A importância da integração entre o gestor de RH e a tecnologia

Para desempenhar um bom papel em seu departamento, o gestor de RH precisa ter os recursos necessários para isso. Atualmente, o momento é de transição para o digital, e em meio a essa fase a tecnologia é o centro de tudo. Sem bons softwares de apoio, esse profissional pode ter dificuldades em realizar um trabalho estratégico.

É importante que o gestor tenha as melhores plataformas à sua disposição, para tornar dados em informações precisas. Isso garante uma gestão mais segura, já que as decisões são tomadas com maior embasamento. Além disso, diversas outras demandas do dia, como processos seletivos, são feitas com maior eficiência.

Neste post você entenderá melhor como é fundamental aos gestores de RH saber como usar a tecnologia ao seu favor. Confira!

Qual é a importância da tecnologia no RH?

O mundo passa por um momento de mudanças grandes, graças ao impacto que a tecnologia tem gerado na vida das pessoas. Elas também passaram a ter novos hábitos e encarar as tarefas do cotidiano de outra maneira. Naturalmente, isso se estendeu ao setor de RH.

O departamento agora tem na tecnologia uma aliada para executar seus processos de maneira mais cômoda e eficaz. Na prática, essa entrada na era digital só trouxe ganhos para gestores e colaboradores de RH. Apesar de inovadores e dinâmicos, os novos recursos foram bem assimilados e já fazem parte do cotidiano de trabalho.

Nesse cenário, o gestor de RH precisa se certificar de que seu departamento está fazendo esse movimento de evolução. É fundamental acompanhar as novas tendências tecnológicas, e o motivo é simples: cada vez mais elas ajudarão a tornar os processos do dia a dia mais fáceis de serem executados.

Trabalhar com pessoas é ter iniciativa para saber seguir esses movimentos. Só isso capacita o setor de RH a manter o dinamismo do mercado, especialmente no que diz respeito ao momento de captar novos talentos.

Qual é o papel do gestor de RH no uso da tecnologia em processos de seleção?

Primeiramente, o gestor precisa entender que sua atuação deve ser estratégica e, nesse caso, a tecnologia está para ele como uma ferramenta. Ele deve usar os recursos que tem em mãos como facilitadores de suas demandas. Cada vez mais o setor de RH está valorizado, justamente por ter um papel decisivo nas empresas.

Na posição de alguém que comanda o departamento, os gestores precisam, em primeiro lugar, dar esse ritmo mais dinâmico ao setor. A implementação de novos recursos e plataformas passa por seu aval, o que mostra como seu papel é decisivo na busca pela evolução do RH.

O gestor pode tornar o RH mais estratégico

O setor de RH passou por mudanças intensas ao longo dos últimos anos, o que o tornou cada vez mais importante. Se ele lida com pessoas, naturalmente deve ficar mais estratégico, possibilitando maior retenção e captação de talentos e controle do desempenho dos colaboradores.

Hoje o departamento é visto como fundamental para as pretensões da empresa e, nesse cenário, o gestor é quem toma as decisões mais importantes. Seu papel no uso da tecnologia é definir os melhores processos, os softwares mais importantes e como o departamento se valerá desses recursos para trazer resultados.

Onde entra o fator humano nas entrevistas realizadas por vídeo?

Entre os novos adventos tecnológicos, a entrevista por vídeo é uma das mais interessantes e que tem impacto direto no RH. Ela proporciona economia de custos, torna os processos seletivos mais rápidos e permite entrevistar candidatos de vários lugares do Brasil. Com isso, uma etapa importante do recrutamento é simplificada.

Nesse processo, o software que faz a entrevista dá alguns apontamentos comportamentais do candidato e traz análises completas. No entanto, só isso não basta para saber se aquela é a pessoa que vai ocupar a vaga. É indispensável contar com o fator humano nesse trabalho.

O vídeo é uma ferramenta de suporte, ainda que conte com uma tecnologia bastante avançada. No processo seletivo, essa é uma etapa entre as várias necessárias, porém, que faz uma filtragem inicial de grande importância. Ainda é essencial que, antes de contratar, o RH faça uma entrevista final e pessoal com o candidato.

Pontos que devem ser avaliados

Só um profissional de RH experiente e capacitado é capaz de avaliar alguns pontos da entrevista. O vídeo cumpre com uma etapa extremamente importante, gerando ganhos estratégicos para a empresa e, após esse momento, a avaliação humana é capaz de observar alguns pontos como:

  • a postura do candidato;
  • a capacidade de comunicação;
  • o alinhamento de ideias em relação à cultura organizacional da empresa;
  • a estrutura de pensamento ao apresentar alguma ideia;
  • a criatividade.

A avaliação dessas características e exigências depende de uma entrevista presencial, com caráter menos técnico. Por isso o vídeo é uma etapa inicial fundamental, já que permite ampliar a busca por bons talentos e entrega resultados com menor custo, em pouco tempo e de forma produtiva.

Quais são os benefícios da integração entre o gestor de RH e a tecnologia?

O gestor de RH pode colher benefícios realmente impactantes para a empresa quando implementa bons recursos tecnológicos. A seguir, veja o que pode ser aproveitado e quais benefícios diretos são obtidos!

Resultados estratégicos

A gestão estratégica é uma prática cada vez mais comum. Empresas precisam atingir metas importantes e trabalham em prol disso o tempo todo. Com bons softwares é possível gerir dados para insights. Quanto às entrevistas de vídeo, os melhores talentos são captados e isso tem impacto direto no futuro da empresa.

Menor custo

A tecnologia também tem atuação direta na redução de custos para as empresas. Gerir melhor as finanças possibilita um uso mais inteligente dos recursos. Além disso, nas entrevistas por vídeos, reduzir etapas presenciais do recrutamento significa menos despesas para receber os candidatos.

Aumento de produtividade

Com plataformas eficientes é possível ter um aumento de produtividade amplo, além de obter melhores resultados nas demandas. No processo seletivo pode-se captar dados de candidatos de diversas fontes, o que torna a busca mais ampla. Além disso, os colaboradores têm maior suporte para desenvolver suas tarefas diárias.

Quando investir em novas soluções tecnológicas para o RH?

Qualquer momento é adequado para investir em tecnologia. É cada vez mais necessário que as empresas tenham recursos amplos que atendam às suas necessidades. Além disso, hoje é difícil sobreviver sem fazer uma transição completa e eficiente para o digital, garantindo que o negócio sobreviva no mundo atual.

É indispensável fazer uma análise interna para descobrir em que pontos do trabalho há dificuldades a serem superadas. A partir disso, algumas respostas surgirão acerca de como a tecnologia pode ser um recurso útil. É importante fazer essa avaliação frequentemente, e então sempre buscar novos investimentos em tecnologia.

O gestor de RH que deseja chegar a bons resultados no seu departamento precisa estar integrado à tecnologia atual. Na tomada de decisões, o trabalho com dados é fundamental, e isso vai além da entrevista por vídeo, passando por demandas comuns do dia a dia.

O Compleo tem soluções que podem fazer diferença na sua empresa! Entre em contato e conheça nossas tecnologias para RH.


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment