ROI de processo de recrutamento e seleção: saiba como calcular

Todo investimento deve oferecer um retorno satisfatório. É assim que qualquer negócio ou setor de empresa prospera. Por esse motivo, toda ideia precisa de planejamento antes de ser colocada em prática. No setor de RH, algumas das principais operações se relacionam com o processo de recrutamento e seleção.

A empresa pode ter altos custos com ele. Mas a partir do momento em que o processo oferece um bom retorno e o negócio cresce em função disso, os custos podem ser considerados como um bom investimento.

Neste artigo, vamos mostrar como calcular o ROI de processo de recrutamento e seleção. Veja a importância para avaliar a viabilidade de um determinado investimento no processo seletivo!

O que é ROI de processo de recrutamento e seleção?

ROI é a sigla, em inglês, para Retorno Sobre o Investimento. Todo investimento realizado tem como finalidade melhorar alguma área do negócio, ou seja, espera-se que, em algum momento, o dinheiro aplicado volte para a empresa com alguma compensação. Isso funciona para qualquer setor e processo, como o setor de Recursos Humanos e o processo de recrutamento e seleção.

O ROI de processo de recrutamento e seleção é, portanto, o retorno que os investimentos em processo e seleção oferecem para a empresa, seja na forma de lucro, de economia de custos, de produtividade — enfim, em qualquer forma, desde que sua origem seja a escolha dos colaboradores certos para as vagas ofertadas.

Qual é a importância de calcular o ROI do processo seletivo?

O processo seletivo é uma iniciativa necessária para contratar os melhores funcionários, ou seja, aqueles que mais se ajustam ao perfil requerido para ocupar determinado cargo respeitando a cultura organizacional da empresa. Enfim, por meio do processo de recrutamento e seleção, o setor de RH pode captar os melhores talentos.

A escolha de funcionários inadequados gera custos desnecessários e atrapalha a produtividade. No final, eles pedirão demissão ou terão que ser demitidos, o que não é favorável para o negócio. Além dos gastos envolvidos na demissão, esse processo pode interferir na produtividade do negócio, considerando que será necessário contratar outro funcionário para exercer aquelas atividades.

Calcular o ROI de processo de recrutamento e seleção, como de qualquer outro processo, traz vantagens à gestão empresarial. Com a ajuda desse indicador, é possível mensurar, de maneira quantitativa, o retorno sobre o investimento aplicado para contratar um novo funcionário em um período específico.

A partir do ROI, é possível identificar se o processo seletivo está ou não gerando lucros. Em caso negativo, o gestor pode interferir, tomando medidas para conseguir diminuir gastos e otimizar o retorno. O ROI também funciona como indicativo de qualidade do respectivo processo, revelando se a equipe está efetivamente alcançando os objetivos planejados.

Cada vez mais as decisões do setor de Recursos Humanos estão interferindo na gestão executiva de todo o negócio, pois estão associadas diretamente ao trabalho desenvolvido pelos funcionários, que constituem parte fundamental de uma organização. O desempenho ou a falta de desempenho deles pode contribuir para o crescimento ou para a decadência de um negócio, respectivamente.

Qual é a fórmula para calcular o ROI?

Para calcular o ROI de processo de recrutamento e seleção, a fórmula usada é a mesma para qualquer outro setor e processo. Trata-se de uma fórmula bem simples: ROI = lucro – custo / custo.

Caso o processo envolva o gasto de R$ 3 mil no total e o funcionário novo deu um lucro de R$ 15 mil no primeiro semestre, o ROI será: ROI = 15.000 – 3.000 / 3.000, ou seja, o ROI será igual a 4. O que esse valor representa? Representa que o retorno foi, em 6 meses, quatro vezes maior que o valor do investimento, ou seja, quatro vezes maior que os custos envolvidos.

Quais são as vantagens proporcionadas pelo cálculo do ROI?

Vamos falar sobre algumas vantagens proporcionadas pelo cálculo do ROI de processo de recrutamento e seleção.

O embasamento para a tomada de decisões

A avaliação do ROI ultrapassa o setor de RH, alcançando a gestão de todo o negócio. O efeito da análise do ROI permite compreender quais investimentos devem permanecer e quais as estratégias que devem ser deixadas de lado o quanto antes. Consequentemente, o direcionamento indevido de recursos vai sendo eliminado gradualmente.

A mensuração dos ganhos

A partir do ROI, pode-se observar se o investimento efetivamente produziu lucratividade satisfatória. Torna-se importante insistir na ideia de calcular ROI em todas as iniciativas da empresa, ou seja, para todo e qualquer investimento, fazer o cálculo do ROI.

Desse modo, a empresa terá condições de alterar todas as coisas que não estão funcionando, que estão contribuindo para o desperdício de recursos. Fazendo essas modificações, é possível otimizar automaticamente os lucros.

O foco em metas e objetivos realistas

A empresa que insere o cálculo do ROI da forma certa no dia a dia das ações corporativas conhece melhor sua própria realidade. Como resultado, os objetivos e as metas também se tornam mais realistas. As metas são mais concretas porque existe o valor do ROI, que consiste em um objetivo maior para cada iniciativa.

Ao se aplicar esse índice, considera-se que o valor dele varia de acordo com o período de cada ano. Desse modo, será possível compreender quais números são mais apropriados para cada época. Sendo bem aplicado no RH, o ROI direciona melhor os trabalhadores e economiza despesas.  

A garantia de resultados mais permanentes

Não adianta ter um crescimento favorável e, depois de alguns meses, retomar investimentos mal orientados que geram prejuízos. Para evitar essa regressão, é importante monitorar o ROI continuamente. Afinal de contas, não se deseja que o negócio seja lucrativo apenas por um tempo, mas sempre.

Quando se determina a rotina do cálculo de ROI de processo de recrutamento e seleção, os resultados tendem a ser duradouros, já que o acompanhamento será também uma ação rotineira, permitindo retificar os erros que forem encontrados.

O fortalecimento da cultura organizacional

Calcular o ROI pode influir até na cultura organizacional, pois analisando corretamente o indicador e trabalhando todas as ações com base nele, todos conseguem:

  • compreender melhor o que funciona para a empresa;
  • manter a atenção voltada para os resultados (e não somente em conquistas pessoais);
  • desenvolver uma visão analítica sobre as atividades;
  • ser imparcial na tomada de decisões.

Existem ferramentas que ajudam no cálculo do ROI de processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, os resultados ficarão ainda mais garantidos, levando em conta que os softwares permitem um cálculo mais preciso e podem realizar um acompanhamento efetivo.

Um desses softwares é a plataforma do Compleo, que promove a redução de custos e de retrabalho no setor de Recursos Humanos. Para conhecer melhor as soluções do Compleo, entre em contato agora mesmo com nossa empresa e obtenha mais informações!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment