Tech Recruiter: o que é e quais os desafios dessa profissão

Um Tech Recruiter é o protagonista do processo de aquisição de talentos em tecnologia. Os melhores recrutadores de tecnologia têm um relacionamento próximo com seus parceiros de TI. Muitos enfrentam processos inconsistentes que tornam seu trabalho mais difícil. Às vezes, isso se deve à falta de expectativas claras quanto ao escopo da função.

Neste conteúdo, revisamos a complexidade do trabalho deste profissional, como pode ser a vida diária nessa função e o que você precisa considerar ao trabalhar com um profissional de recrutamento de tecnologia.

O que é um Tech Recruiter?

Este profissional é responsável por fornecer, selecionar, agendar entrevistas e estender ofertas a candidatos adequados para funções de tecnologia – engenharia de software, análise de dados, etc.

Em comparação com outros recrutadores, estes profissionais geralmente têm pelo menos dois anos de experiência na indústria de tecnologia. A educação formal ou treinamento também é um bônus que os ajuda a identificar os candidatos certos.

Em pequenas e médias empresas, os recrutadores também podem ser responsáveis ​​pela integração, relações com os funcionários, remuneração, aprendizagem e desenvolvimento e outras funções de RH. As responsabilidades de um Tech Recruiter variam muito, dependendo de vários fatores. Isso inclui o tamanho da organização, a especialização das funções em aberto e os recursos disponíveis para gerenciar o processo e avaliar tecnicamente o candidato.

Quais são os desafios dessa profissão?

Antes de considerar os desafios da profissão, veja, a seguir, algumas das habilidades mais comuns que grandes recrutadores de tecnologia têm:

  • Fortes habilidades interpessoais, de networking e de comunicação;
  • Capacidades de negociação;
  • Pensamento crítico e flexibilidade quando confrontado com a mudança de prioridades;
  • Conhecimento técnico para a abertura de função dada;
  • Experiência de trabalho comprovada com as ferramentas e tecnologias que serão avaliadas;
  • Experiência com várias técnicas de sourcing (por exemplo, mídia social, recrutamento interno, referências, etc.);
  • Capacidade de se manter atualizado sobre os mais recentes padrões, problemas e riscos da indústria de tecnologia;
  • Compreensão das leis trabalhistas relevantes e das melhores práticas de RH;
  • Capacidade de manter um banco de dados e pipeline de candidatos;
  • Habilidades de gerenciamento de projetos (para cargos de liderança de RH / recrutamento);
  • Experiência comprovada com ferramentas de recrutamento e rastreamento de candidatos, bem como bancos de dados de RH;
  • Conhecimento das técnicas de avaliação específicas para cada função;
  • Gestão de partes interessadas, treinamento de recrutador e desenvolvimento de ciclo de entrevista (para cargos seniores);
  • Capacidade de criar uma experiência perfeita para o candidato em todos os estágios;
  • Engajamento ativo e promoção de estratégias de contratação de diversidade e inclusão;
  • Vontade de se tornar um embaixador da marca e representar a empresa nas primeiras interações do candidato com a organização.

Conhecimento técnico

Ter um conhecimento sólido sobre as tendências tecnológicas da empresa e um conhecimento de alto nível das tecnologias gerais é uma habilidade essencial. Obviamente, eles precisam ter uma compreensão melhor do que leigo das ferramentas do comércio.

Habilidades pessoais

Os melhores tech recruiters têm excelentes habilidades pessoais. Eles são capazes de ouvir; construir rapport, confiança, credibilidade e relacionamentos; resolver conflitos; e consultar as pessoas.

Habilidades para recrutamento de tecnologia

Um recrutador de tech deve ter um grande conhecimento do comportamento do desenvolvedor. Um bom desenvolvedor geralmente é contratado logo após a faculdade e, na maioria das vezes, é bem pago para largar os empregos existentes.

Para outros, um recrutador precisa procurar em lugares específicos da área. Plataformas como GitHub e StackOverflow podem ser fontes incríveis para encontrar grandes talentos em tecnologia.

Triagem

Ao contratar um desenvolvedor, apenas revisar um currículo ou avaliar um perfil online não fornece as informações necessárias. Embora sejam bons resumos de suas habilidades e experiência, eles não lançam luz sobre suas habilidades de resolução de problemas e investigação, sua natureza colaborativa e sua compreensão dos problemas específicos de uma empresa.

Usar software de recrutamento de tecnologia para avaliar um candidato em várias habilidades e níveis e obter o insight de que você precisa se torna mais fácil.

Os grandes desafios da profissão

Embora o trabalho de um recrutador frequentemente se limite a gerenciar candidatos e orientá-los durante o processo de recrutamento para uma empresa, a posição envolve muito mais. Além do recrutamento, o Tech Recruiter realiza sourcing e headhunting.

Por sourcing entendemos a busca ativa de candidatos para uma determinada posição, candidatos que não necessariamente procuram trabalho.

O Headhunting refere-se ao trabalho específico que Tech Recruiters realiza quando é necessário procurar perfis técnicos altamente especializados ou de alto nível executivo.

Este terceiro ponto é o que mais distingue um Tech Recruiter. Ao trabalhar em um ambiente tecnológico avançado, você deve ter um mínimo de conhecimento e controle do assunto, a fim de encontrar os melhores candidatos para as melhores posições. Um recrutador de tecnologia que controla todas as três funções pode ser chamado de Full Stack Tech Recruiter.

Habilidades de comunicação

Para um recrutador, a habilidade comunicativa é fundamental, pois ele a utilizará em todos os momentos. Por capacidade comunicativa, entendemos vários elementos.

Por um lado, a capacidade de falar e escrever de forma confiável, já que usará a palavra para seduzir e convencer o candidato e a empresa com argumentos coerentes.

Aa capacidade de ouvir e empatia são fundamentais para ter uma perspectiva clara de quem é o candidato, quais as capacidades que possui e se se enquadra no cargo. A baixa capacidade enfática geralmente leva a preconceitos e erros de previsão que podem prejudicar muitos processos de recrutamento.

Além de ser um bom ouvinte, você deve ser capaz de conduzir entrevistas com candidatos com um conhecimento razoável do assunto técnico, a fim de avaliar adequadamente as habilidades, necessidades e objetivos do candidato com as perguntas certas.

Conhecimento do ambiente superior

Um elemento chave que diferencia um Tech Recruiter de outros tipos de Recruiters é a necessidade de operar em ambientes altamente técnicos. Como especialistas estão sendo contratados no processo seletivo, um recrutador inteligente se compromete a treinar e entender o assunto antes de entrar na “prática”.

Além disso, deve haver conhecimento do manuseio de bancos de dados, redes sociais e outras fontes possíveis de busca de candidatos. O objetivo é tornar o processo de sourcing mais rápido e, acima de tudo, mais eficaz.

Seja um Tech Recruiter de sucesso!

Um recrutador de tecnologia eficiente é um negociador, um ouvinte ativo, um especialista em redação de currículos, (esporádico) um treinador / líder de carreira, um mediador, um conector, um porteiro implacável e uma espécie de benfeitor. Com tantas funções para desempenhar com sucesso, é justo que os recrutadores utilizem as tecnologias certas para aumentar suas chances.

Quer saber mais sobre o assunto? Assine nosso newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.