Fique de olho nas tendências em recrutamento e seleção para 2021

Imagem de capa do post Fique de olho nas tendências em recrutamento e seleção para 2021
Imagem conheça o Compleo

Seria até estranho dizer que 2020 não foi um ano fora da curva: pandemia do coronavírus, isolamento social, queda da economia e mais uma série de situações que ilustram o quão atípico esse período foi.

No entanto, olhando de fora, 2020 parece uma época em que tudo parou para as empresas. Ao analisarmos mais profundamente, veremos que as coisas não foram bem assim, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção. Tivemos muitas iniciativas para se adaptar a esse momento, mostrando não só uma solução de emergência, como uma resposta para o que está por vir.

Neste texto, vamos apresentar quais serão as possíveis tendências para o RH em 2021. Continue!

Por que estar por dentro das tendências de Recursos Humanos em 2021?

Ao longo da última década, passamos por importantes mudanças de como o trabalho é executado. A tecnologia está tomando progressivamente mais espaço e nos guiando para que possamos realizar cada vez mais e da melhor forma.

Empresas trabalhando com processamento de dados, utilizando computadores para ajudar nas tomadas de decisões, e muitas atividades delegadas às máquinas enquanto o trabalho humano é direcionado para situações que realmente exigem uma capacidade mais analítica. Essas são tendências e a tecnologia está aí para justamente nos ajudar nesse processo.

Então, o que isso tem a ver com o RH? Boa parte do que tem surgido como novidade para o Recursos Humanos tem relação direta com essas inovações: seja com o uso de IA (Inteligência Artificial) para lidar com os dados, seja na criação de métricas e indicadores em tempo real ou até para ajudar que cada vez mais tudo seja digital.

Sendo assim, estar atento ao que está por vir quando o assunto é RH é buscar formas para otimizar e melhorar iniciativas de recrutamento e seleção, alcançando resultados mais assertivos e que tenham relação com o que a empresa é e o que ela realmente busca.

5 tendências em recrutamento e seleção para 2021

Escolhemos, neste tópico, algumas das tendências que consideramos mais promissoras. Focamos no ano de 2021, mas a verdade é que elas representam mudanças que se estenderão para os próximos anos. Vamos conhecê-las!

Recrutamento remoto

O trabalho remoto, ou seja, o home office não é uma novidade de 2020. Ele existe há décadas, mas talvez o que diferencia este ano dos outros é a sua necessidade. Por causa das medidas de contenção do vírus, inclusive a exigência de isolamento social, uma das formas de muitas empresas continuarem foi o trabalho remoto.

Como nada melhor do que testar na prática para saber se algo dá certo, o que ficou dessa iniciativa em massa foi a certeza de que muitos trabalhos podem, sim, ser feitos em casa. Então, é evidente que essa será uma tendência para o ano que vem. Aliás, segundo a pesquisa da Fortinet, 30% das empresas pretendem implementar o home office como processo integral.

O RH, como parte da empresa que lida diretamente com os funcionários, deve estar mais que adaptado para oferecer suporte e auxiliar no processo de manutenção da rotina e contratação.

Treinamento on-line

Outra tendência com relação direta ao que aconteceu neste ano é o treinamento on-line. Apesar de o setor de emprego ter sofrido um grande baque, muitas empresas não pararam de contratar. Foi necessário encontrar formas de proporcionar o suporte para os novos candidatos, além de manter os antigos devidamente qualificados.

Um exemplo: recrutadores podem otimizar o seu trabalho, deixando materiais pré-gravados para treinar os candidatos. Esse tipo de iniciativa traz versatilidade e mais produtividade para o cuidado com os funcionários.

Aplicação do Social Hiring

O Social Hiring é, talvez, uma das tendências mais importantes quando pensamos em atrair o funcionário certo. Isso porque ele tem uma relação direta com a maneira como a empresa é vista pelos candidatos. Inclusive, essa expressão é conhecida como Recrutamento Social ou Marketing de Recrutamento.

Basicamente, é a estratégia onde são utilizados conceitos do marketing para escolher candidatos. O foco aqui é pensar que, para atrair os consumidores certos, é preciso também ser capaz de escolher os melhores profissionais. Por isso, a empresa não deve trabalhar sua imagem apenas para os seus clientes, ela também precisa mostrar para os possíveis funcionários o porquê a sua cultura vale a pena.

Inteligência Artificial

IA é um conjunto de tecnologias que está em diversos processos, desde aparelhos eletrônicos capazes de se conectar com a internet e se comunicarem com um toque, até mesmo na manutenção e gerenciamento de um volume alto de dados. É justamente nesse ponto que ela é uma importante tendência não só de agora, mas que estará nos próximos anos cada vez mais à frente de processos.

Com a Inteligência Artificial, o RH tem um importante aliado para facilitar e agilizar tanto o recrutamento quanto a seleção. Algoritmos ajudam a identificar candidatos com as qualidades exigidas para certa função, softwares de gestão são capazes de mensurar informações e organizá-las, além de muitas outras funções.

Análise de competências interpessoais

Qualidades interpessoais são uma crescente exigência por parte dos recrutadores. Ser flexível, empático, resiliente e proativo são apenas alguns dos exemplos desse tipo de competência.

Mesmo que não seja tão simples encontrar formas de medi-las no processo de seleção, ainda assim a pandemia deixou claro o quanto elas são importantes. Logo, a busca será cada vez mais por funcionários com inteligência emocional que conseguem auxiliar a tornar as relações profissionais mais humanizadas.

Ao longo deste texto, falamos sobre algumas das principais tendências de 2021 para o recrutamento e seleção. Fica bem evidente o quanto a tecnologia terá um importante papel para o Recursos Humanos.

Assim como diferentes áreas de uma empresa, o RH vem passando por diversas transformações que fundem diversos processos ao digital, passando tanto pela administração de dados, quanto na seleção e até no treinamento é possível encontrar iniciativas que representam bem o que significa o futuro do segmento.

Muitas delas já fazem parte da rotina do setor, algumas se tornaram mais urgentes neste momento. Contudo, é certo que no ano que vem essas escolhas serão mais e mais permanentes.

Se você está interessado em apostar nas tendências tecnológicas do RH, então conheça a nossa plataforma específica para o Recursos Humanos! 

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados