Triagem de currículos: otimizando processos com auxílio da tecnologia

Imagem de capa do post Triagem de currículos: otimizando processos com auxílio da tecnologia
Imagem conheça o Compleo

Assim como em outras áreas corporativas, a de Recursos Humanos tem passado por grandes transformações. E a principal acontece no processo de triagem de currículos, uma das tarefas mais importantes desse setor, e indispensável, por ser a porta de entrada para que os profissionais encontrem os melhores talentos.

Essas mudanças ocorrem por diversos motivos, entre eles, a chegada de novas técnicas, a diminuição dos orçamentos devido à crise econômica e, o principal delas: a implantação de novas tecnologias para otimizar e agilizar tarefas mais operacionais.

Um fator que tem prejudicado a triagem de currículos é a crise econômica. Isso porque, essa incerteza gera um cenário desfavorável de ofertas para muita procura, ou seja, existem poucas posições abertas para um grande número de candidatos.

Com isso, por muitas vezes, o RH precisa escolher aquela pessoa que obtiver o melhor resultado nos testes, em detrimento de tantos outros talentos como ele.

Por fim, o que tem alterado – para melhor – o dia a dia do Recursos Humanos são as novas tecnologias. Com elas, hoje é possível contratar um funcionário com muito mais rapidez e com uma taxa de acerto bastante satisfatória.

Abaixo, trazemos algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer uma melhor triagem e a escolher os candidatos certeiros nas suas seleções.

Adote técnicas para uma triagem de currículos eficaz

Toda e qualquer contratação dentro de uma empresa passa por uma rigorosa triagem de currículos.

Por ela, o Recursos Humanos deve comparar as habilidades, o perfil e a experiência profissional dos candidatos além de analisar quais atendem aos requisitos que os credencie a trabalhar na empresa.

Sabemos que, por muitas vezes, há uma escassez ou inexperiência de profissionais para a análise dos documentos, ou ainda uma pressão por parte de gerentes e diretores pela agilidade na escolha dos novos contratados.

Porém, esta etapa de triagem, deve ser realizada com muito critério e responsabilidade pelo recrutador.

Abaixo, trazemos os principais critérios que você profissional de RH deve levar em conta em suas seleções:

  • Apresentação: por conta do seu tempo escasso, selecione aqueles históricos profissionais que estejam redigidos com uma linguagem clara, direta e, evidentemente, sem erros de português.Imagine, se esse candidato não revisou o próprio CV, será que ele vai ter atenção nas próprias tarefas do dia a dia?
  • Nível de graduação: verifique se a escolaridade do candidato está no mesmo nível do cargo em questão. Outro ponto que merece atenção é analisar se nas empresas anteriores o candidato atuou na mesma área.Essa informação demonstra se a ideia dele é trilhar por esse mesmo setor ou, se no presente, ele deseja mudar de departamento.
  • Estabilidade nos cargos: analise se o profissional costuma criar vínculos com as empresas onde trabalha. Passagens rápidas pelas companhias demonstram que ele tem grande chance de não seguir carreira em lugar nenhum.Candidatos que ficam no entra-e-sai não passam a confiança de que podem desempenhar um trabalho de longa duração.
  • Descrição das atividades desenvolvidas: identifique quais foram as tarefas desempenhadas pelo candidato nos cargos anteriores. Também é um plus se ele mencionar que resultados alcançou.Primeiro, porque essa informação é importante para saber se ele tem as habilidades para no novo posto. Segundo, por muitas vezes, um profissional tem um histórico de se autodesenvolver.Ou seja, ele não faz apenas as funções básicas do cargo. Ele está sempre em busca de crescer cada vez mais, o que demonstra evolução.

Realize entrevistas por vídeo

Uma opção que também pode auxiliá-lo na triagem de currículos é a entrevista por vídeo. É uma inovação que, além de reduzir o tempo na busca por um candidato, ainda facilita o encontro de um talento no início do processo, o que agiliza o seu trabalho.

Neste tipo de avaliação, você pode moldar a entrevista de acordo com o tempo e as respostas que precisa do candidato. Primeiro, ele recebe um convite por e-mail com as instruções. Em seguida, responde às perguntas por vídeo, por computador ou app.

Ao final, você assiste ao vídeo (quantas vezes quiser) e analisa o desempenho. Se a pessoa se saiu bem é importante chamá-la para uma entrevista pessoal.

Seja dinâmico

O mais importante é selecionar os candidatos mais preparados. Porém, a agilidade no processo de triagem de currículos reduz gastos, agiliza a adaptação do novo profissional e traz muitos outros benefícios para a empresa.

Veja algumas dicas que vão auxiliá-lo em uma triagem mais rápida:

  • Opte por apresentações mais enxutas: convém analisar a estética do documento. Histórico profissional com, no máximo, duas páginas é o ideal (exceto para os profissionais com idade mais avançada).Analise com precisão se as atividades realizadas pelo candidato estão dentro do perfil do cargo que a empresa está oferecendo.
  • Organize os currículos recebidos: hoje em dia é possível recebê-los pelas mais diversas formas: impresso, Linkedin, por e-mail, por Whatsapp, entre outros canais.No entanto, armazene-os em uma única pasta. Dessa forma, a triagem fica mais fácil de ser concluída.
  • Defina o perfil do candidato: saiba claramente quais requisitos a empresa não abre mão que o candidato tenha do que é diferencial.O nível de estudo é fundamental, médio, superior ou pós-graduação? Precisa ter fluência em mais de um idioma?O tempo de experiência também pode ser o primeiro filtro para reduzir o grande número de currículos para a próxima etapa.
  • Aplique testes automatizados: tenha a confirmação de que todos os profissionais que você selecionar para a próxima fase sabe desempenhar as atividades mandatórias do novo cargo.Isso diminui a chance de erro de contratar um candidato sem os conhecimentos necessários.

Utilize um software eficiente

Sim, além de todas essas técnicas citadas acima, o uso de um software vai ajudá-lo a escolher mais rapidamente um novo talento para a empresa. Ou seja, o Lead Time dá companhia será encurtado consideravelmente.

Hoje, um processo de avaliação dos candidatos é longo e demanda muito da sua produtividade. Com a utilização desse programa, você vai otimizar os processos operacionais e terá mais tempo para outras etapas mais estratégicas do processo seletivo. E, claro, elas terão mais qualidade.

Trouxemos tecnologias inovadoras para que a triagem de currículos da sua empresa seja cada vez mais rápida e certeira na escolha dos melhores talentos. Agora, é colocá-las em prática.

Gostou do artigo sobre como reduzir o tempo para a contratação de um novo profissional para a empresa? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre o nosso software!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados