RH Mobile: entenda o que é e como aplicá-lo na sua empresa

O RH Mobile é um conceito que busca usar a tecnologia como uma solução para tornar mais fáceis as atividades do setor de Recursos Humanos, de modo que possam ser desempenhadas em qualquer lugar, ao mesmo tempo que otimizam a comunicação entre o colaborador e a empresa.

Graças a uma combinação de fatores, como o avanço dos softwares e a evolução da tecnologia por trás de hardwares, as pessoas têm acesso a uma série de ferramentas úteis em um dispositivo móvel, uma comodidade que obviamente torna suas vidas mais simples. É natural que esse avanço chegue ao universo corporativo, de modo que o RH Mobile já é uma realidade.

Por meio dessa ferramenta, o setor de Recursos Humanos é capaz de criar uma relação mais forte entre o colaborador e a empresa, melhorando a comunicação entre as partes e abrindo espaço para que a troca de informações entre elas ocorra com mais agilidade e eficácia.

Você tem interesse nessa tecnologia? Leia o artigo e entenda o que é RH Mobile e descubra como implementá-lo em sua empresa!

O que é RH Mobile?

Em tradução livre e literal, significa RH Móvel. Consiste em um setor de Recursos Humanos que não está enraizado dentro da empresa e nem em uma mesa de escritório, mas que pode atuar com maior liberdade e também oferecer isso aos profissionais, ou seja, não é um RH fixo.

Essa mobilidade só pode acontecer graças aos avanços da tecnologia. Hoje, muitos softwares de ponta são desenvolvidos pensando exclusivamente na gestão de pessoas e permitem a realização de tarefas complexas. Isso, claro, com agilidade e precisão. De um modo simples, podemos dizer que o RH Mobile utiliza esse conceito a seu favor, usando a tecnologia como um caminho para otimizar a troca de informações relevantes.

É necessário ressaltar, porém, que esse conceito vai muito além do desenvolvimento de aplicativos e está relacionado a técnicas que entreguem mobilidade aos Recursos Humanos.

Como um exemplo, podemos citar o processo de recrutamento e seleção (R&S): antes, a entrevista só poderia ser feita presencialmente, comumente no escritório da empresa. Hoje, toda a entrevista pode ser feita por vídeo, sem local fixo, o que garante mobilidade ao selecionador e ao candidato.

O mesmo acontece com o treinamento, que só podia ser feito de maneira presencial e dentro da organização. Na atualidade, existem plataformas de ensino a distância e cursos, produzidos pensando em dispositivos mobile, como smartphones, notebooks e tablets.

De todo modo, a mobilidade representa o futuro do RH. A liberdade de trabalhar onde, quando e como quiser é atraente, além de garantir maior satisfação e produtividade. Isso reforça a necessidade de um RH Mobile.

Qual a importância dessa inovação do RH?

Em um mercado acirrado, em que a competição entre empresas se torna mais acirrada a cada dia, a agilidade do fluxo de informações se torna um diferencial capaz de definir até mesmo a viabilidade de um negócio.

Ao elevar a mobilidade do RH, uma companhia permite que seus colaboradores tenham mais flexibilidade, de modo que eles se tornam capazes de realizar suas tarefas de forma mais eficaz.

Quando pensamos na importância do setor de Recursos Humanos, e no impacto que o seu sucesso tem sobre a produtividade e a rentabilidade de um negócio, é fácil perceber por que essa tecnologia é tão importante.

Quais funções podem ser otimizadas pelo RH Mobile?

Agora que você sabe o que é o RH Mobile e entende melhor a importância desse conceito, é interessante aprender mais a respeito das diversas atividades que podem ser otimizadas por ele. Continue a leitura e descubra como as inovações podem contribuir com as práticas do setor de Recursos Humanos!

Pesquisar perfis de colaboradores

Para que uma vaga seja ocupada por uma pessoa realmente qualificada para ela, o recrutador precisa conhecer a fundo suas atribuições e entender o que gestor, responsável pela área em que a colocação foi aberta, espera do novo profissional. Esse cuidado é indispensável para que o representante do time de Recursos Humanos crie o anúncio da vaga e elabore todo o processo seletivo.

A questão é que, graças ao dia a dia corrido em uma empresa, agendar uma reunião presencial pode ser uma tarefa difícil. Felizmente, por meio do RH Mobile, o recrutador pode entrar em contato com o gestor por meio de aplicativos e softwares próprios, de modo que as duas partes não precisem estar no mesmo local para trocar informações.

Outro benefício desse tipo de aplicação é que ela permite que o recrutador entre no banco de currículos da empresa mesmo fora de suas dependências, o que o ajuda a pesquisar, entre os candidatos cadastrados, com uma maior velocidade.

Verificar descrição de cargos

É importante ressaltar que o RH Mobile funciona como uma via de mão dupla, o que significa que, ao mesmo tempo em que ele auxilia a empresa na apuração de dados importantes, ele também permite que os colaboradores acessem informações úteis com mais facilidade.

Uma vez que esse conceito é aplicado, os colaboradores têm a prerrogativa de realizar, por exemplo, os requisitos requeridos por determinado cargo na empresa. Por meio de tais informações, eles podem se preparar para se candidatar a vaga, otimizando assim suas chances de serem aprovados.

Envio de feedback

Um líder alinhado às tendências do mercado entende a importância do feedback contínuo. Afinal, essa ferramenta permite que ele oriente o time de colaboradores que está sob sua supervisão, ampliando assim seus níveis de eficiência. Algumas situações, porém, podem tornar essa tarefa complexa.

Em alguns casos, quando o funcionário comete um erro, ou tem uma prática negativa, é importante que o feedback ocorra em particular, para que ele não se sinta constrangido. O problema é que, durante a operação de uma empresa, definir um horário para isso pode não ser tão simples. Além disso, apenas observando o colega sendo convocado, os demais colaboradores podem notar que algo não está certo.

Por meio do RH Mobile, porém, o líder pode enviar seu feedback diretamente para o colaborador, sem que a mensagem passe por qualquer intermediário. O que reduz o tempo necessário para a operação e ainda aumenta seus níveis de privacidade.

Levando em consideração a otimização do tempo, essa prática também é muito indicada para a entrega de feedbacks positivos.

Verificar o holerite

Como já foi citado no artigo, o RH Mobile torna a comunicação entre a empresa e seus colaboradores mais simples, de modo que o acesso à informação tende a ocorrer mais rapidamente. Dentre as informações que os funcionários podem aferir com maior facilidade, o holerite é uma das mais importantes. Com essa funcionalidade disponível, o colaborador pode observar dados como:

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  • seu rendimento mensal;
  • descontos referentes a encargos trabalhistas;
  • descontos referentes a faltas e atrasos;
  • acrescimentos de salário referentes a remuneração variável.

Marcação de ponto

Não é um exagero alegar que o ponto é uma importante ferramenta de controle. Afinal, por meio dele, o setor de Recursos Humanos é capaz de verificar tanto a frequência de um colaborador quanto o quão responsável ele é com seus horários, avaliando seu histórico de atrasos.

É necessário ressaltar, porém, que essa ferramenta pode se tornar ainda mais eficaz por meio de aplicações Mobile. Se um colaborador for capaz de marcar seu ponto por meio de um software ou aplicativo, por exemplo, ele não precisa se preocupar com filas, que normalmente se formam quando essa marcação precisa ser feita em uma máquina própria.

Mais do que simplesmente tornar a operação mais cômoda para o funcionário, essa aplicação elimina atrasos que podem ser ocasionados por causa das filas em questão. Além disso, essa tecnologia permite que os gestores e profissionais de Recursos Humanos possam acessar esses dados de uma maneira mais simples e rápida.

Desempenho da equipe

O acesso rápido à informação, fornecido pelo RH Mobile, permite que o desempenho das atividades seja acompanhado diretamente pelo gestor, e pelos próprios membros da equipe, por meio de uma plataforma intuitiva.

Essa funcionalidade permite que o gestor identifique tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos de seu time. Com posse dessas informações, ela é capaz de elaborar estratégias para que esses resultados se tornem cada vez melhores.

O próprio setor de Recursos Humanos é capaz de observar essas informações e verificar os níveis de comprometimento, capacitação e engajamento de cada colaborador.

Decisões estratégicas

Por meio de soluções em tecnologia e mobilidade de informação, os membros do time de RH são capazes de acessar dados e de utilizá-los para tomar decisões a respeito de temas como contratações e demissões. Essa é uma característica que agiliza todo o processo e permite que ele seja realizado em períodos mais curtos.

Embora a tecnologia torne o processo para tomada de decisões mais rápido, ela não reduz a sua eficácia. Na verdade, ao entregar ao gestor de Recursos Humanos dados mais precisos, ela tende a otimizar os resultados desse processo.

Como aplicar o RH Mobile na prática?

É preciso fazer uma transição entre o RH tradicional e o móvel. A questão-chave é: como isso pode ser feito? Não há um guia específico, mas alguns passos são mais producentes e podem ser usados. Por exemplo, conscientizar a equipe sobre a necessidade de mudança, integrar novas tecnologias e conseguir um orçamento superior com a alta administração.

Determine os processos que serão mudados

O RH precisa lidar com uma grande quantidade de processos, isso graças a atividades como a contratação e a demissão dos funcionários, passando pela avaliação e treinamento. É difícil modificar todos os processos ao mesmo tempo, então é preciso estabelecer quais são as prioridades.

Quais processos são prioritários? Isso pode mudar de acordo com cada setor e gestor de RH. Selecione 20% dos mais importantes. Em seguida, avalie quais tecnologias podem ajudar a promover a mobilidade. Desse modo, você terá mais precisão na mudança desejada.

Realize a gestão da mudança

Mudar nem sempre é um processo fácil. Isso representa a quebra do status quo, isto é, o modo atual de fazer as coisas, o que gera medo, resistência e até conflitos. Exatamente por isso, o gestor de pessoas precisa realizar a gestão da mudança para implementar o RH Mobile.

Para tanto, primeiro, é preciso conscientizar toda a equipe sobre a necessidade de mudança. Mostre que se trata de algo relevante não só para a empresa, mas para o próprio conforto no expediente de trabalho. Ao longo da mudança, mantenha o time sempre informado.

Conte com a tecnologia em seu favor

Sem tecnologia, é impossível falar em RH Mobile. Por essa razão, é preciso pensar em quais ferramentas digitais podem flexibilizar a gestão de pessoas e como integrá-las. Pode ser um software de controle de ponto mobile ou entrevista em vídeo, por exemplo.

No entanto, selecionar a melhor tecnologia pode ser um processo difícil. É preciso analisar os diferentes fornecedores, considerar as funcionalidades da ferramenta e levar em conta o feedback dos atuais usuários. Assim, poderá selecionar a melhor tecnologia.

Conscientize a alta administração

O processo de transformação mobile do RH depende do interesse da alta administração. Os executivos devem estar comprometidos com a modernização do setor e abraçar o uso das novas ferramentas. Para tanto, é preciso conscientizá-los da relevância do assunto.

Mostre que o RH Mobile é um custo estratégico, pois permite a redução de outros custos, o aumento da produtividade e acerto nas tarefas diárias. Explique, ainda, os benefícios que podem ser obtidos com o uso de boas tecnologias. Destacamos os principais mais adiante.

Quais os principais benefícios?

O benefício mais evidente é a flexibilidade. Por exemplo, o vendedor não precisará parar de atender um cliente para participar do treinamento. Como está disponível por meio de dispositivos móveis, ele pode ser feito em horário e local mais convenientes.

Essa flexibilidade, por si só, é um forte benefício e pode tornar o empreendimento mais competitivo. Ela permite que mais talentos sejam treinados, participem dos processos do RH e do próprio R&S. Ou seja, o RH passa a ter atividades mais inclusivas aos talentos.

Outra vantagem está no ganho de tempo. Atividades digitais podem ser feitas com maior rapidez. O controle de ponto, por exemplo, pode ser feito pelo smartphone e os relatórios acessados do tablet. Não é preciso imprimir, tabular ou corrigir certas informações.

Há, ainda, a eficiência econômica. Processos mobile tendem a ser economicamente mais viáveis e geram altos níveis de retorno para a empresa. Não é necessário gastar com processos fixos, que envolvem custos estruturais e demandam mais tempo dos gestores.

Enfim, agora você está por dentro do tema. O RH Mobile representa o maior nível de mobilidade da gestão de pessoas, que pode ser feita por meio de smartphone, notebooks e tablets. Isso gera muitos benefícios, como flexibilidade e economia de tempo e dinheiro.

Todavia, o desenvolvimento do RH mobile depende de uma série de ações. A participação da alta administração, a determinação dos processos que precisam de mobilidade, a gestão da mudança e a integração de boas tecnologias são de grande importância.

Agora que você sabe o que é o RH Mobile, e conhece suas principais aplicações, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que seus amigos descubram essas informações?!


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