A importância da transformação digital para um RH mais estratégico

Imagem de capa do post A importância da transformação digital para um RH mais estratégico
Imagem conheça o Compleo

A Transformação Digital vem promovendo grandes mudanças nos ambientes corporativos. A tecnologia se intensifica cada vez mais nos processos e operações das empresas e essa integração gera muito impacto no departamento de RH.

Nesse artigo você vai saber a importância da transformação digital para um RH mais estratégico. Confira!

Transformação digital no RH

Com o avanço da tecnologia, os empreendimentos vivenciam uma realidade mais moderna e inovadora. Com os sistemas integrados dentro de uma empresa, a realização das atividades de trabalho acontece de forma muito mais autônoma e com possibilidades de erros muito baixas.

Assim, processos e operações são executados de forma mais funcional, com agilidade e resultados satisfatórios para o negócio. Não há como negar que as empresas tiveram um impacto muito grande com o uso da tecnologia e esse impacto é percebido, também, no departamento de RH das empresas.

As ferramentas tecnológicas permitem a execução de atividades de forma muito mais rápida e com sistemas mais completos, inteligentes e de fácil acessibilidade. O departamento de RH das empresas que estão se adaptando às novas tecnologias pode enfrentar alguns desafios gerados pela transformação digital no setor.

Sabemos que as ferramentas digitais são importantes para um melhor desempenho dos profissionais e para uma maior eficiência e qualidade dos serviços. Mas como utilizar esses recursos de forma estratégica?

Como nos deparamos com esse desafio, definimos, a seguir, algumas tendências dessa transformação digital no setor de RH das empresas.

Automatização das operações

Em atividades mais tradicionais, o RH atua com uma grande demanda de papéis, contratos e documentos dos mais variados. Com a implantação da tecnologia no departamento de Recursos Humanos, quase todas as operações que eram manuais passam a ser executadas de forma automatizada e mais dinâmica.

Isso torna os processos muito mais ágeis e fáceis de ser organizados. O profissional que antes precisava dedicar horas em determinada atividade, tem o seu tempo otimizado e pode realizar outras atividades, produzindo mais, com mais eficiência e qualidade.

Dessa forma, o profissional consegue se dedicar às ações estratégicas do seu ofício enquanto o software será responsável pela organização dos documentos e relatórios da empresa, de seus clientes e de seus funcionários.

Implantação de sistemas inteligentes e robotizados

Esse tipo de transformação digital agrega muito valor para os departamentos de uma empresa, isso porque oferece vantagens como:

– Otimização de tempo ao utilizar os recursos de resposta espontânea e inteligente;

– Otimização das atividades, uma vez que o sistema robotizado executa determinadas atividades deixando o colaborador livre para se dedicar às estratégias de seu departamento.

Um sistema robotizado é responsável pela realização de tarefas importantes e que demandam de muito tempo de seus colaboradores. A proposta é que os sistemas inteligentes e robotizados possam tornar os processos mais ágeis e com menos riscos de erros ou falhas humanas.

Como a tecnologia é utilizada no setor de RH

Muitos são os fatores que tornam a tecnologia uma ferramenta importante no departamento de RH. Entre eles, definimos:

Aprimoramento do Departamento Pessoal:

o departamento pessoal executa diversas tarefas, como o controle do ponto eletrônico, administração das folhas de pagamentos, entre outras competências. As atividades desse departamento demandam muito tempo para a sua execução e fazer cada processo manualmente pode levar dias.

Com a implantação da tecnologia, essas atividades podem ser concluídas em pouco tempo. Todos os processos são desenvolvidos de forma rápida e com maior assertividade, ou seja, as possibilidades de erro são quase nulas.

Comunicação interna da empresa:

esse aspecto é muito importante, pois é essencial que se estabeleça uma boa comunicação dentro do ambiente de trabalho. Sem um sistema integrado entre os departamentos da empresa, essa comunicação se torna mais difícil, o que pode gerar prejuízos para o negócio.

Implantar a tecnologia integrada entre os departamentos da empresa permite que o RH tenha maior autonomia e um conhecimento mais completo sobre o que acontece em cada setor da empresa. Além disso, o novo modelo de trabalho do RH fomenta a utilização dos canais digitais para intensificar a comunicação do colaborador com a empresa.

Recrutamento pelas ferramentas digitais:

a tecnologia digital trabalha com algoritmos funcionais, capazes de gerar respostas rápidas e mais assertivas. Nessa perspectiva, muitas empresas aderiram às plataformas capazes de realizar o recrutamento de seus profissionais, assim como identificar novos talentos nos seus diferentes setores corporativos.

Com esse recurso é possível delegar as funções aos profissionais que terão real competência para executar essas atividades, além de permitir o remanejo de pessoal para atividades para as quais cada colaborador tem maior habilidade.

Cultura da inovação:

para que a transformação digital promova resultados satisfatórios dentro da empresa, é preciso que se estabeleça uma cultura tecnológica nesses ambientes. É necessário que todos os colaboradores sejam partes integrantes dessa inovação.

Com isso, são desenvolvidos treinamentos e capacitação de pessoal para que a empresa atue com positividade no processo de inovação no mercado em que atende.

Ao implantar a tecnologia nos departamentos de sua empresa e gerar maior autonomia para as atividades de trabalho dos seus colaboradores, se inicia um ciclo de crescimento e rentabilidade para o negócio.

É a partir desses recursos que a empresa será posicionada como uma competidora em potencial e estará atuando com fortalecimento de marca. Investir na tecnologia é apostar no futuro do seu negócio.

Se você deseja aderir a uma tecnologia mais completa para o recrutamento de seus colaboradores, acesse ao nosso site e conheça os nossos produtos.

Contamos com profissionais especializados em desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas de diversos segmentos. Entre em contato e saiba como podemos contribuir com o fortalecimento de sua empresa no mercado em que atende.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados