um Funil de Recrutamento?

Você já ouviu falar em funil de recrutamento? Sabe o que ele significa ou representa para o seu processo de seleção?

O conceito de funil, muito familiar e largamente utilizado na área de marketing e vendas, agora tem sido também utilizado na área de recrutamento e seleção. Conhecer este método e enxergar o seu valor passou a ser uma questão obrigatória para aqueles que desejam atuar com uma gestão moderna de seus processos seletivos.

Nesse artigo vamos explorar um pouco do seu conceito e aplicação no mundo do recrutamento e seleção. Acompanhe e descubra como ele pode otimizar seus processos de escolha e contratação!

Entendendo o funil de recrutamento

O funil de recrutamento é usado na área de vendas para mapear as etapas onde o cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o momento da compra. Na área de recrutamento e seleção não é diferente, só que em vez de clientes, estamos falando de candidatos, ainda que eles sejam os seus clientes, nesse caso.

O funil nada mais é do que a representação gráfica das etapas que tem por objetivo – além de apresentar visualmente o processo – fornecer informações importantes sobre as etapas de recrutamento e seleção. Com ele é possível saber até a média de tempo que um candidato que entra na etapa inicial do seu funil até ser contratado. Essas e outras informações só podem ser calculadas se você claramente definir as etapas do seu processo, que aqui chamamos de estágios, em uma visão mais ampla, denominada funil de recrutamento.

Objetivos do funil no processo de seleção

É muito comum, durante um processo seletivo, que as pessoas indaguem sobre como o processo está caminhando e é mais do que natural que a resposta seja dada com base em qual etapa do processo esse profissional está participando. O funil torna esse ponto bastante positivo. Mas não pense que o funil de recrutamento apenas serve para indicar o status do processo, pois ele também permite a gestão do processo e a melhoria de todo o processo seletivo.

Ter o processo desenhado em um funil facilita que você enxergue cenários que de outra forma, não seriam possíveis sem essa visão macro. E, mais importante que acompanhar cada etapa dos seus processos, é conseguir mensurar as métricas de resultados dessas etapas. Só assim se consegue obter tendências e formular estratégias para sua operação de recrutamento, criando condições para uma cultura de melhoria e otimização dos seus processos.

Etapas e tempo do recrutamento

Então…

Nos dias de hoje, trabalhar com a metodologia do funil pode ajudá-lo a estabelecer indicadores para melhorar o seu próprio processo de recrutamento e seleção. Mas antes de sair criando o seu funil, é preciso usar os recursos de algum suporte tecnológico. E é nessa hora que entra em cena um software baseado em ATS. Esse tipo de tecnologia é capaz de realizar o trabalho de consolidação das informações para você e ainda apresentar uma visão de funil de recrutamento com um mínimo esforço de trabalho.

É isso aí! Esperamos que esse artigo tenha desmistificado o que é um Funil de Recrutamento e para que ele serve. Caso você tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma observação, não hesite em deixar um comentário! 


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment