Recrutamento Online: como estruturar um processo totalmente digital

Não é novidade para ninguém que as tecnologias estão cada vez mais inseridas em nossas vidas. Na hora de fazer a contratação de um profissional, muitas empresas já estão fazendo esse processo por meio de recrutamento online.

No último ano, com o início da pandemia de Covid-19, o percentual de pessoas utilizando meios digitais para exercerem as suas funções aumentou e muito.

Leia mais: Recrutamento inteligente: o que é, como funciona e quais são suas vantagens?

Dentro de uma empresa, os profissionais de recursos humanos possuem diversas atribuições, dentre elas a mais importante: fazer o processo seletivo de novos talentos para aquela corporação.

Sendo assim, hoje vamos explicar sobre como funciona o recrutamento online, a importância dos meios digitais para esse e outros processos empresariais, e ainda passar algumas dicas para um melhor andamento das entrevistas.

Aconchegue-se bem em sua cadeira e anote todas as informações necessárias para começar a implementar esse processo em sua empresa.

Boa leitura!

A importância dos meios digitais

Em primeiro lugar, precisamos entender um pouco mais sobre a importância dos meios digitais para os dias de hoje. E, consequentemente, como elas podem auxiliar os processos seletivos das empresas.

Pode parecer até bobo, mas ter uma rede social, seja no Facebook, Instagram e Twitter torna-se um bom cartaz para uma entrevista de emprego.

Entretanto, o LinkedIn é a melhor dentre todas as plataformas para fazer um bom networking com outros profissionais.

Uma rede em que as pessoas colocam todas as suas competências, cursos e trabalhos antigos. Além da possibilidade de compartilhamento de artigos, fotos e outros documentos para manter uma relação com as suas conexões.

Nesse sentido, os profissionais de recursos humanos devem estar atentos para essas plataformas, afinal, será muito importante analisar os perfis dos candidatos antes mesmo de agendar uma entrevista.

Da mesma forma, é interessante que as empresas busquem softwares para a gestão dos colaboradores, e que também possam servir para realizar um processo de recrutamento online.

O que é Recrutamento Online?

Logo depois que entendemos um pouco mais sobre a importância dos meios digitais, mais especificamente das redes sociais para os processos seletivos, já podemos conversar mais sobre o recrutamento online.

Com a crescente cada vez maior da internet, onde ano após ano novas tecnologias são lançadas para melhorar a experiência dos usuários, é normal que setores de uso tradicionalmente offline também passem a interagir com o mundo virtual.

Sendo assim, o número de processos seletivos feitos de forma digital só tem aumentado nos últimos anos. Em 2020, por exemplo, muitas empresas adotaram ou começaram a praticar essa modalidade devido a pandemia de Covid-19 e ao home office de seus profissionais.

Leia mais: Como estruturar uma boa dinâmica de grupo online?

Além disso, o recrutamento online é uma forma mais eficiente e barata de buscar a contratação de novos profissionais.

Com ele não se faz mais necessário o uso de anúncios em jornais ou outros canais impressos, por exemplo. Uma boa publicação em uma Rede Social, grupo de contatos profissionais, entre outros, pode fazer com que seu processo se torne ainda mais produtivo.

Sob o mesmo ponto de vista, muitas empresas colocam uma aba em seus sites com a mensagem: trabalhe conosco. Essa é outra forma de realizar esse procedimento de forma virtual e eficiente.

Como realizar esse processo?

Antes de mais nada, a pessoa responsável pelo RH da empresa deve entender como é a cultura organizacional do local. Após, traçar alguns objetivos juntamente com os cargos de chefia para quais perfis de profissional a empresa está abrindo vagas.

Agora, vamos para uma rápida lista com dicas e como fazer esse procedimento inteiramente online.

Trace metas

A primeira tarefa a ser feita é algo em conjunto entre o profissional que cuida das contratações e sua chefia direta, aqui colocamos os gerentes e diretores da empresa como pontos fundamentais.

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Na hora de traçar metas, queremos dizer: qual o perfil de colaborador estou buscando? O que eu posso oferecer para ele? O que ele precisa me oferecer? Como vou analisar suas competências?… E assim por diante.

Divulgue as vagas corretamente

Não adianta de nada ter grandes metas, ótimas ofertas e não saber como divulgar a vaga. Quando estamos falando em recrutamento online, é necessário entender que, para um bom retorno, tudo deve estar interligado com o mundo virtual.

Nesse sentido, divulgue as vagas em Redes Sociais, fóruns de trabalho, perfis corporativos e sites.

Aqui, é necessário ser o mais claro possível, coloque todos os lados positivos que levariam um profissional a cadastrar o seu currículo e, consequentemente, querer trabalhar naquele local.

A boa comunicação na hora de divulgar uma vaga é essencial para que o processo funcione como o esperado.

Monitore perfis na rede

Com uma infinidade de pessoas cadastradas nas mais variadas Redes Sociais, é muito importante que o recrutador esteja presente nelas.

Para isso, criar uma conta no Facebook, Instagram, Twitter e, sobretudo, no LinkedIn é algo essencial.

Da mesma forma, monitorar possíveis talentos por meio delas é algo muito bom, afinal, é onde ele divulga informações sobre ele e, torna-se mais fácil conhecer o perfil pessoal e profissional daquela pessoa.

Entrevistas e testes

Se tudo o que falamos até aqui foi feito virtualmente, as entrevistas e testes não deixariam de ser também.

Agende entrevistas por meio de aplicativos de videochamadas. Atualmente, existe uma infinidade deles no mercado e estão a um clique para serem os melhores amigos nesse processo.

Ainda assim, é interessante que as empresas apliquem testes para saber se o que o entrevistado deu a entender no processo seletivo condiz realmente com o seu perfil.

Para isso, testes comportamentais e algumas análises sobre o que ele deverá fazer dentro da empresa são excelentes escolhas para esse momento.

 Leia mais: Quais são os 5 principais indicadores de RH? Confira aqui!

As principais vantagens e desvantagens de um recrutamento online

Se a parte financeira é o norteador de uma corporação, o recrutamento online é algo que vem para auxiliar. Sendo feito de forma virtual e, contando com poucos investimentos para a divulgação das vagas, ele torna-se um grande aliado.

Bem como a agilidade no processo seletivo é um ponto bastante positivo. Com currículos sendo enviados por e-mail, redes sociais e outros canais, a análise é muito mais rápida do que ir até um banco de talentos ou nas caixas de correspondência verificar.

O planeta também agradece esse processo. Afinal, sendo feito no computador, tablet ou smartphone, não é necessária a impressão em papel do perfil do candidato, um papel a menos circulando e que possivelmente pararia em uma lixeira.

Em contrapartida, ainda existem algumas desvantagens nesses procedimentos. A principal delas é a falta de um contato olho no olho com entre entrevistado e entrevistador. Mesmo que as telas proporcionem isso, de forma presencial é diferente.

E, outro ponto que pode influenciar negativamente é a instabilidade das redes de internet. É comum que em alguns casos a empresa ou o candidato sofram com a queda da rede. Porém, esse é um ponto entendível e de fácil correção.

Conclusão

Definitivamente não podemos excluir a possibilidade de usar as tecnologias nos processos empresariais, sobretudo os seletivos.

Mesmo que para algumas vagas seja necessário realizar o procedimento de forma presencial, o recrutamento online chegou para nunca mais ir embora.

Em empresas que têm adotado o home office de forma oficial de trabalho, crescerá ainda mais essa modalidade.

No entanto, para saber o que melhor se encaixa com o perfil de uma empresa, uma boa análise entre o setor de recursos humanos e a chefia direta deve ser feita.

Mesmo assim, as tecnologias virtuais só tendem a crescer cada vez mais e, consequentemente tornarem-se fortes aliadas do mundo corporativa, seja qual for a finalidade desejada

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