Revolução digital no RH: veja como isso pode potencializar sua empresa!

Imagem de capa do post Revolução digital no RH: veja como isso pode potencializar sua empresa!
Imagem conheça o Compleo

Acompanhar a revolução digital no RH é fundamental para entender as transformações no setor e ficar por dentro de quais tecnologias vão ajudar a otimizar o fluxo de trabalho. Assim, consegue-se modernizar e automatizar as tarefas, o que leva a uma melhora nos resultados.

Convidamos Vanderson Costa Santos, Tech Leader na Compleo, para explicar o que é essa revolução e como ela pode ajudar as empresas. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é revolução digital e como ela se relaciona com o RH?

O setor de RH é uma área que pode ser muito beneficiada com a revolução digital. Antes da tecnologia, os processos do setor costumavam ser muito morosos. Um deles, para exemplificar, é o de recrutamento e seleção.

Era necessário passar por etapas de recebimento do currículo em papel, triagem manual desses documentos, testes presenciais, entre outras coisas. Tudo isso tornava praticamente impossível a identificação do profissional certo em poucos dias.

Algumas grandes empresas têm percebido que a sobrevivência depende dessa revolução digital no RH e começaram a investir mais em novas ferramentas. Todavia, o cenário atual mostra que as pequenas e médias, principalmente, ainda têm resistência de participar desse movimento, pois muitos empreendedores ainda acreditam que os benefícios se restringem às grandes organizações.

Como é possível melhorar a gestão de tarefas através do digital?

As tarefas realizadas manualmente, além de demandarem muito tempo, são mais suscetíveis a falhas. O grande ganho acontece com a automatização desses fluxos de trabalho repetidos.

Por outro lado, por meio do digital, é possível:

  • automatizar os fluxos de comunicação;
  • centralizar os dados dos colaboradores e candidatos em um ambiente virtual, facilitando assim o acesso à informação e melhorando o alinhamento entre os envolvidos.

Por meio de ferramentas de analytics, é possível acompanhar a eficiência dos processos e identificar os gargalos com muito mais agilidade. A partir daí, os processos decisórios ficam melhores e mais acertados.

Quais as principais tarefas do RH que podem ser melhoradas por meio da revolução digital?

São várias. Entre elas, podemos citar:

  • recrutamento e seleção;
  • onboarding dos profissionais;
  • gestão da folha de pagamento;
  • treinamento;
  • controle de ponto;
  • monitoramento do índice de satisfação dos colaboradores;
  • avaliações de desempenho;
  • pesquisa de clima organizacional.

Processos de recrutamento e seleção podem ser otimizados digitalmente? Se sim, como?

Os processos de recrutamento e seleção se tornaram muito mais rápidos e eficientes com o uso das ferramentas digitais. Antes, os profissionais de RH dependiam do anúncio das vagas em jornais e revistas e depois precisavam realizar a triagem manualmente, muitas vezes ligando para cada candidato para questionar pontos que o currículo não informava.

Agora, as vagas podem ser criadas dentro de uma ferramenta digital e divulgadas nas redes sociais da empresa e até mesmo em portais de empregos.

Com o uso dessa tecnologia de recrutamento, as empresas podem coletar todas as candidaturas feitas no “Trabalhe conosco” da empresa ou mesmo nos portais de emprego de parceiros.

Automaticamente, consegue-se verificar se o candidato tem o perfil da vaga por meio de questionários de triagem e testes automatizados. Além disso, a empresa pode facilmente construir um banco de currículos e nutrir o relacionamento com os candidatos que desejam fazer parte do quadro de profissionais da instituição.

Com isso, a empresa pode aproveitar o relacionamento com os candidatos que já fazem parte de seu banco de currículos para preencher as novas vagas que vão surgindo com muito mais agilidade e eficácia.

Qual a solução oferecida pela Compleo que pode ajudar a otimizar sua empresa?

Existem duas soluções disponíveis no mercado e que vão ajudar a otimizar os processos de RH na empresa. Nos tópicos a seguir, explicamos com mais detalhes.

Compleo ATS

Trata-se de uma ferramenta completa que agiliza todas as etapas do recrutamento e seleção, desde a abertura da vaga até o momento da contratação do profissional. Entre as funcionalidades disponíveis no Completo ATS, estão:

  • solicitação de vagas e fluxo de aprovação;
  • fluxo personalizado por vaga;
  • trabalhe conosco personalizado com a identidade visual da empresa;
  • divulgação das vagas automática nas redes sociais e portais de emprego;
  • formulário de candidatura personalizado (sendo possível que a empresa crie campos de acordo com suas necessidades)
  • questionário de triagem;
  • inclusão de testes no sistema, com correção automática e direcionamento para etapas do processo, conforme o resultado do teste;
  • vídeo entrevistas com análise de emoções do candidato por meio de inteligência artificial e transcrição do áudio;
  • possibilidade de criar currículos personalizados;
  • avaliação de candidatos pelo cliente ou gestor;
  • rnvio em massa de e-mails para os candidatos de acordo com a etapa do processo.

Compleo Vídeo

Já o Compleo Vídeo é uma ferramenta focada na etapa de vídeo-entrevistas. Essa tecnologia pode ser facilmente integrada a outras ferramentas que a empresa já usa atualmente e, assim, ganhar a facilidade das entrevistas por vídeo.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo Compleo Vídeo, estão:

  • vídeo-entrevistas com análise de emoções do candidato; por meio de inteligência artificial e transcrição do áudio;
  • possibilidade de gravar as entrevistas pelos candidatos usando o aplicativo de celular ou pelo nosso sistema web;
  • avaliação colaborativa das videoentrevistas;
  • serviços disponíveis para integração com outras ferramentas digitais.

Quais os benefícios de usar o software da Compleo?

O gestor pode acompanhar, por meio da ferramenta, a etapa de cada processo seletivo e os gargalos existentes em cada um deles. Isso contribui para encontrar pontos de melhorias e adotar as ações necessárias para promovê-las.

Os analistas podem identificar os candidatos mais aderentes à vaga com mais agilidade. Além disso, o sistema facilita a inclusão de várias pessoas no processo de seleção, tornando a decisão mais colaborativa. A seguir, listamos outros benefícios do software.

Processo seletivo mais ágil

Automação de etapas que demandam muito tempo e esforço da equipe como divulgação das vagas em redes sociais, trabalhe conosco e portais de emprego, aplicação de testes online com correção automática e envio de e-mails em massa.

Todas as informações centralizadas em uma ferramenta

Centralize todas as etapas do seu processo seletivo em um único ambiente virtual. Ganhe agilidade com filtros avançados para encontrar candidatos com facilidade e agilidade.

Processo 100% on-line

O Compleo foi construído para permitir alto poder de personalização, tornando possível que os processos já existentes em sua empresa sejam implementados facilmente na ferramenta, ou seja, a ferramenta se adapta a seu processo.

Além disso, o Compleo trará uma experiência de recrutamento e seleção 100% online, tornando possível a contratação dos melhores profissionais mesmo durante a quarentena.

A revolução digital no RH é inevitável. Quanto mais rápido os gestores entenderem isso e aplicarem tecnologias aos seus processos, mais fácil será encontrar talentos e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Por outro lado, aqueles que ainda resistem a esse movimento vão demorar a se beneficiar de tudo que as ferramentas podem proporcionar.

Interessou-se pela solução e quer saber como promover a revolução digital no RH da sua empresa? Então, entre em contato conosco e entenda mais sobre o Compleo!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados