Tecnologia em Recursos Humanos: 12 tendências para ficar de olho

O setor de RH é um departamento nevrálgico para a organização. Se os gestores reconhecerem esse poder multiplicador para os colaboradores, muito mais que realizar tarefas administrativas de departamento pessoal, o RH terá potencial estratégico na gestão do capital humano.

Para tanto, deve contar com uma atuação inovadora, alinhada com a cultura organizacional e os objetivos de negócio, a fim de acompanhar de maneira eficiente toda a jornada dos colaboradores, começando pelo processo de recrutamento e seleção até o crescimento profissional dentro da empresa. Mais ainda, o RH é responsável por recomendar e instituir estratégias que promovam a ampliação dos ganhos reais em produtividade e lucros.

Então, a cada mudança de direção da empresa ― desenvolvimento de novos produtos, troca de missão, visão ou objetivos, novos processos e inovações, por exemplo ―, o RH deve liderar o caminho de integração dos colaboradores com esses novos cenários.

Contudo, para que isso seja possível, é preciso contar com a tecnologia em Recursos Humanos, que está cada vez mais evoluída e representa um importante diferencial para as ações do setor. Quer saber mais? Acompanhe nossa lista com as 12 principais tendências para você ter no radar.

1. Sistemas de gestão

Para fazer do RH um setor holístico, ou seja, que consegue enxergar a empresa de maneira ampla e integrada, as ferramentas de gestão são essenciais. Além de permitirem uma gestão centrada nos colaboradores, a utilização dessas tecnologias permite combinar a intuição com uma análise de dados sistemática.

Esse conhecimento oriundo dos dados permite que o RH tenha diferentes focos de atuação, com a criação de metas e objetivos de curto e longo prazos, ao mesmo tempo que automatiza processos — ora trabalhosos e que afastavam o departamento de funções relevantes.

2. E-learning

Ao pensarmos sobre a educação continuada na empresa, por meio de treinamentos e capacitação profissional, a adoção de plataformas de e-learning é fundamental para agilizar o aprendizado, dentro ou fora do departamento.

Como o ensino online é uma tendência que está se firmando na sociedade, com a educação corporativa não seria diferente. Tanto que instituições educacionais de peso estão desenvolvendo programas de ensino in company com excelentes resultados para o aprendizado de novas habilidades, por meio de modernos ambientes virtuais de aprendizagem.

3. People Analytics

Já que estamos falando sobre tecnologia aliada à gestão de Recursos Humanos, saiba que a análise comportamental dos colaboradores está revelando resultados cada vez mais fidedignos por meio das tecnologias de People Analytics.

Esse método é profundamente orientado em dados estatísticos e técnicas de interpretação de dados. Ele foca-se no conhecimento de todos os processos, funções, desafios e oportunidades para os colaboradores, como meio de orientar uma tomada de decisão inteligente.

Portanto, o People Analytics é aplicável a todo o ciclo de vida do funcionário ― da contratação e gerenciamento de desempenho mais eficaz até uma melhor retenção.

4. Recrutamento ágil

Se você deseja um recrutamento ágil, saiba que a tecnologia também está a favor do RH em todas as etapas do processo seletivo. Uma das áreas que está em maior evidência nesse quesito é a inteligência artificial.

O objetivo de sua utilização é associá-la ao machine learning (aprendizado de máquina), para que o computador possa aprender novas informações e agilizar ou automatizar fluxos de trabalho de recrutamento, especialmente com relação a tarefas repetitivas e de alto volume.

Um exemplo disso é a triagem de currículo e a fase de testes online. De maneira automatizada, os softwares de recrutamento e seleção dotados de inteligência artificial são capazes de definir os candidatos aptos a participar do processo seletivo, realizar as avaliações e enviar feedbacks de maneira automatizada.

5. Soluções em nuvem

Ter acesso a informações em tempo real e de qualquer lugar é o propósito das soluções em nuvem para RH. Além de melhorarem o fluxo de trabalho do setor, esses recursos também possibilitam otimizar a experiência dos próprios colaboradores com a empresa. Entre os benefícios das soluções em nuvem, podemos destacar:

  • melhoria dos processos de recrutamento e seleção, com a retenção de uma base de dados densa permanentemente;
  • maior satisfação dos funcionários, com a possibilidade de autoatendimento para informações de departamento pessoal (bancos de horas, salários, benefícios etc.);
  • realização de atualizações automáticas de software;
  • alto nível de segurança de dados.

6. Soluções de análise de desempenho

A análise de desempenho envolve a coleta de dados formais e informais para ajudar a empresa a definir e atingir seus objetivos. A análise de desempenho revela várias perspectivas sobre um problema ou oportunidade, determinando todo e qualquer direcionador ou barreira para um desempenho bem-sucedido e propondo um sistema de solução com base no que é descoberto.

Para facilitar esse trabalho, nas esteiras das tecnologias de gestão de pessoas, há ferramentas de análise de desempenho que permitem o foco em um processo abrangente, o que possibilita observar impactos reais na produtividade, de acordo com a realidade da organização.

7. Chatbots

Muito utilizados no atendimento online, os chatbots também ganham espaço na tecnologia voltada aos Recursos Humanos. Essa ferramenta também utiliza a learning machine e consegue oferecer respostas rápidas e precisas aos colaboradores.

Os modelos mais recentes permitem integração com WhatsApp e plataformas de comunicação internas, além de serem pré-programados com uma extensa base de perguntas comuns.

Essa ferramenta é ideal especialmente durante a fase de onboarding e integração do novo colaborador.

8. Gamificação

As ferramentas disponibilizadas pela gamificação ajudarão a aumentar o engajamento, a produtividade e a motivação dos seus colaboradores, uma vez que essa tecnologia facilita a comunicação interna e proporciona mais eficiência e dinamismo aos processos do dia a dia do trabalho.

Além disso, a gamificação pode ser usada no recrutamento e na seleção da empresa, a fim de tornar o processo muito mais dinâmico e atrativo. Dessa forma, os candidatos conseguem se sentir mais à vontade e mostrar as suas reais qualidades para o recrutador.

Assim, ambas as partes saem ganhando, tanto o empregador, que poderá contratar o colaborador mais adequado para o cargo, quanto o candidato, que não se sentirá lesado no processo seletivo.

9. Business Intelligence

O Business Intelligence permite que o RH identifique com mais facilidade os gaps de competência dentro das equipes, possibilitando, assim, que ações sejam colocadas em prática com o intuito de direcionar melhor os colaboradores e promover o alto desempenho de cada um.

Dessa forma, é possível contar com uma equipe de alta performance, a qual não medirá esforços para alcançar os objetivos da organização, contribuindo para o seu bom desenvolvimento no mercado.

10. Big Data

Quando o assunto é tecnologia em Recursos Humanos, o Big Data aparece como uma ferramenta indispensável. Por meio dele, o gestor consegue ter um maior controle dos dados da sua empresa, uma vez que essas informações são facilmente organizadas e interpretadas. Além disso, podem ser acessadas quando e onde você estiver.

O gestor também terá a oportunidade de tomar decisões muito mais precisas e acertadas com o auxílio do Big Data. Isso porque ele estará baseado em dados reais, os quais podem ser coletados para a observação de indicadores e a criação de metas.

11. Realidade virtual

A realidade virtual é um recurso bem inovador e que pode beneficiar muito o setor de RH da sua empresa. Ela ajuda a atrair o interesse dos talentos e engajá-los com as metas e os objetivos do negócio — principalmente a geração Hi-Techs.

Além disso, no processo seletivo, a realidade virtual pode ajudar o recrutador a inovar nos testes, proporcionando resultados mais precisos que auxiliarão na decisão de quem deve ser contratado.

Para os colaboradores que já fazem parte da empresa, a realidade virtual pode ser usada para tornar os treinamentos mais atrativos e eficazes, por exemplo.

12. Ferramentas de contratação remota

Ao pensarmos na descentralização do processo seletivo, sem dúvida, quase todas as etapas do recrutamento podem ser desenvolvidas de forma remota. As melhores soluções de contratação remota contam com uma série de funcionalidades que não apenas permitem a sonhada agilidade, mas também proporcionam a personalização no atendimento aos candidatos.

Como exemplo, podemos citar as soluções Compleo. Dê uma olhadinha logo abaixo.

Compleo ATS

Esse é um software de recrutamento e seleção que é simples de usar e totalmente dinâmico. Com ele, você pode:

  • abrir vagas de maneira inteligente;
  • fazer triagem com o uso de vídeo;
  • ampliar a divulgação das vagas por meio de redes sociais, portais de emprego e indicações de colaboradores;
  • fazer testes de habilidades automatizados;
  • fazer uma gestão do recrutamento mais efetiva.

Para personalizar ainda mais o seu processo seletivo, é possível escolher diferentes planos de assinatura, de acordo com suas necessidades reais.

Compleo Vídeo

Para otimizar a fase de triagem de seus candidatos, o Compleo Vídeo conseguiu agregar as seguintes funcionalidades:

  • análise de emoções por meio de expressões faciais dos candidatos;
  • possibilidade de compartilhamento dos vídeos;
  • transcrição da entrevista para texto;
  • emissão de relatórios;
  • pacotes de inteligência artificial;
  • cadastro de filiais;
  • avaliação de gestores, entre outras.

Destaca-se que, assim como ocorre no ATS, o Compleo Vídeo também conta com diferentes planos de assinaturas.

Como acompanhar essas tendências?

Acompanhar de perto as tendências de tecnologia em Recursos Humanos é fundamental para proporcionar aos seus colaboradores mais inovação. Desse modo, é possível tornar o ambiente de trabalho muito mais produtivo e livre de estresse.

O blog do Compleo, por exemplo, oferece diversas informações valiosas a respeito desse e de muitos outros assuntos relacionados ao processo de recrutamento e seleção. Portanto, vale a pena acompanhá-lo para ter contato com informações valiosas para o seu negócio. Assim, o seu aprendizado será garantido e você se manterá sempre atualizado.

Viu só quanta tecnologia em Recursos Humanos você pode colocar em prática na sua empresa? Analise quais são as necessidades do seu negócio e escolha aquela solução que mais lhe proporcionará benefícios. Com um time motivado, a organização pode ir longe, destacando-se entre a concorrência e atraindo muitos clientes. Aposte nessa ideia!

Então, agora é com você. Modernize seu RH quanto antes. Entre em contato conosco e conheça mais as soluções oferecidas pelo Compleo!

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment