Retorno ao escritório após a quarentena: 6 medidas essenciais

Imagem de capa do post Retorno ao escritório após a quarentena: 6 medidas essenciais
Imagem conheça o Compleo

À medida que o número de casos, de óbitos e de ocupações de UTIs por COVID-19 começa a dar sinais de estabilidade e/ou queda em vários estados brasileiros, o retorno ao escritório já começa a acontecer gradativamente, com uma série de restrições. Embora a pandemia tenha feito algumas empresas adotarem políticas mais robustas para o home office, como as gigantes da tecnologia, os escritórios que precisam retornar estão evoluindo rapidamente para a “era pós-coronavírus”.

Ao se adaptar ao “novo normal”, o ambiente moderno de trabalho pode sofrer mudanças permanentes que indicam o futuro das atividades, incluindo uma grande reestruturação física e política nas organizações. Mas, enquanto um novo conceito de escritórios começa a ser desenhado, algumas medidas essenciais e imediatas devem ser tomadas para garantir a saúde individual e coletiva. 

Continue conosco na leitura deste artigo e confira a lista que preparamos!

1. Tenha atenção às orientações da OIT e do governo federal

Dois documentos fundamentais devem pautar o seu planejamento para o retorno ao escritório durante a pandemia. Em maio, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou um guia com uma combinação de medidas de controle técnico e organizacional para garantir a segurança dos colaboradores e evitar a propagação do novo coronavírus.

O documento é intitulado “A safe and healthy return to work during the COVID-19 pandemic” (“Um retorno seguro e saudável ao trabalho durante a pandemia de COVID-19”). Em junho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Ministério da Saúde divulgaram a Portaria Conjunta nº 20, com uma série de medidas obrigatórias contra o novo coronavírus no ambiente de trabalho.

Tanto executivos quanto gestores de RH e demais líderes devem estar a par desses documentos para estabelecer um plano de ação sanitária dentro da empresa. Além das medidas essenciais, o plano também deve incluir a conscientização dos colaboradores, de maneira que esse “novo normal” passe a fazer parte da cultura organizacional.

2. Foque a saúde e a segurança da equipe

O primeiro foco do seu planejamento é óbvio. A saúde e a segurança da equipe estão em primeiro lugar. Para isso, você deve ter atenção a todo tipo de movimentação nas dependências da empresa e evitar aglomerações. Sendo assim, seu planejamento de retorno ao escritório deve ser pautado pelos seguintes pilares:

  • protocolos de acessibilidade ao prédio e a áreas internas;
  • protocolos de higiene durante a permanência nas instalações;
  • manutenção de medidas de distanciamento social no ambiente de trabalho;
  • ações de isolamento social em caso de colaboradores que apresentem os sintomas;
  • medidas emergenciais diante de surto de COVID-19 entre os colaboradores.

3. Atente em relação à higienização

Uma das principais armas que temos contra a COVID-19 é a higiene. Assim como o vírus tem alto poder de transmissão, ao mesmo tempo, é frágil a ponto de não resistir a um simples detergente. Então, veja algumas medidas de higiene básicas para impedir a propagação da COVID-19 na empresa:

  • espalhe dispensers com álcool em gel e/ou espuma higienizante em múltiplos locais;
  • garanta que todas as pessoas que tenham acesso à empresa possam lavar as mãos com água e sabão;
  • garanta a obrigatoriedade do uso de máscaras;
  • meça a temperatura de todas as pessoas que acessarem as instalações. Lembre-se também de que qualquer pessoa com tosse ou temperatura mais alta (a partir de 37,3º, considerada febre baixa) precisa permanecer em casa;
  • em todas as entradas da empresa, embeba capachos em uma solução com água + água sanitária para que os frequentadores pisem;
  • higienize constantemente corrimãos, maçanetas, superfícies e pisos, especialmente onde há um fluxo maior de pessoas;
  • tenha em mente que banheiros e elevadores merecem um cuidado especial, afinal, são pontos onde há maior índice de contaminação. Nos banheiros, aumente a rotina de limpeza e exija atenção especial a vasos sanitários, pias, torneiras e portas dos lavabos; nos elevadores, lembre-se dos painéis de controle e das paredes internas e portas.

4. Solicite o distanciamento físico entre os colaboradores

Como parte da conscientização sobre os protocolos de saúde no retorno ao escritório, é necessário ressaltar a importância do distanciamento físico entre os colaboradores. Para isso, você deve utilizar os canais de comunicação da empresa para espalhar mensagens sobre manter o distanciamento social.

Além disso, como afirma a Portaria Conjunta nº 20 dos ministérios da Economia e da Saúde, é você que deve garantir que exista, no mínimo, um metro de distância entre cada colaborador e, também, entre os frequentadores. Se muitas pessoas trabalharem no mesmo local (como é o caso das empresas de suporte via telemarketing), procure criar uma escala de trabalho com horários flexíveis e instale barreiras de proteção em acrílico.

5. Faça reuniões apenas em ambientes abertos ou de forma virtual

A pandemia provou que as famosas reuniões de equipe podem ser otimizadas. Então, oriente todos os gestores e líderes a realizarem reuniões presenciais somente se elas forem indispensáveis. Ainda assim, faça-as em lugares amplamente ventilados.

Se possível, prefira fazê-las virtualmente. Uma vantagem, inclusive, é a funcionalidade de gravação do encontro, que afasta o esquecimento de informações ou interpretações equivocadas ― sem contar com o aumento da objetividade do encontro, que limita conversas paralelas.

No caso dos processos de recrutamento e seleção, a entrevista de emprego por vídeo também é um facilitador nesta época de pandemia.

6. Possibilite o retorno gradual

Uma das principais orientações das autoridades sanitárias é que o retorno ao escritório seja gradual, da mesma forma como está acontecendo a reabertura do comércio nas cidades do mundo todo. O principal a considerar é quem realmente precisa estar no local do trabalho e quem pode ficar em casa.

Se for do seu interesse que a volta ao trabalho presencial passe por uma readaptação, você pode, por exemplo, estabelecer dias intercalados para o comparecimento de grupos de colaboradores específicos. Ainda, é possível dividir os períodos de trabalho de manhã e à tarde entre as equipes A e B.

Por fim, ressaltamos que muitas dessas medidas de retorno ao trabalho provavelmente não serão abandonadas após o fim da pandemia. Por ora, o mundo está em processo de retomada da economia, e uma estratégia utilizada pelos países mais afetados é o retorno por estágios ou fases. 

Além das orientações para toda a nação, as empresas também têm certa liberdade de fazer adaptações à sua realidade. Tomando como exemplo as orientações da consultoria em Direito britânica McCann FitzGerald, são sugeridas, pelo menos, 4 fases de retorno ao escritório:

  • fase 1: a preferência é que os colaboradores trabalhem em home office a maior parte do tempo, só indo à empresa se for inevitável;
  • fase 2: os colaboradores podem voltar ao trabalho gradativamente, mas sem aglomerações (áreas comuns, como cantinas e refeitórios, devem permanecer fechadas). É importante considerar acomodações para colaboradores em grupo de risco;
  • fase 3: é necessário manter os protocolos de distanciamento social e aumentar o retorno gradativo dos colaboradores, monitorando o aparecimento de novos casos de COVID-19 na empresa;
  • fase 4: haverá o retorno de todos os colaboradores, com planejamento especial para grupos de risco.

Como você vê, o retorno ao escritório durante a pandemia precisa ser cauteloso e seguir diversas orientações, pensando, em primeiro lugar, na saúde dos profissionais e da sociedade como um todo. 

No entanto, como ficam os processos seletivos? Continue conosco mais um pouco e veja, em outro post, 3 atitudes para lidar com o novo coronavírus no processo de recrutamento e seleção!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados