Quão maduro é o seu Recrutamento e Seleção?

Imagem de capa do post Quão maduro é o seu Recrutamento e Seleção?
Imagem conheça o Compleo

Maturidade em Recrutamento e Seleção

Nos dias de hoje, estar sempre à frente das tendências de recrutamento e seleção é um dos aspectos chave para atrair talentos de alta qualidade. Sendo que, os processos tradicionais de recrutamento e seleção, que já foram eficazes há alguns anos, hoje já não são.

A pressão pela busca dos melhores profissionais, de forma rápida e com um custo baixo, faz com que muitas empresas negligenciem pontos fundamentais de uma contratação bem-sucedida. Realizando processos superficiais, obsoletos e ineficazes, que não cumprem nenhum destes três objetivos.

Mas, em contrapartida, se é exatamente pela necessidade da contratação dos melhores talentos que as empresas precisam realizar processos que garantam um retorno melhor sob todas as óticas, por que não realizá-los?

– Por que se descuidar e insistir nas mesmas práticas que sabidamente geram piores resultados?

– Por que mesmo após a grande revolução digital, a sua empresa continua operando com ferramentas arcaicas e processos ultrapassados?

Talvez a resposta destas perguntas já tenha sido abordada no primeiro parágrafo deste artigo. O motivo pelo qual muitas empresas cometem desvios que acabam custando muito caro é muito simples: falta de maturidade para lidar com os novos desafios que o mercado de trabalho e os candidatos exigem que os recrutadores tenham.

Por exemplo:

– Seu processo é ágil, automatizado e enxuto?

– Suas analistas têm afinidade com o uso de Mídias Sociais?

– Há resistência no time para utilizar recursos tecnológicos diferentes dos habitualmente utilizados?

– Há reuniões periódicas sobre o uso de novas ferramentas e serviços que possam agregar algum valor para os processos de recrutamento e seleção e relacionamento com os Candidatos?

– As fontes de candidatos se esgotaram? O processo é o mesmo ha anos e nada mudou? Como sua empresa se relaciona com os Candidatos?

Acompanhar a evolução que os processos de recrutamento e seleção sofrem ao longo do tempo é indispensável quando se quer criar e gerir processos de forma madura, afinal, essa mesma evolução é puxada pelas necessidades e carências ditadas pelo próprio mercado.

Logo abaixo descrevemos três características fundamentais que afetam os processos seletivos e que juntas se complementam em uma visão evolucionária que nos ajudam a entender o quanto uma área de Recrutamento e Seleção pode ser equilibrada e madura.

Uma empresa deve ao menos ter as três, ainda que em níveis diferentes. Naturalmente estar mais ou menos propenso a uma delas significa sinais de evolução e potencial. Ignorar alguma pode representar sinais de superficialidade, obsolescência e ineficiência perante a realidade do mercado atual.

Automatizado

É superficial, insuficiente e limitada se encarada isoladamente, porém muito necessária para que possa suportar as demais características, principalmente quando falamos em produtividade e gerenciamento.}

Se mal interpretada, corre-se o risco de ficar restrita apenas à tecnologia para gerenciar o processo da porta para dentro.

Estes seriam os processos “no piloto automático”: divulgação de vagas nos sites da internet, pesquisa em banco de candidatos, recebimento de currículos, entrevistas maçantes, dentre outras tarefas automáticas, que já não dão bons resultados.

Infelizmente, ainda é uma característica predominante e exclusiva dos processos de empresas que ainda não se deram conta que é preciso mudar e evoluir para as demais características.

Social

Focado em redes sociais, o recrutamento colaborativo e social como é conhecido, garante uma interação maior entre os canais tradicionais e as redes sociais, além de favorecer e incentivar indicações e referências de forma mais natural.

Podemos dizer que é a onda do momento, levando-se em conta que nove em cada dez recrutadores já utilizam ou pensam em utilizar alguma forma de recrutamento social via Redes Sociais. É a característica mais fomentada hoje em dia e ainda será por muitos anos.

O mundo online, acessível e conectado, possibilita que talentos sejam encontrados com mais facilidade.

As redes sociais e as redes sociais profissionais se tornaram a principal fonte de contratações, já que a publicidade das vagas se tornou mais ampla e segmentada e o acesso dos candidatos está cada vez maior com o uso dos aplicativos móveis.

Estar em evidência também pode ser uma boa estratégia social para as empresas e, por isso, conceitos como “Marca do Empregador” também podem contribuir muito para que uma empresa possa estar bem conceituada para um grupo de pessoas potencialmente interessadas em uma oportunidade e isso pode fazer toda a diferença se for espontaneamente impulsionado pelas redes sociais.

Amparada pela automação se torna uma importante ferramenta para potencializar bons resultados, porém se negligenciada pela automação, torna-se limitada e pouco produtiva.

Aproveite e clique no link ao lado para baixar o nosso Infográfico sobre o uso de Redes Sociais no Recrutamento e Seleção.

Preditivo

É focada em análises geradas a partir do big data, ferramentas de mapeamento de perfis, entre outras.

Com o armazenamento, processamento e mineração de dados cada vez mais acessíveis, as empresas os incorporaram em suas estratégicas e táticas de seleção.

O resultado disso é que um processo preditivo pode se tornar o futuro do recrutamento, já que a utilização de big data tem poder suficiente para encapsular todas as outras características descritas acima em busca dos melhores candidatos.

Hoje já podemos constatar em países como os Estados Unidos uma grande gama de ferramentas baseadas em “work force science” totalmente orientadas para identificar padrões de comportamento, entre outras variáveis, tanto interna quanto externamente como uma forma de garimpar características mais predominantes em grupos frente às necessidades específicas das organizações.

As informações do big data tornam os processos mais ágeis e eficazes à medida que melhoram a segmentação entre candidatos e vagas, preveem as necessidades dos talentos, aprimoram a imagem da empresa como recrutadora e trabalham na eficiência da atração de talentos, ajudando as empresas a se tornarem verdadeiras estrategistas na busca, contratação e retenção dos profissionais mais talentosos.

Conclusão

A adaptação dos processos de uma empresa frente ao mercado não acontecerá do dia para a noite, mas de forma gradativa e incremental.

Estar totalmente fechado para as mudanças é não aprimorar a qualidade das contratações e consequentemente contar com dias cada vez mais difíceis na busca por talentos, além de ser um grande desperdício de tempo e dinheiro.

É possível que, daqui pra frente, devido à rapidez com que o recrutamento está evoluindo, as mudanças aconteçam cada vez mais rápido do que se espera.

Recrutadores e empresas devem permanecer menos resistentes às novas tecnologias e colocar em prática novos comportamentos. Entender e saber lidar com as características apresentadas acima pode revelar o quanto você ou sua empresa estão maduros para adaptar-se às novas necessidades e realidades do mercado.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados