Como funcionam os testes online no processo de recrutamento e seleção?

A pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus adiantou a tendência dos testes online nos processos de recrutamento e seleção, que também passaram a ser digitais. Os testes são ferramentas indispensáveis para o recrutador avaliar as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, e assim poder decidir sobre a contratação daqueles mais aderentes aos cargos.

Ao longo desta leitura falaremos para você como funcionam os testes online no processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

O que são os testes online nos processos de seleção e recrutamento?

Trata-se de ferramentas elaboradas para avaliar o conhecimento dos candidatos a respeito de competências técnicas e comportamentais. Quando aplicadas de forma correta, esses recursos aumentam as chances de uma contratação bem-sucedida na empresa, sendo uma forma eficiente de avaliar os profissionais que desejam ingressar na companhia.

Os testes contam com uma lógica capaz de apontar as características dos candidatos. Além de sua eficiência, os testes online também auxiliam na manutenção de uma imagem positiva da empresa, em especial do setor de RH, pois a aplicação das ferramentas transmite confiança e credibilidade aos participantes, além de aumentar as chances de contratações bem-sucedidas.

Logo, os testes online também são importantes recursos para elevar a visibilidade da empresa, contribuindo para a formação de uma marca empregadora forte.

Outro fator importante a ser ressaltado é que os testes online geram mais inovação, transparência e possibilitam um feedback mais eficiente aos participantes, o que proporciona uma boa experiência aos candidatos.

Como os testes online funcionam?

Os testes online podem ser aplicados em plataformas digitais, associadas ao site da empresa ou em outras ferramentas, como os softwares de recrutamento e seleção. Nesses dispositivos, os testes são agendados e os candidatos convidados a responder às questões.

Para que as atividades transcorram da melhor maneira, é importante testar os equipamentos, orientar os candidatos quanto às particularidades dos testes e monitorar as atividades.

Na verdade, existem poucas diferenças entre as entrevistas presenciais e online. O importante é escolher os testes mais alinhados com as exigências da vaga e o perfil da organização, além de garantir o acesso e o correto entendimento das questões apresentadas aos candidatos.

As plataformas computam os resultados e, em alguns casos, ainda é possível compartilhá-los com gestores e os próprios candidatos, a fim de conceder um feedback mais eficiente.

Quais são os exemplos de testes online?

Separamos os testes online mais usados para você aplicar na sua empresa. Acompanhe!

Raciocínio lógico

Esse teste tem como objetivo analisar o desempenho do candidato no momento de solucionar questões, planejar ações, interpretar textos e tomar decisões em um curto espaço de tempo. Esse é um dos testes mais comuns de serem aplicados nos processos de recrutamento e seleção, principalmente para aquelas funções que exigem foco e disciplina.

O teste de raciocínio lógico é muito comum de ser aplicado em programas de estágio e trainee em grandes companhias, mas também podem ser aplicados para cargos mais operacionais, como segurança e vigilância.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Questões matemáticas são bastante cobradas nesse tipo de avaliação, e um bom resultado revela que o profissional tem capacidade para fazer interpretações, ter pensamento linear e desenvolver questões com clareza e bastante rapidez.

Método DISC

O método DISC também faz parte de um dos testes online mais utilizados nos processos de recrutamento e seleção das companhias. Com esse teste, o profissional de RH consegue fazer a identificação dos perfis comportamentais predominantes em cada candidato, avaliando aquele que é o mais aderente para a posição em aberto.

Com uma estratégia definida de pontuação, cada perfil indica a inclinação para ocupar certos cargos e áreas da empresa. De modo geral, a metodologia DISC é complementar a outros testes, como testes de inteligência emocional, a tipologia de Myers-Briggs e teoria de motivadores.

A aplicação de testes em conjunto é importante porque não se pode resumir um perfil somente olhando as questões comportamentais. É preciso avaliar tantos outros fatores na hora de contratar.

Conhecimento técnico

Os testes online de conhecimento técnico são utilizados para fazer a avaliação dos conhecimentos do candidato acerca de questões que dizem respeito ao cargo oferecido. Nos processos de recrutamento e seleção, esse teste agiliza a seleção de pessoas para as entrevistas, ao mesmo tempo em que diminui o tempo de realização do processo e agrega valor ao recrutamento.

Os testes de raciocínio lógico, conhecimentos gerais e inglês são os mais utilizados hoje em dia, e podem ser aplicados nos testes online por meio das plataformas ou via e-mail.

ADT (Inventário de Administração de Tempo)

Esse método é utilizado para fazer a avaliação de como os candidatos à vaga de empresa utilizam o próprio tempo no cotidiano do trabalho. Corriqueiramente, é aplicado por psicólogos e pode ser adaptado para as plataformas online.

O ADT é composto por um conjunto de 96 questões separadas em 16 áreas. Com as respostas, é possível avaliar e fazer um diagnóstico de tempo empregado em cada área, o que contribui para a solução de questões relacionados ao gerenciamento do tempo.

O ADT é um teste muito utilizado e também valorizado nos processos seletivos de supervisores, executivos, secretários e gerentes.

Teste QUATI

O teste QUATI (questionário de avaliação tipológica) tem por finalidade fazer a avaliação da personalidade dos candidatos, e para isso se baseia na escolha situacional de cada indivíduo. É um teste bastante utilizado em orientação vocacional, na seleção de pessoal, avaliação de potencial e psicodiagnóstico.

Conforme as respostas concedidas a atividades cotidianas, o profissional consegue chegar a um resultado que mensure o nível de:

  • intuição/sensação;
  • introversão/extroversão;
  • empatia/egocentrismo;
  • sentimentalismo/racionalidade e assim por diante.

As respostas apresentadas pelo candidato refletem a forma como ele tende a se comportar nas atividades do seu dia a dia e também no ambiente de trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, os testes online no processo de recrutamento e seleção são ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas para a identificação de perfis de candidatos mais alinhados com a vaga em aberto.

A Compleo ATS pode ajudá-lo a digitalizar os processos de testes de recrutamento online. Entre em contato para saber mais sobre as nossas soluções!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment