Triagem de currículo: entenda como fazer de forma eficaz!

Para que a triagem de currículos seja feita de um modo eficiente, o recrutador precisa criar um perfil ideal para a vaga em aberto e, ao mesmo tempo, estabelecer critérios mínimos para que um currículo seja selecionado. Dentre esses critérios, podemos citar a formação e as experiências do candidato.

Em um mercado acirrado, uma companhia precisa contar com os melhores recursos para ser capaz de competir com seus concorrentes e crescer, conquistando espaço e, por consequência, novos clientes. Dentre esses recursos, os colaboradores podem ser considerados um dos mais importantes, de modo que o processo para a triagem de currículos seja executado de forma eficiente.

Empresas que tomam esse cuidado têm a capacidade de recrutar talentos com maior facilidade. Uma característica que, quando combinada ao uso de ferramentas e inovações tecnológicas, tende a otimizar de modo significativo os seus rendimentos.

A grande questão é: como tornar esse processo de triagem bem-sucedido? Leia o artigo e descubra como analisar currículos e captar os melhores talentos!

Como realizar uma triagem de currículos

Quando pensamos na seleção de talentos e nos impactos que o nível de desempenho apresentado por eles tem sobre a produtividade de uma companhia, é fácil perceber a importância dessa tarefa e os problemas que podem ocorrer, caso sua execução seja feita incorretamente.

Continue a leitura e descubra os procedimentos necessários para que uma triagem de currículos eficiente seja realizada!

Elabore o perfil de candidato ideal

A finalidade de uma contratação é a captação de um talento capaz de contribuir com o desenvolvimento da empresa. Mas como essa contribuição deve ser feita? Quais as características que um colaborador precisa ter para que de fato seja capaz de beneficiar o negócio? Essas perguntas são importantes, pois, aos respondê-las, o recrutador será capaz de criar processos seletivos mais eficazes.

Em primeiro lugar, o representante do RH precisa considerar a área em que a posição será criada. Por meio de uma conversa com o gestor responsável, ele será capaz de entender melhor as atribuições do novo colaborador.

Outro ponto importante é a cultura organizacional da empresa e os fatores que ela espera de seus funcionários. O recrutador deve analisar essas informações e, com base nelas, criar um perfil de candidato ideal para a colocação em aberto.

Estabeleça fatores excludentes para a posição

Com base no perfil de candidato ideal para a colocação, o funcionário do setor de Recursos Humanos será capaz de observar alguns requisitos indispensáveis que ele deve cumprir. O passo seguinte é verificar os currículos e descartar aqueles que não tenham os requisitos previamente estabelecidos.

Por exemplo, para ocupar um cargo na área de TI da empresa, o candidato pode precisar ter certificações em uma linguagem de programação específica, ou entender sobre a manutenção de determinado tipo de hardware. Do mesmo modo, para desempenhar bem suas funções em um cargo de gestão, a descrição do cargo pode exigir experiência em posições de liderança.

Não é um exagero alegar que essa etapa da triagem de currículos é uma das mais importantes. Afinal, quando ela de fato é bem-sucedida, é criado um filtro pelo qual apenas candidatos realmente alinhados ao perfil da vaga são capazes de passar. O que torna outras etapas do processo seletivo, como a realização de entrevistas, mais rápidas e eficientes.

Avalie habilidades comportamentais

Quando pensamos no dia a dia de uma empresa e nas diversas interações que devem ser realizadas durante o horário de trabalho, um dos fatores mais importantes é a habilidade de comunicação do colaborador. A questão é que, por mais capacitado que seja um profissional, se ele não souber como trabalhar bem em equipe, seus resultados podem ser reduzidos.

Além disso, se ele tiver um perfil pouco social, é possível que até mesmo crie atritos, prejudicando o trabalho do time. Em uma situação como essas, problemas de insubordinação também podem ocorrer.

O problema é que identificar em um currículo o nível de habilidade interpessoal de uma pessoa não é fácil. Existem, porém, alguns indicativos importantes aos quais o recrutador precisa ficar atento. Por exemplo, um candidato que descreve em suas experiências eventos em que precisou trabalhar com uma equipe para a realização de algum projeto já demonstra certa habilidade nessa área.

Crie uma linha de corte na seleção

Embora a elaboração do perfil ideal de candidato seja muito útil, dificilmente aparecerá alguém que corresponda a todos os requisitos da vaga disponível. Isso ocorre pelo simples fato de que pessoas não são perfeitas. Por esse motivo, é interessante que o recrutador estabeleça uma nota de corte, com atributos mínimos que a pessoa interessada na posição deve ter para seguir na disputa pelo cargo.

Quanto a essa linha corte, uma vez que empresas têm condições e necessidades diferentes, não é possível estabelecer um padrão único para ela. Aliás, mesmo em uma organização esse fator pode variar muito de acordo com a posição. Isso acontece porque alguns cargos contam com uma oferta muito reduzida de profissionais, de modo que, caso a empresa seja muito inflexível nas condições, a vaga pode ficar desocupada.

Apesar dessa questão, também é necessário ressaltar que contratar uma pessoa sem as devidas competências também não faz sentido. Por essa razão, é recomendado que, para que um candidato passe na triagem de currículos, ele tenha ao menos 70% dos requisitos exigidos pelo cargo em aberto.

Analise o currículo em si

Independentemente da posição que está em aberto e da área de uma companhia onde ela se encontra, o colaborador responsável precisa ter algumas habilidades mínimas que se fazem necessárias para todos os cargos. Dentre essas habilidades, nós podemos citar as seguintes:

  • organização;
  • clareza;
  • educação.

O interessante é que, por meio de um currículo, o recrutador pode ver indicações claras a respeito dessas características. E isso por uma análise minuciosa do modo como o documento foi elaborado.

Por exemplo, se o candidato foi capaz de descrever bem suas habilidades e experiências, isso sem prolongar muito em suas descrições, é possível notar que ele é capaz de se comunicar de forma clara e concisa. Além disso, detalhes como a condição do currículo, se ele está amassado ou tem alguma rasura, e a qualidade da ortografia podem indicar o quão organizado e cuidadoso o candidato é na execução de suas tarefas.

Crie um banco de currículos

O conjunto de processos para o anúncio de uma vaga não é tão complexo, mas demanda um tempo que poderia ser usado em outras atividades. Por essa razão, é interessante que o setor de Recursos Humanos armazene currículos de candidatos bem qualificados, mas que, por algum motivo, não foram selecionados no processo de recrutamento.

Ao tomar esse cuidado, o RH pode fazer a triagem nos currículos que já estão à sua disposição e, caso nenhum deles atenda aos requisitos do cargo, anunciar a vaga para o público.

gestão de talentos na TIPowered by Rock Convert
contratando durante a quarentenaPowered by Rock Convert

Use a tecnologia a seu favor

Embora o registro de currículos seja importante, armazenar um grande número de papéis tende a ocupar muito espaço. Além disso, a tarefa de pesquisar em arquivos físicos é muito mais lenta e complexa. Por esse motivo a digitalização dos documentos é importante, uma vez que os currículos podem ser salvos em servidores e acessados com maior facilidade.

Nesse contexto, as soluções de armazenamento em nuvem tendem a ser bem úteis, pois combinam preço e segurança. Desse modo, fica claro que a tecnologia é uma grande aliada na triagem de currículos. Continue a leitura e compreenda melhor os seus benefícios!

Como um software de recrutamento e seleção ajuda na triagem de currículo?

Na fase inicial do processo seletivo, o objetivo é fazer entrevistas superficiais e de curta duração com perguntas restritivas para que o recrutador possa avaliar o engajamento do candidato em relação à função e identificar competências nos profissionais mais aderentes à vaga.

Utilizando um software de recrutamento e seleção, é possível fazer um questionário de triagem e assim estabelecer perguntas para filtrar e verificar se os candidatos têm uma qualificação mínima para prosseguir no processo seletivo.

Nessa fase, é possível criar encadeamento de perguntas e, de acordo com o resultado parametrizado, uma movimentação automática de etapa é feita, ou seja, aprovar ou reprovar automaticamente alguém com base no resultado.

Como funciona a plataforma de triagem de currículo?

As plataformas de triagem de currículo online são de fácil manuseio tanto para o candidato, quanto para o recrutador. Veja como funciona para cada um deles.

Para o candidato

O candidato sinaliza o interesse pela vaga, responde ao questionário disponibilizado no momento da candidatura e, dependendo das configurações feitas pelo recrutador, ele pode deixar os seus dados para dar continuidade no processo ou deixar o seu currículo na base da empresa para aguardar uma chance no futuro. Ele deve responder às perguntas de forma honesta, pois elas serão validadas posteriormente pelo recrutador.

Para o recrutador

O recrutador é o responsável por alimentar todas as informações sobre as vagas no sistema. Um ponto importante a acrescentar nesse processo de triagem é o acompanhamento contínuo por meio de relatórios e métricas a fim de identificar gargalos e torná-lo mais eficaz.

Como o uso do vídeo ajuda na triagem de currículo?

As entrevistas por vídeo estão entre as formas de avaliação. Esse recurso já é utilizado por grandes companhias em todo o mundo com o objetivo de facilitar a participação de candidatos em potencial mesmo em grandes distâncias geográficas.

Assim, a entrevista por vídeo é utilizada, na maioria das vezes, no início dos processos seletivos para uma primeira triagem dos candidatos.

Veja, a seguir, as principais vantagens de se fazer uma entrevista por vídeo na triagem de currículo.

Rapidez nos processos

Com a análise prévia dos candidatos por meio do questionário preenchido na plataforma, é possível selecioná-los para a entrevista por vídeo.

A triagem de currículo pode ser feita sem que o recrutador precise de uma grande estrutura ou tenha que se deslocar da empresa pela necessidade de uma estrutura maior, por exemplo.

Além disso, profissionais que já têm algum vínculo trabalhista com outra organização podem participar da seleção sem prejudicar as suas atividades. Isso se deve ao fato de que os vídeos podem ser gravados fora do horário comercial e enviados para o recrutador depois.

Diminuição dos custos

Tempo é dinheiro e esse recurso precisa ser aproveitado ao máximo. Quanto mais os processos são agilizados, mais recursos são economizados e fica mais fácil utilizá-los em outras demandas da organização, como em políticas de retenção de talentos, por exemplo.

Assim, as plataformas de recrutamento e seleção apresentam funcionalidades que ajudam a agilizar as contratações evitando investimentos desnecessários, como ligações telefônicas e vários encontros presenciais. Vale lembrar ainda que sistemas online de triagem de currículo têm custos fixos e investimentos acessíveis, além de o investimento poder ser reaproveitado de forma contínua.

Otimização de tempo

Trânsito nos grandes centros, deslocamento com viagens e custos de estrutura. Além de oneroso, um processo seletivo pode tomar muito tempo tanto dos candidatos quanto dos recrutadores.

Quando você opta por fazer a triagem de currículo via plataforma online, uma das principais vantagens é a utilização eficiente do tempo. Isso porque, como citamos, o agendamento de encontros presenciais requer uma operação logística muito grande, em especial em cidades populosas. Por meio da triagem de currículo online e da entrevista por vídeo, todas essas questões são minimizadas.

Escolhas mais acertadas

Uma análise mais criteriosa de todos os candidatos pode ser feita com a ajuda de uma plataforma de triagem de currículo online. Isso porque, além de ser possível analisar os questionários enviados e assistir aos materiais quantas vezes for necessário, ainda é possível rever pontualmente as imagens de cada pessoa e comparar as respostas para perguntas fundamentais para o preenchimento do cargo.

Além disso, se o recrutador ainda tiver alguma dúvida em relação ao posicionamento do candidato no decorrer do processo, será muito mais fácil cruzar esses dados para realizar uma escolha mais acertada.

Armazenamento de dados

Ao usar uma plataforma online, todo o histórico dos candidatos permanece no sistema e pode ser consultado a qualquer momento. Uma base de dados é fundamental para o bom andamento do departamento de Recrutamento e Seleção porque a organização consegue manter um banco de profissionais atualizado, independentemente do imediatismo do preenchimento do cargo.

Portanto, ainda que um profissional não tenha sido escolhido para ocupar a função naquele momento, se as suas informações estiverem armazenadas em um banco de dados será possível resgatar esses registros e, quem sabe, promover a contratação dele no futuro.

Nesse cenário, fazer a triagem de currículo com a ajuda da tecnologia vai além de uma exigência do mercado de trabalho. Os profissionais também estão mais exigentes na hora de escolher uma empresa para trabalhar e os melhores talentos buscam por organizações que valorizem o potencial de cada pessoa em primeiro lugar e estejam atualizadas quanto aos recursos tecnológicos de um mundo globalizado.

Agora que você sabe como fazer a triagem de currículo e entende como a tecnologia pode simplificar essa tarefa, que receber mais orientações úteis? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment