Teste DISC: O que é e como aplicar na empresa

Você sabia que o teste DISC é uma excelente ferramenta para conhecer melhor a si mesmo e também aos outros?Trate-se de uma metodologia que permite compreender o comportamento humano , o que pode ser extremamente útil na hora de avaliar profissionais, identificar talentos e fazer o mapeamento de competências.

Para entender melhor o assunto, não deixe de acompanhar a leitura. Vamos te explicar como funciona esse método e como implementá-lo em sua empresa. Acompanhe!

O que é o teste DISC?

O teste DISC é um método de avaliação comportamental que permite identificar quatro perfis básicos de comportamento humano. São eles:

  • Dominância (D);
  • Influência (I);
  • Estabilidade (S);
  • Complacência (C).

Todos indivíduos possuem essas quatro características, porém, com um perfil predominante. 

Para que serve?

O teste DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que pode ser utilizada pela área de Recursos Humanos para identificar as competências e os potenciais de cada profissional. 

Assim, é possível ter um processo de recrutamento mais assertivo, além de avaliar melhor o desempenho dos colaboradores e traçar planos de carreiras ideais para cada perfil comportamental.

Aplicar esses testes ainda ajuda a liderança organizacional a compreender melhor quais são os traços marcantes da personalidade do funcionário.

Além disso, esse método também é útil para o autoconhecimento para que o profissional conheça melhor seus pontos fortes e fracos. Desta forma, poderá potencializar sua performance para conquistar suas metas e objetivos profissionais.

Quais características são avaliadas?

A metodologia DISC, baseada no trabalho do Dr. Willian Moulton Masterson, serve como uma ferramenta de avaliação de personalidade e potenciais comportamentos. Com isso, será revelado a partir do questionário quais comportamentos são mais e menos naturais para um indivíduo.

Percebe-se que uma pessoa pode ser identificada como orientada a pessoas ou orientada a tarefas. E assim, pode-se dizer que ou ela é reservada ou ativa.

A partir desses resultados, tem a possibilidade de inferir como determinado funcionário, seja ele já presente na empresa ou em processo de contratação, tende a exercer suas tarefas.

Vale ressaltar que não existe um perfil melhor que o outro ou um perfil mais bem-sucedido que o outro. O grande foco é entender e auxiliar na tarefa que será exercida por aquele colaborador. Por exemplo, pode ser um valioso recurso para identificar lideranças natas dentro de uma área da empresa. 

E, além disso, dentro de toda empresa é preciso ter perfil de candidatos diversos e que contemplem os 4 perfis comportamentais que o teste busca identificar. Assim, fica mais assertivo indicar personalidades para determinadas tarefas.

Com isso, a empresa tem funcionários engajados no que fazem, motivados a melhorar e que vestem a camisa da empresa. Com sucessos recorrentes entre as funções desempenhadas, torna- se mais fácil para as empresas atingirem os seus objetivos de negócio. 

Como funciona o teste DISC?

O teste DISC funciona por meio de testes e formulários, que a partir das respostas do indivíduo é possível identificar seu perfil dominante.

Geralmente, esse teste é um questionário de múltipla escolha, que deve ser respondido intuitivamente e traz perguntas sobre visões do mundo, preferências, opiniões, etc.

São perguntas objetivas e formuladas com uma linguagem simples. Em geral, consegue ser respondido em até 15 minutos.

Ele tem se tornado um recurso valioso e tem se tornado mais utilizado nas contratações. Isso porque é uma avaliação testada e aprovada pela Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados saem com 97% de precisão.

Inclusive, já existem modelos mais recentes que permitem até mesmo identificar se o teste foi respondido com sinceridade e transparência.

Os 4 perfis comportamentais

Como vimos, existem quatro perfis comportamentais que podem ser identificados pelo teste DISC. São eles:

Dominância

Essas pessoas acham mais fácil lidar com os desafios. Suas principais características são: determinação, exigência, controle e ousadia. Esse é considerado o estilo mais agressivo dentre as quatro opções. 

Influência

Eles são pessoas mais emocionais e têm uma grande capacidade de influenciar as pessoas. Suas principais características são: entusiasmo, persuasão, comunicação eficaz e otimismo. Já esse perfil, é considerado o mais extrovertido de todos.

Estabilidade

Essas pessoas lidam melhor com convenções e padrões. Suas principais características são: paciência, tranquilidade, confiabilidade, lealdade, persistência, gentileza e previsibilidade. Esses são vistos como os mais reservados em comparação com os outros. 

Conformidade

São pessoas que têm mais facilidade em lidar com regras e processos. Suas principais características são: análise e sentido lógico, disciplina, cautela, perfeccionismo e precisão. Por fim, esses são considerados os mais analíticos.

Por que implementar o teste DISC?

As empresas que utilizam o teste DISC têm a oportunidade de compreender profundamente o perfil de seus colaboradores, suas habilidades profissionais, como se comportam em determinadas situações e quais seus pontos fortes.

A partir dessas informações, fica mais fácil determinar quais profissionais se enquadram melhor em cada carga e função, ou como desenvolvê-los para uma determinada atividade.

Com isso, é possível alocar os profissionais nas funções que mais se identificam, além de identificar se eles terão o fit cultural com a empresa.

A consequência dessa ação é a melhora da produtividade da equipe e a promoção de um ambiente de trabalho que gera satisfação profissional aos colaboradores.

Como o teste DISC pode ser usado na empresa?

Como vimos, a aplicação do teste DISC pode ser bastante vantajosa para empresas e também para os seus colaboradores. Para aproveitar esses benefícios, você pode usar esse método de diferentes formas.

A primeira é para o recrutamento e seleção. Ao realizar o teste com os candidatos, o setor de Recursos Humanos poderá identificar os perfis comportamentais de cada um para selecionar o que melhor se adequa a vaga.

Além disso, o DISC é útil para desenvolver lideranças, pois a partir dos resultados do teste é possível identificar quais profissionais estão prontos para se tornarem líderes e como ajudá-los a se tornarem líderes inspiradores.

Outro benefício é utilizar os resultados para criar treinamentos e estratégias que tem como objetivo desenvolver as virtudes e as fraquezas dos colaboradores. Desta forma, a empresa conseguirá extrair o máximo de cada um.

Por fim, quando essa metodologia é aplicada em uma empresa também é possível criar um plano de desenvolvimento individual para cada colaborador. Esse plano consiste em determinar objetivos e metas que guiam para o sucesso profissional. 

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment