Setor de RH 4.0: onde buscar soluções para novas demandas do mercado?

Imagem de capa do post Setor de RH 4.0: onde buscar soluções para novas demandas do mercado?
Imagem conheça o Compleo

Os últimos anos foram marcados por mudanças intensas nas empresas. A tecnologia é uma das maiores responsáveis pela transformação e, inclusive, contribuiu para modificar o setor de RH.

Atualmente, é preciso buscar soluções que atendam às principais mudanças na área. Contratar pessoas, por exemplo, já não é como antes. Portanto, é fundamental descobrir como suprir as demandas e onde encontrar os recursos necessários.

Para saber tudo sobre o tema, continue lendo e veja como favorecer o setor de RH e suprir as novas exigências.

O que é o setor de RH 4.0?

Com as ondas de desenvolvimento nos empreendimentos, determinados nichos começaram a ganhar versões atualizadas. É o caso da web 2.0 ou do consumo 3.0, por exemplo. Eles representam as transformações no padrão de atuação e a existência de novas necessidades.

Com a área de recursos humanos, não é diferente. Graças às mudanças encaradas pelo nicho, surgiu o conceito de RH 4.0.

Tal abordagem vem da indústria 4.0, que representa a Quarta Revolução Industrial. Basicamente, está relacionada à grande quantidade de tecnologia utilizada nos empreendimentos. Se toda a empresa depende desse elemento, então faz sentido que o RH siga pelo mesmo caminho.

Com uma atuação cada vez mais gerencial e estratégica e que precisa contemplar as diferentes exigências do estabelecimento, o RH 4.0 relaciona-se à necessidade de buscar novos meios de executar as funções de um jeito otimizado.

Quais soluções podem ajudar no recrutamento e seleção?

Uma das áreas importantes do setor de RH é a de recrutamento e seleção. Garantir a entrada das pessoas certas para ocupar as posições adequadas é indispensável para montar equipes realmente funcionais.

Contudo, é comum esbarrar em novas dificuldades. Há, por exemplo, o crescente uso da automação, o que requer uma grande quantidade de pessoas qualificadas.

Também é o caso do excedente de mão de obra disponível, o que exige uma avaliação muito precisa entre tantos candidatos.

Diante do setor de RH 4.0, há diversas alternativas que podem ajudar e duas se destacam. Confira quais são elas e entenda como funcionam:

Uso do vídeo

O vídeo é um recurso prático que ganha progressiva importância no cotidiano geral. Nas empresas, ele tem se destacado nos processos seletivos.

Por meio de chamadas de vídeo, por exemplo, é possível fazer entrevistas de um jeito muito eficiente. Tudo também pode ser armazenado de maneira estruturada, o que confere melhores efeitos para a escolha de profissionais.

ATS

Sigla para Applicant Tracking System, o ATS é um software de recrutamento e seleção. Nele, é possível reunir todas as informações do processo seletivo, automatizar etapas e encontrar novas possibilidades.

Além de centralizar os dados, ainda permite o uso de elementos como a entrevista por vídeo. Muito útil para um RH que precisa de melhores resultados e de uma atuação efetiva.

Quais são as vantagens dessas soluções?

Mais que atender às demandas do novo setor de RH, esses elementos são úteis para trazer muitos benefícios. Não apenas a área sai favorecida, mas toda a empresa consegue obter desempenho diferenciado.

Entre os principais pontos positivos de recorrer a essas soluções, estão:

Favorecimento da comunicação

Com ferramentas robustas e com recursos adequados, é possível ter uma comunicação reforçada. Os vídeos das entrevistas, por exemplo, são gravados e, depois, podem ser compartilhados com a equipe. Trata-se de algo que ajuda a envolver outros profissionais ligados à contratação, como gestores.

Já o ATS garante a centralização de informações e o acesso democrático aos dados. Como consequência, todos têm melhor visibilidade e conseguem identificar novas soluções para a seleção.

Aumento da produtividade

Outro ponto relevante é a produtividade. Em geral, processos seletivos são demorados e pouco eficientes. Não é incomum encontrar etapas que duram semanas e até meses.

Quando isso acontece, não apenas as posições ficam desocupadas, mas as chances de captar os melhores profissionais são reduzidas.

Já com o uso dos recursos adequados, a equipe ganha máximo foco e consegue tomar decisões mais acertadas em menos tempo. Como resultado, a etapa fica mais rápida, dinâmica e muito eficiente.

Diminuição dos custos

As despesas envolvidas na fase de recrutamento e seleção formam outro gargalo importante. Em geral, quanto mais demorado é o processo, mais caro ele custa e maior é o comprometimento de lucratividade.

Com a tecnologia, parte do procedimento pode ser feitas à distância — como as entrevistas iniciais por vídeo. Isso diminui a necessidade de investimento e melhora o retorno.

Além disso, o ATS também contribui para uma atuação eficiente e focada, de modo a reduzir os gastos.

Elevação da efetividade de contratação

As soluções para as novas demandas do setor de RH são igualmente convenientes para otimizar a tomada de decisão. Com vídeos de entrevistas que podem ser analisados outras vezes e com a centralização de informações, é fácil chegar a conclusões adequadas.

Isso ajuda a contratar as pessoas certas, o que gera uma cadeia de efeitos positivos, como aumento da integração de equipe, melhoria no desempenho e elevação da retenção.

Onde encontrar essas soluções?

Até aqui, você já sabe quais são os recursos que atendem adequadamente às novas demandas e os benefícios que eles geram. No entanto, também é importante reconhecer onde tais soluções são encontradas.

Para não ter problemas e obter efeitos dentro do esperado, é indispensável contar com empresas especializadas no ramo. É somente com a parceria de um empreendimento especializado na tecnologia para RH que o negócio poderá obter os melhores resultados.

Além de contar com a implementação de soluções diferenciadas, há a questão do suporte. Esses dois aspectos garantem a integração às atividades de recrutamento e seleção e o máximo aproveitamento dos elementos. Como resultado, todo o potencial é explorado.

Diante das novas demandas do setor de RH, é fundamental buscar as soluções ideais, como o uso de vídeos e ATS. Para que tudo saia como o esperado, é indispensável ter o apoio de empresas que realmente entendem do assunto.

Quer saber mais a respeito de uma dessas possibilidades? Então, veja o que há de novo sobre o ATS e entenda como a solução é capaz de ajudar.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados