Entenda o que é o teste palográfico e como usá-lo na prática!

É inegável como os processos que competem o RH necessitam de uma constante atualização. O impacto que essa área tem para uma empresa é muito forte, afinal, é por ela que são escolhidos os novos funcionários.

Tanto a médio como a longo prazo, os efeitos dessas escolhas refletem no desempenho da empresa, o que traz a necessidade de sempre se aprimorar. Neste contexto, o RH deve buscar por metodologias que melhorem a capacidade de avaliação dos candidatos e, em algum momento, a sua procura passará pelo que chamamos de teste palográfico.

Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa análise e como ela pode ser benéfica para o RH. Confira!

O que é teste palográfico?

Criado na Espanha pelo psicólogo Salvador Escala Milá, o teste palográfico é um método psicológico que permite identificar certas características comportamentais, principalmente, ligadas ao emocional e ao aspecto social de uma pessoa. Essa identificação é feita de maneira indireta, por meio de representações gráficas geradas pelo próprio indivíduo.

Esse teste veio para o Brasil a partir dos anos 1970, e teve bastante destaque no trabalho do psicólogo Agostinho Minicucci, responsável por seu desenvolvimento e divulgação no país. Inclusive, é um método bastante utilizado até hoje para tirar a carteira de motorista.

Para que serve?

De maneira geral, esse é um teste voltado para analisar como um indivíduo lida com seu emocional e com o social. Principalmente, para identificar sua predisposição para ser uma pessoa agressiva, desorganizada ou com problemas afetivos. 

Para o recursos humanos, essas informações são de extrema importância, visto que uma pessoa com essas características tende a prejudicar bastante o ambiente de trabalho. Além de não conseguir realizar as suas tarefas direito e atrapalhar seus colegas.

O teste também é capaz de analisar o quanto uma pessoa consegue se adaptar e se comunicar com outras pessoas. Medindo os níveis de produtividade, segurança e confiança, características fundamentais para ser um bom funcionário.

Como o teste palográfico funciona?

O teste palográfico tem um processo de execução bastante simples, o candidato deve pegar uma folha e desenhar riscos verticais paralelos. É por meio desses traços ou palos, que serão avaliadas as questões comportamentais. O avaliador analisará a representação no papel das seguintes formas: irregular, espaçado, equilibrado, estreito, crescentes ou decrescente, amplo, examinando não só a quantidade como a sua aparência.

Por não ser um teste que necessita de equipamentos específicos, apenas um papel e uma caneta, pode ser feito em grande escala com muitos candidatos ao mesmo tempo.

Ferramentas para o teste palográfico

No momento da avaliação, o profissional provavelmente usará uma tabela de referência. Uma ferramenta padrão para medir o nível de normalidade de cada candidato de acordo com o seu sexo e escolaridade.  

indicadores de RHPowered by Rock Convert

O que costuma ser avaliado no teste são estes itens:

  • ritmo de trabalho;
  • nível de iniciativa;
  • graus de agressividade;
  • organização;
  • uso de substâncias ilícitas;
  • transtornos psicológicos;
  • capacidade de adaptação ao ambiente;
  • vitalidade;
  • impulsividade;
  • habilidade para cumprir metas.

Como aplicá-lo de maneira eficiente?

Algumas coisas são importantes para explicar a respeito desse teste, primeiro, a necessidade de ter um profissional especializado como avaliador, isto é, um psicólogo. Isto porque, os traços feitos pelos candidatos não têm um padrão, será preciso alguém com preparo para conseguir identificar o que significa. Não é à toa que o Conselho Federal de Psicologia determinou que somente psicólogos registrados podem aplicar e analisar esse tipo de teste.

Em termos do melhor período para a sua aplicação, é interessante que ele seja feito no momento das entrevistas ou de dinâmica de grupo. Dessa maneira, o recursos humanos consegue mais informações a respeito do comportamento do candidato e já pode realizar o processo de eliminação antecipado.

Qual é a importância do teste palográfico?

É evidente que o setor de RH está constantemente buscando maneiras de tornar o processo de avaliação de candidatos não só mais ágil, mas também mais acertado. Isso vai além do desempenho do setor para empresa, o tipo de funcionário selecionado tem um grande impacto no dia a dia.

Portanto, os recursos humanos têm a obrigação de encontrar métodos para atrair o candidato ideal. Testes psicológicos e, nesse caso o palográfico, são maneiras de melhorar a qualidade das avaliações. Sua característica menos invasiva de aplicação oferece uma possibilidade de análise mais ampla.

Afinal, não é necessário fazer perguntas a respeito da vida do candidato para obter informações sobre como essa pessoa encara suas emoções e aspectos sociais. A companhia consegue basear a sua escolha em dados qualitativos.

Portanto, o que define a importância de um teste desse tipo é o quanto suas respostas podem ajudar o recrutador a encontrar o funcionário certo. Não só alguém que executa bem as suas funções ou tem preparo educacional, mas uma pessoa que está alinhada à cultura organizacional da empresa.

Quais são os benefícios?

A curto prazo, os benefícios desse tipo de teste podem passar despercebidos. Mas, ao longo do tempo, a empresa poderá ter grandes vantagens principalmente em relação ao desempenho de seus trabalhadores. Entre as principais, podemos destacar:

  • melhora na produtividade: um funcionário bem alinhado com a empresa e bem equilibrado emocionalmente tem mais chances de se sentir satisfeito e realizar um trabalho eficaz;
  • mais tempo: esse teste economiza o tempo em procura por funcionário ideal, visto que é possível eliminar aqueles candidatos que não respondem de forma positiva aos resultados;
  • economia de dinheiro: por fim, o teste evita a necessidade de se fazer constantes recrutamentos e gastar recursos com divulgação, avaliações e outras iniciativas, já que facilita encontrar o funcionário qualificado.

Você pode acompanhar até aqui, como o teste palográfico é uma importante ferramenta para o setor de recursos humanos conseguir avaliar os candidatos com precisão. Ele proporciona acesso a informações sobre aspectos sociais e de comportamento sem que seja necessário um contato muito íntimo.  

Aliás, sabemos a necessidade de encontrar ferramentas que ajudem a tornar o processo de seleção mais ágil. Testes psicológicos realmente podem ajudar em parte, porém, imagine realizar todos os processos vinculados ao RH de maneira facilitada? Pois é, o software da Compleo é uma plataforma específica para o setor que ajudará a não só melhorar o registro de testes, como o palográfico, mas também, dinâmicas, gerenciamento dos dados dos candidatos, entre outros. 

Quer saber mais sobre o nosso software? Então, descubra como ele pode ajudar a sua empresa!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment