Entenda do que se trata o SLA de contratação

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Acompanhar o SLA de contratação na sua empresa é uma estratégia que pode ajudar bastante a aprimorar o desempenho dos processos de recrutamento e seleção. Você sabe do que isso se trata?

Elaboramos este artigo para explicar melhor o conceito, mostrando como ele funciona na prática, como pode ser implementado e que importância tem para recrutadores e candidatos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que significa SLA de contratação?

SLA é a sigla em inglês para Service Level Agreement, o que seria algo como Acordo de Nível de Serviço (em tradução livre). Ele é oriundo da área de Tecnologia da Informação e indispensável para os contratos de prestação de serviço. Atualmente, também tem sido usado em diversos outros setores.

Ele visa estabelecer um entendimento entre as partes e o que se espera fazer dentro do prazo combinado. Refere-se às determinações dos serviços que o contratante pode esperar do fornecedor na negociação.

Podemos dizer, portanto, que é um documento exigido em uma relação contratual, principalmente na área de TI. Nele, constam termos de compromisso, prazos de contratos, metas de nível de serviço, etc.

A ideia é assegurar o cumprimento de prazos e todos os outros acordos que foram firmados inicialmente. A quebra do SLA pode acarretar em multa para a empresa ou setor que descumprir o que está previsto em contrato.

Quais são os tipos de SLA existentes no processo de recrutamento?

Existe uma série de metas que podem ser incluídas em um SLA de contratação. Nos tópicos a seguir, explicamos as principais delas e como elas podem ser avaliadas por meio de indicadores de desempenho.

Melhorar a qualidade das contratações

Esse é um dos principais objetivos quando falamos da área de recrutamento e seleção. Esse número é acompanhado no processo posterior à contratação, a fim de identificar se os profissionais recém-contratados estão apresentando um desempenho satisfatório e se atendem às expectativas.

Se os resultados apresentados forem aquém do esperado, pode ser que o problema não esteja no colaborador, mas sim no recrutamento, que pode ter passado por algumas falhas na hora de checar alguns requisitos e os perfis dos candidatos (avaliando se eles eram compatíveis com o que se busca, indo além das habilidades técnicas, formação e conhecimentos).

Diminuir dos custos de contratação

Os processos seletivos geram custos para o negócio. Quando mais eficaz for uma contratação, mais otimizado será esse gasto. Isso significa que um recrutamento rápido e com o profissional adequado é essencial para que a saúde financeira da empresa seja preservada.

Para encontrar esse número, diversos fatores fazem parte da conta. Desde os gastos com divulgação das vagas, a infraestrutura para realização de atividades (como entrevistas e dinâmicas) e o tempo em que a vaga permanece aberta.

Uma forma bem eficaz de chegar ao resultado é por meio da seguinte fórmula:

Valor total gasto nos processos seletivos / Vagas preenchidas

Entretanto, é válido também fazer uma análise individual de cada ação. Assim, fica mais fácil identificar qual estratégia traz resultados mais satisfatórios e qual pode ser revista (principalmente quando falamos de investimentos em agências de emprego, por exemplo).

Aprimorar o desempenho da equipe responsável pela contratação

A performance dos recrutadores também faz parte do SLA de contratação. A informação sobre a qualidade das contratações realizadas em determinado período é um dos critérios que podem ser usados para identificar esse desempenho.

Além disso, também pode-se usar o tempo total gasto para que uma vaga seja preenchida. Essas suas questões envolvem dinheiro e, quanto melhor for a performance da equipe, mais eficiente se torna o processo — o que gera impactos nos resultados da empresa, inclusive na parte financeira.

Além desses, também podemos citar outros dois SLAs importantes para a empresa, que são:

  • aumentar a transparência do processo para os candidatos;
  • diminuir o tempo de retorno do resultado do processo.

Qual a sua importância para o candidato e para o recrutador?

Para a equipe de recrutamento, ter um SLA de contratação é uma forma de ter metas muito bem definidas a respeito de quais resultados a empresa espera obter. Com isso, fica mais fácil otimizar os processos de seleção e contratação, tornando-os ainda mais eficazes.

Já do ponto de vista do candidato, esse tipo de estratégia contribui para tornar o processo ainda mais ágil e transparente, promovendo uma experiência positiva. De modo geral, isso traz um impacto positivo para a empresa no mercado, na visão dos profissionais.

Como implementá-lo de maneira adequada?

A implementação do SLA de contratação demanda alguns cuidados básicos, o que envolve um passo a passo que inclui:

  • especificar qual será o tipo de serviço realizado;
  • determinar o prazo dos processos;
  • definir quando e como se fará o monitoramento;
  • estabelecer um canal de comunicação eficiente entre as partes envolvidas;
  • prever problemas no contrato de SLA;
  • realizar o monitoramento de desempenho.

Além disso, também é de suma importância ouvir e entender as necessidades e as dores dos clientes (internos ou externos) e usar o SLA para aprimorar os processos, de forma que os resultados alcançados sejam satisfatórios para os envolvidos.

Como o Compleo auxilia na redução do SLA de contratação?

Uma maneira de melhorar o SLA de contratação é por meio da automação das tarefas e do uso de um software que contribui para aprimorar os fluxos de trabalho — o que inclui ganho de agilidade, decisões mais acertadas e integração dos processos.

O Compleo oferece em um plano para empresas por meio de um software que se integra diretamente e permite que não seja necessário redigitar as informações. O resultado disso é economia de tempo para a equipe e diminuição considerável da necessidade de retrabalho.

O SLA de contratação ajuda a monitorar melhor o processo e tornar os fluxos de trabalho ainda mais transparentes para as partes envolvidas. Entretanto, para que ele seja mesmo eficaz, é de suma importância que se estabeleça uma comunicação objetiva e bem clara a respeito das tarefas que serão executadas e as condições para que isso ocorra.

Ficou mais fácil entender do que se trata o SLA? Quer saber melhor como o Compleo pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados ainda mais satisfatórios? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a tecnologia agora mesmo!

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