RH ágil: o que é, quais são os benefícios e veja como aplicar

Imagem de capa do post RH ágil: o que é, quais são os benefícios e veja como aplicar
Imagem conheça o Compleo

Ao longo dos últimos anos, o setor de Recursos Humanos passou por transformações profundas em sua ideia de atuação. Antes visto como um departamento voltado para aplicação de regras e padrões na empresa, hoje o foco é no desenvolvimento e no acompanhamento dos colaboradores no exercício de suas ocupações. Parte disso é a implementação do modelo de RH ágil.

Cada organização tem sua própria estrutura, contexto em que estão ambientadas as pessoas que fazem parte dela. Um trabalho positivo e de progressão por parte do RH deve ser focado em gerar aprendizagem, entender o papel dos colaboradores nesse ambiente e ajudá-los a evoluírem para entregar mais à empresa. Quanto mais rápido isso é feito, melhor para companhia e colaborador!

Neste post falaremos um pouco mais sobre o RH ágil e como esse método tem sido de grande eficácia para as empresas que fazem uso dele. Confira!

O conceito de RH ágil

Passado o tempo de um RH focado em disciplina e controle de direitos trabalhistas, controles de ponto e burocracias, o estágio atual foca no desenvolvimento de pessoas. Em meio a essa tendência, o RH ágil é uma metodologia que foca em traçar dois paralelos principais: a estrutura da organização em questão e o papel de cada colaborador nela.

A partir disso, a ideia é implementar a cultura de aprendizagem e progressão. Tudo começa pelo entendimento da função desse colaborador e, diante disso, de que forma ele pode evoluir e entregar mais à empresa. O RH se apresenta como ferramenta de suporte para que o funcionário desenvolva sua capacidade, fazendo isso por meio da gestão do conhecimento.

O ponto de destaque se dá justamente na forma como esse trabalho é feito, seguindo o Agile Mindset. Trata-se de um conceito que prega pelo desenvolvimento acelerado, nesse caso, de pessoas. Com isso, a empresa passa a ter colaboradores mais capacitados e prontos para encarar desafios mais complexos, o que pode ser no seu cargo atual ou em outros superiores.

Projeção de carreira

A metodologia de RH ágil foca muito mais em papéis e funções do que em cargos e empregos. Independentemente da posição que ocupe, o colaborador pode estar apto a exercer diferentes formas de trabalho, o que gera desenvolvimento e complementa a sua atuação básica.

O papel do RH diante disso é ajudar o colaborador a entender seu trajeto de carreira, traçando novas metas de acordo com o que é avaliado. Para isso, as pessoas qualificadas para a aplicação dessa metologia se aproximam do colaborador para entender sua experiência, e então desenvolver uma progressão eficaz, mas que respeite seu tempo e preserve seu bem-estar físico e mental.

Mudança de cultura

Praticar o RH ágil é estar certo de que a empresa aceitará fazer mudanças profundas em sua cultura. Para isso, os princípios ágeis devem ser estabelecidos, mas também junto aos valores que garantam o desenvolvimento do colaborador de forma saudável e respeitosa.

O RH se torna um agente facilitador, e a proposta é estar disponível ao colaborador. Assim, entendendo suas necessidades, são propostas as melhores soluções. Esse trabalho se aplica em métodos de trabalho, disponibilização de ferramentas e o que mais for valioso para que o profissional tenha os melhores recursos para entregar os resultados esperados.

Os benefícios da aplicação do RH ágil

O RH ágil é repleto de vantagens quanto à sua aplicação. Todo esse conceito é construído em um modelo de gestão bem específico, com uma construção baseada em pluralidade de pessoas. Assim, membros do time de RH têm perspectivas amplas e que ajudam no desenvolvimento do colaborador. A seguir, veja como é benéfico aplicar a metodologia!

Profissionais com conhecimento mais amplo

Um RH tradicional foca em construir um time técnico e totalmente qualificado em gestão de recursos humanos. São grandes especialistas, mas só o conhecimento tradicional da área não é o suficiente. No RH ágil os colaboradores são em forma de “T”, ou seja, assumem mais funções e têm mais capacidades do que as obrigações clássicas que a antiga ideia de RH costumou implementar.

Maior troca de conhecimento e visões

Dentro da amplitude de demandas, o RH tradicional tem mais individualidade: cada um é responsável pelo seu trabalho e precisa garantir que ele seja feito. Com a aplicação do conceito Agile isso muda! Há muito mais troca de informações e colaboração, principalmente. Assim, as tomadas de decisões são baseadas em denominadores comuns, mas a partir de várias visões.

Foco no bem-estar do colaborador

A metodologia, quando aplicada, tem a proposta de realizar esse desenvolvimento do colaborador, mas de forma que ele seja envolto com respeito no processo. Não há etapas sendo ultrapassadas inadequadamente, muito menos há excesso de exigências. O RH dá todo o suporte para que ele evolua se sentindo útil, motivado e, principalmente, saudável.

Desenvolvimento do colaborador

Por fim, mais do que simplesmente aplicar regras da cultura da empresa, o RH ágil visa desenvolver o material humano da companhia. Mais aprendizagem, maior percepção do seu papel na empresa, ampliação das suas capacidades e leitura clara de sua trajetória: essas são as bases para que o profissional cresça da melhor forma possível!

As boas práticas para a aplicação dessa metodologia

Aplicar o RH ágil não precisa ser algo assustador! Ainda há muito preconceito dentro do mundo corporativo, mas muito disso é motivado pelo simples desconhecimento sobre essa metodologia. Agora que você já entende melhor do que ela se trata, confira algumas boas práticas para garantir o sucesso de sua aplicação!

Engajamento hierárquico

Tudo deve começar do CEO e de quem ocupa essas posições de maior destaque. Se o topo da hierarquia se mostra engajado, esse é um sinal positivo para o restante da empresa. Por isso, o envolvimento deve começar de quem está no comando.

Mudança de mentalidade

A aplicação da metodologia só acontece quando, de fato, há a mudança da mentalidade da empresa. Esse aprofundamento é o que garante que o trabalho seja enraizado e traga resultados, não sendo apenas algo superficial.

Educação dos profissionais

Workshops, palestras e o que mais for necessário: é preciso educar o colaborador! Quando ele entende o processo em que está envolvido, naturalmente quebra preconceitos e se abre mais para o desenvolvimento. Por isso, educar todos é fundamental!

Colaboração no desenvolvimento

Esse também é um trabalho de colaboração. O RH deve ser uma ferramenta para o funcionário, o que representa mostrar disponibilidade para criar fluxos de trabalho e novas formas de atuação. Só assim o desenvolvimento é alcançado.

Aplicar o RH ágil é um desafio ao qual as empresas devem aderir. Os resultados são satisfatórios e o time de profissionais tende a se tornar cada vez mais qualificado, fugindo da ideia de engessamento de cargos e funções.

O Compleo é um sistema de suporte ao recrutamento e gestão de processos seletivos. Conheça agora mesmo um pouco mais sobre como nossas soluções podem ajudar seu negócio e faça um teste gratuito!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados