Trabalho e família: 9 segredos para equilibrá-los com perfeição

Imagem de capa do post Trabalho e família: 9 segredos para equilibrá-los com perfeição
Imagem conheça o Compleo

Você precisa garantir a produtividade e qualidade da sua equipe. Sabe que o sucesso como gerente depende da sua capacidade de gerir de forma mais eficiente as pessoas do seu time. Contudo, você não abre mão de cuidar dos filhos e compartilhar momentos importantes com seu marido ou esposa. Conciliar de forma equilibrada trabalho e família é uma tarefa que precisa de muito jogo de cintura!

Parece difícil ser um profissional bem-sucedido e, ao mesmo tempo, viver suas relações familiares? Para descomplicar, conheça alguns segredos de como cumprir com todas as suas responsabilidades sem se estressar!

1. Planeje o uso do seu tempo

Já faz muito tempo que a entrega total ao trabalho, que geralmente pertencia à rotina masculina, entrou para o dia a dia das mulheres. As reuniões, as viagens, os desafios diários e o desejo de ficar sempre em evidência acabam por sufocar as questões do relacionamento familiar.

Como resultado de tudo isso, aparecem o desencantamento pessoal, as crises, os conflitos e a preocupação em arrumar um tempo para resolver a situação.

Saber balancear o lado profissional com o de mãe e esposa, ou pai e esposo, exige que você consiga usar bem o seu tempo, sem perder o status na empresa e muito menos o carinho dos pequenos e do seu companheiro ou companheira.

2. Harmonize a vida profissional e familiar

A dificuldade em otimizar o uso do tempo é uma transtorno enfrentado por muitas pessoas. Nessa correria, a vida doméstica, envolvendo as tarefas da casa, os cuidados com os filhos e os momentos de descanso ao lado do marido ou da esposa, fica de lado. Não deixe isso acontecer! Prossiga a leitura para saber o que fazer.

3. Defina bem seus horários

Para equilibrar a relação entre trabalho e família, você deve nivelá-los e não omitir um em função do outro — isso requer organização e disciplina. É evidente que manter a felicidade da família e o sucesso profissional compensa o esforço.

Trabalho é para ser feito no local de trabalho. Programe as suas atividades dentro de horários determinados na agenda. Decida qual hora deve sair e a que horas chegará a casa. Tome um banho, relaxe e procure saber da vida dos seus queridos.

4. Seja eficaz no trabalho

Cumprir as tarefas agendadas no seu dia a dia profissional significa aproveitar da melhor maneira as horas de ofício. Sem ser obsessivo, transforme o seu tempo no mais produtivo possível. Fuja daqueles tomadores de tempo, como o bate-papo fora de hora, a olhadinha nas redes sociais e e-mail pessoal, as reuniões mal programadas e as viagens desnecessárias.

5. Não leve tarefas para casa

Não leve trabalho para casa — muito menos os problemas. Além de afastar você do convívio com aqueles que estão à sua espera, trabalhar em casa depois do expediente não é nada proveitoso. Sua concentração fica dividida entre as responsabilidades com a empresa e com a família. No final das contas, perdem o profissional e a mãe/esposa.

6. Utilize a tecnologia a favor da família

Seja tão smart quanto o seu celular. Durante os intervalos do trabalho, ligue e converse com as crianças. Isso faz com que os filhos se sintam próximos de você e confiantes de que terão sempre a sua ajuda, caso necessitem, além de diminuir aquela sensação de mãe ou pai ausente.

7. Diga “não” sem se arrepender

Por mais mãe ou pai, esposa ou esposo e profissional que você queira ser, tem horas que dizer “não” é fundamental. Na empresa, podem pedir para você fazer um extra depois do horário normal, ou no final de semana; os filhos querem “morar” dentro do shopping e você sonha com uma boa cama e um bom sono; e o pai ou mãe deles planejou assistir ao seu lado aquele filme cult depois que as crianças dormirem. Defenda suas vontades e diga “não”!

8. Desfrute de um tempo livre

Pois é, a gente diz para você fazer isso e aquilo sempre em favor dos outros. E como você fica nessa história? Trate de ser responsável também pelo seu bem-estar e sua qualidade de vida. Apesar das tantas incumbências na empresa e na vida em família, dedique um tempo para o seu lazer e relaxamento.

A dica é correr, fazer ginástica ou yoga, aprender artesanato, frequentar aulas de música, cuidar do jardim e sair com amigos para um café ou uma bebidinha de leve para descontrair e aliviar o estresse. Como você se dispôs a organizar o tempo, dê um tempo para você!

9. Exija menos de você mesmo e compartilhe as responsabilidades

Não dá para ser competente 100% nas tantas obrigações da sua vida. Portanto, pare de se cobrar e passe a repartir as responsabilidades com outros profissionais e com os demais membros da família. Essa atitude de chamar só para si as demandas do trabalho e assumir todos os afazeres domésticos está fora de cogitação.

Distribua deveres entre os profissionais de sua equipe, seus filhos e cônjuge. Todos entenderão o senso de responsabilidade, organização e autonomia. Para o time familiar, delegue desde a arrumação das camas até como preparar a mesa de refeições ou fazer um pagamento via internet.

Para evitar que, mesmo com a partilha de encargos, alguém se sobrecarregue, recorra a outros familiares, à sua lista de amigos e aos seus vizinhos para ajudá-los.

Contar com um tempo todos os dias para estar com a sua família é fundamental para a felicidade, a amizade e a cumplicidade de todos. Rir, se divertir, falar de si mesmo e construir expectativas são ações indispensáveis para a estrutura familiar.

Por outro lado, trabalhar e ser bem-sucedido naquilo que faz profissionalmente é compensador. E é a partir do seu trabalho que você colabora com a qualidade de vida no lar. A organização desses dois momentos com a definição das prioridades é a base para que tudo transcorra da melhor maneira.

Assim, ao administrar trabalho e família, lembre-se de que não é possível se encarregar de todas as coisas ao mesmo tempo.

Gostou dos segredos para equilibrar trabalho e família? Você tem alguma sugestão ou experiência para compartilhar conosco? Deixe seu comentário no post!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados