Recrutamento para estágios: como fazer

Imagem de capa do post Recrutamento para estágios: como fazer
Imagem conheça o Compleo

Analisando o mercado atual de recrutamento para estágios, vemos duas faces da mesma moeda: de um lado pessoas buscando novas oportunidades e até uma recolocação, com experiência e preparadas em todos os sentidos para os empregos que o mercado oferece no momento. No outro, encontramos os profissionais que ainda estão dando os primeiros passos, que ainda não conseguiram um emprego e buscam sua primeira chance no mercado de trabalho.

Alguns na verdade, estão em sua segunda oportunidade, mas estagiários são sempre jovens aprendizes cheio de coragem e entusiasmo, em busca de absorver tudo o que podem sobre a profissão e oferecer muita atenção e vontade de crescer.

Mas como escolher os jovens certos para sua seleção de estágio? Existe um perfil padrão para ser estagiário em qualquer empresa? Como deve ser o comportamento da empresa com esses jovens profissionais? Vejamos como funciona o recrutamento de estagiários e sua retenção quando se mostram grandes talentos.

Competência dos jovens estagiários

Nos processos de recrutamento para estágios, existem duas macro competências fundamentais que devem ser de grande importância para os jovens estagiários. A primeira é a competência corporativa, ou seja, aquela que engloba valores e a ética empresarial e que o candidato deve estar obrigatoriamente condizente, para poder concorrer a qualquer vaga dessa corporação.

A segunda macro competência são as funções específicas da vaga como, por exemplo, a exigência de trabalho em equipe, liderança, relacionamento interpessoal e pró atividade. Essas são competências fundamentais e têm um peso enorme na hora do recrutador escolher os melhores candidatos ao estágio.

Como identificar os melhores?

A melhor forma de identificar os candidatos mais preparados e alinhados com o que a empresa precisa, deve ser feito através de entrevistas e dinâmicas e não somente seguindo o currículo. No caso de estagiários e geralmente, pessoas jovens que estão em sua primeira oportunidade de emprego, o currículo tem valor apenas acadêmico e teórico, não levando em conta na prática, o potencial e também o comportamento desse candidato.

É primordial que na entrevista, sejam feitas as perguntas que melhor extraiam do candidato não só seu comportamento e visão de futuro, mas a visão que ele possui da empresa e o que busca oferecer em troca para ela. Além disso, existem alguns pontos que devem ser observados e valorizados no recrutamento para estágios:

  • Compromisso;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Otimismo e positividade;
  • Poder analítico e visão global;
  • Estratégia.

Além desses pontos de personalidade, que valorizam os melhores profissionais do futuro, é importante que haja uma sede pelo empreendedorismo, ou seja, que tenha a busca e inteligência de criar oportunidades e se reinventar criando negócios de valor. Além disso, que ele seja um orientador de resultados, um tipo de competência que está se tornando cada vez mais necessária em um mercado altamente competitivo e que sobrevive por metas.

Por fim, ter um objetivo de vida e carreira, que não seja apenas o momento, mas um foco no futuro, que ele saiba o que deseja fazer e administrar em 5, 10 ou 20 anos, por exemplo.

Apesar de muito jovens e inexperientes, vale a pena dar oportunidade para estagiários, pois não são poucas as empresas que descobrem grandes profissionais em jovens visionários que crescem a partir desses talentos.

E você, tem alguma outra dica de recrutamento para estágios? Compartilhe com os outros leitores!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados